Pesquisar
Close this search box.

Instituto Italiano traz dois CURSOS e um CONCURSO de AZEITES para o brasil

Primeiras edições dos Cursos acontecerão no mês de julho nas cidades de São Paulo e Porto Alegre

Azeite
Azeite

 

O consumo atual com tendência de crescimento, assim como a qualificação dos produtores de Azeite no mercado brasileiro, estimularam o IRVEA – Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari – a investir em três eventos que movimentarão o segmento no Brasil.

 

No segundo semestre de 2022, o instituto italiano sediado em Parma vai ministrar os cursos de Sommelier Internacional de Azeites e de Chefe de Painel de Avaliação Sensorial de Azeites – este último, inédito em solo brasileiro. Além disso, organizará aqui a primeira edição sul-americana do seu tradicional concurso internacional de azeites, o Armonia.

 

“O azeite é um dos alimentos mais difíceis, trabalhosos e competitivos para se colocar no mercado. Por isso, é muito necessário formar pessoas que apoiem produtores e consumidores brasileiros na busca por melhor qualidade e frescor para esse segmento”, diz Mauro Martelossi ,fundador e diretor-geral do IRVEA, para a Rede Food Service. MArtelossi já contribuiu para a formação de mais de 700 sommeliers de azeite e 300 chefes de painel nos cursos do instituto.

 

Os cursos

 

Duas cidades brasileiras foram escolhidas para sediar o primeiro evento desta série do curso de Sommelier Internacional de Azeites. Porto Alegre recebe a turma inicial entre 18 e 21 de julho, no Grêmio Náutico União. Depois, a mesma programação de quatro dias de curso (30 horas de carga horária) será ministrada na cidade de São Paulo, entre 25 e 28 de julho, no Centro Paula Souza.

 

Uma das turmas do curso “Sommelier Internacional de Azeites” – Foto: Divulgação

 

Com um total de 25 vagas por turma em cada cidade, o curso pode ser feito por qualquer pessoa, seja ela apenas uma interessada no tema ou alguém que já trabalha com o produto. Trilhando esse caminho, o participante será capaz de atestar e avaliar a qualidade de azeites, indicar a mais correta opção de azeite, conforme a necessidade do seu cliente ou as características de uma receita, e, ainda, transformar custos em oportunidades de lucro em pontos de venda e em restaurantes.

 

Ao completar as aulas teóricas e práticas, degustações guiadas e exercícios, o participante do curso poderá obter diploma, carteira de identificação e boton de sommelier de azeites. Terá direito, também, a um Certificado de Aptidão Sensorial, que o qualifica para ingressar no Registro Internacional de Experts de Azeite de Oliva. Esse registro abre portas para avaliações profissionais em painéis e júris de competições.

 

Opção inédita no Brasil, o curso de Chefe de Painel de Avaliação Sensorial de Azeites do IRVEA será ministrado apenas em São Paulo, no período de 12 a 15 de setembro, no Centro Paula Souza. Com 25 vagas, 30 horas de carga horária e destinado aