Pesquisar
Close this search box.

Paixão nacional, café esquenta os negócios na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022

Esta sexta-feira (10) é o último dia do evento, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo

Fispal37
Fispal37

 

A cada 10 kg de café produzidos no mundo, quase 4 kg são brasileiros. Essa verdadeira paixão nacional, que é a bebida mais consumida do país, não poderia faltar na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022, o maior encontro da comunidade food service da América Latina. Esta sexta-feira (10) é o último dia do evento, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

Os brasileiros bebem, em média, de 3 a 4 xícaras de café por dia, segundo dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese compilados em estudo da plataforma Cupom Válido. Em trinta anos, o consumo per capita de café aumentou 78,6% no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC).

 

“Com a retomada das atividades e a maior circulação de pessoas pelas ruas, o consumo de cafés fora do lar também volta com força. É um momento de grande estímulo a investimentos e de abertura de negócios. Temos observado essa tendência com clareza nestes três dias de encontro da comunidade food service”, afirma Clélia Iwaki, diretora do Núcleo de Alimentos e Bebidas da Informa Markets Brasil.

 

Clélia Iwaki, Dir. do Núcleo de Alimentos e Bebidas da Informa Markets Brasil – Divulgação

 

Por isso, o Setor de Café, espaço dedicado na Fispal Food Service, ferveu de público. “O evento está sensacional. Estou conseguindo encontrar inovações que pretendo incorporar à minha cafeteria, entre elas novos modelos de speed ovens (fornos ultrarrápidos de alta performance)”, afirma Franklin Aguiar, proprietário da Frank’s Café & Empório, de Caetité (BA).

 

Nos estandes, máquinas de espresso de última geração, modelos de equipamentos high-tech, soluções gourmet e sachês estilo “café de bolso” eram algumas das atrações. “A tecnologia, hoje, está incorporada em tudo na nossa vida, e não poderia ser diferente no setor de cafés. Hoje já há equipamentos com touch-screen, comando por voz ou por aplicativos de smartphone”, afirma Preta Streifinger, gestora de projetos da Pasquali.

 

Foto: Divulgação

 

“É incrível o estado de arte das novas máquinas. O mercado evolui muito rápido e os eventos são importantes para nos mantermos atualizados”, diz Wellington Felipe Carmo, proprietário da empresa de manutenção Café Machines, de São José dos Campos (SP).

 

A edição deste ano da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, que tem a expectativa de reunir mais de 50 mil visitantes de todo o Brasil e 1.800 marcas expositoras, traz outra novidade: é híbrida (presencial e digital), com exposição no pavilhão e a oportunidade do público de acompanhar alguns takes da feira também na Plataforma Fispal Food Digital, que conecta compradores e fornecedores por meio de seus eventos durante os 365 dias do ano. Para assistir ao evento online, acesse a nossa plataforma virtual clicando aqui.

 

Foto: Divulgação

 

 

O evento presencial da Fispal Food Service é organizado de acordo com o protocolo de saúde e segurança AllSecure da Informa, que desenvolveu um conjunto de processos e medidas de saúde e segurança para seus eventos.

 

O Banco do Brasil e o Governo Federal patrocinam a Fispal Food Service.

 

Com crescimento das dark kitchens, evento oferece soluções para cozinhas focadas em delivery

 

Atentas ao movimento das dark kitchens, uma das principais tendências do mercado de delivery, empresas que estão participando da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022 oferecem soluções e tecnologias que atendem a esta demanda.

 

Dados do setor revelam o quanto o serviço de delivery é importante hoje para bares, restaurantes e similares. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), antes da pandemia, o delivery representava cerca de 5% do faturamento do setor; atualmente, este percentual está entre 20% e 30%.

 

É nesse cenário que as dark kitchens, com suas cozinhas reduzidas, focadas exclusivamente em atender pedidos para entrega, consolidam-se como uma tendência. “O mercado está se profissionalizando cada vez mais, aprimorando sua infraestrutura e a segurança de seus equipamentos”, afirma Marcelo Leite, diretor geral da Aerovent.

 

Foto: Divulgação

 

Uma das soluções da empresa são sistemas de exaustão para cozinhas profissionais. “Um dos pontos mais críticos para uma cozinha profissional é a exaustão, seja para quem atende em salão ou só delivery. No primeiro caso, para evitar que fumaça, odor e gordura invadam o salão; no caso de delivery, para filtrar os mesmos resíduos de modo a não afetarem a vizinhança.”

 

Patrícia Lopes, gerente da Hubster, destaca, ainda, a procura por soluções digitais para oferecer mais eficiência no atendimento de pedidos de delivery. “O delivery é a sensação do momento no mercado. Mesmo com a retomada do presencial, muita gente se habituou a pedir comida em casa e tem ainda muitos profissionais que seguem trabalhando em home office. O mercado está bem aquecido e as dark kitchens vêm ganhando cada vez mais destaque”, avalia.

 

Sebrae-SP projeta movimentar R$ 5 milhões em negócios na Fispal

 

A presença de pequenos produtores divulgando seus produtos é um dos destaques no estande do Sebrae-SP dentro da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022. Na visita que fez ao espaço, Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP, enfatizou a importância de eventos como este para que pequenos negócios possam retomar o crescimento.

 

“Nós retomamos nossa presença em todas as feiras porque entendemos o quanto são importantes para o desenvolvimento dos pequenos, especialmente neste momento em que precisam se recuperar das dificuldades enfrentadas durante a pandemia”, afirma Meirelles.

 

Foto: Divulgação

 

Ele destaca também o quanto os novos formatos de realização dos eventos, como o híbrido (presencial e virtual), trazem mais oportunidades: “É um formato que aumenta o alcance das feiras e, por isso, impulsiona ainda mais a promoção de negócios e de encontros.”

 

Para a Fispal Food Service, o Sebrae trouxe um grupo de pequenos empresários para divulgarem seus produtos. Meirelles conta que os resultados desta ação já são expressivos.

 

“Em apenas um dia de feira, somente desses produtores que estão aqui, já temos uma projeção de movimentar R$ 5 milhões em negócios”, destaca. “Esse é um exemplo da importância de eventos como este, onde temos a oportunidade de ver a cadeia produtiva em movimento com a presença de indústria, comércio, serviços e de produtos.”

 

Nova rotulagem nutricional é tema de palestra na Arena Gelado, na Fispal Sorvetes

 

Um novo modelo de rotulagem nutricional começa a valer no Brasil a partir de outubro. A nova resolução foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2020 e prevê que as embalagens apresentem um selo frontal com o símbolo de lupa para informar sobre altos teores de açúcar, gordura e sódio. As mudanças, que se aplicam a todos os alimentos embalados na ausência do consumidor, foram tema de palestra da Arena Gelado Experience, na Fispal Sorvetes, na quinta-feira (9).

 

Entre as novidades, está o acréscimo de uma coluna da tabela nutricional, indicando os valores para uma porção de 100 g ou 100 ml, além de novos valores de corte (valores de referência para determinar se o produto deve ou não receber o selo frontal) definidos pela Anvisa. As alterações visam facilitar a compreensão sobre ingredientes prejudiciais à saúde e auxiliar que o consumidor escolha alimentos mais conscientemente.

 

Foto: Divulgação

 

“É muito importante negociar com o fornecedor para ele oferecer as informações que precisam ser acrescentadas na embalagem, como o açúcar adicionado. Também é preciso informar o cliente sobre as mudanças na embalagem. Em um dia, ele come um sorvete normalmente e, no outro, aparece que contém açúcar adicionado na parte frontal”, orientou a palestrante Aline Nakele, especialista em Vigilância Sanitária.

 

A Arena Gelado Experience, realizada pela Fispal, Duas Rodas, Specialitá e Selecta, com patrocínio das empresas Carpigiani e 3L Locações, traz apresentações e demonstrações práticas de formulações e receitas com tendências e sabores, além de palestras com convidados especializados no segmento. Nesta sexta-feira (10), último dia de evento, serão abordadas oportunidades em gelatos e sorvetes zero e plant-based, tendências e oportunidades em sorvetes no Brasil e soft gourmet. Veja a programação completa clicando aqui.

 

Fispal ganha ‘tompero’ do chef Jacquin e rimas de MC Estudante

 

O chef francês Érick Jacquin, um dos jurados do programa MasterChef Brasil, falou no estande da Copa Energia, na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022, na última quarta-feira (8). Na ocasião, ele discursou sobre empreender na gastronomia, contando seus primeiros passos e desafios da profissão.

 

Ele lembrou de quando foi acionado para participar do reality gastronômico, período que passava por dificuldades e estava à beira da falência. “Cheguei a falar que nunca mais eu abriria um restaurante. Hoje, tenho quatro e vou abrir mais um”, relatou.

 

Foto: Divulgação

 

Jacquin afirmou não acreditar que exista o melhor chef ou restaurante do mundo, uma vez que os clientes são as verdadeiras estrelas de um restaurante. “Tudo importa, a toalha de mesa, a cadeira, para conquistar o cliente porque ele vai até o restaurante para fazer festa, ele tem que se sentir à vontade. Por isso eu digo: faça boas parcerias para prestar um bom serviço”, observou.

 

Na quinta-feira (9), foi a vez do rapper MC Estudante atrair público no estande da Copa Energia. Conhecido pelas rimas de improviso, o artista está acostumado a participar de eventos corporativos, porém, a disputa em um ambiente cheio de novidades em alimentos é maior. “Quando estou em uma casa de show ou em uma festa, as pessoas estão lá para se divertir. Aqui, é um ambiente de negócios, com pessoas focadas nisso, e tem a comida, que é minha principal adversária”, brincou.

 

Lounge dos Embaixadores é sucesso em networking

 

Bate-papos animados e flashes de câmeras não faltam no Lounge dos Embaixadores da Fispal Food Service e da Fispal Sorvetes 2022. No espaço exclusivo, 17 profissionais renomados do mercado de alimentação fora do lar recebem parceiros, clientes e seguidores.

 

“Os organizadores estão de parabéns pela ideia do Lounge. É uma área que nos permite dedicar ao público a atenção merecida, e que também faz com que nos sintamos muito especiais. O networking e a experiência têm sido incríveis”, afirma o Embaixador Marcelo Marani, CEO do Portal Donos de Restaurantes.

 

Matheus Lessa, Embaixador e CEO da plataforma Domine seu Restaurante, também bate palmas para a iniciativa. “Falamos do evento o ano inteiro, ressaltamos a sua importância para os negócios em alimentação, destacamos as nossas expectativas. Então, o encontro no Lounge é a cereja do bolo. Estamos conhecendo in loco muitas pessoas com quem tivemos apenas contato pela internet. É uma satisfação enorme poder interagir e trocar experiências”, comentou.

 

Copa Brasileira de Pizzarias chega à sua grande final nesta sexta-feira

 

Com os nove finalistas definidos ao longo dos três primeiros dias da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022, a Copa Brasileira de Pizzarias vai finalmente definir seu ganhador nesta sexta-feira (10), no último dia do encontro.

 

Foto: Fispal Food Conection – Reprodução

 

Promovida pelo CTP (Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas no Brasil), em parceria com a Fispal Food Service e a Informa Markets, o concurso teve mais de 200 inscrições de pizzarias de todo o Brasil. Foram selecionados 36 semifinalistas que durante a feira foram avaliados por jurados convidados. A cada dia, três participantes se classificavam para a grande final.

 

A Rede Food Service é parceiro oficial de mídia e conteúdo da Fispal 2022.

 

O credenciamento gratuito para a feira pode ser feito pelo site www.fispalfoodexperience.com.br.

 

Serviço

Fispal Food Service e Fispal Sorvetes

Data:  07 a 10 de junho de 2022

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13h às 18h

Local: Expo Center Norte

Promoção e Organização: Informa Markets Brasil

 

Sobre a Fispal Food Service

A Fispal Food Service, reconhecida como a principal feira do setor food service da América Latina há 37 anos, agora se reposiciona como a principal plataforma de conexão dos profissionais do food service, oferecendo conteúdo, oportunidades de negócios e networking durante os 365 dias do ano, por meio de seus eventos físicos, híbridos e digitais, no pavilhão e na Plataforma Fispal Food Digital. Para mais informações, visite: www.fispalfoodservice.com.br

 

Sobre a Informa Markets 

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail [email protected].

 

Hospitalidade, Alimentos & Bebidas no Informa Markets

O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México. Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...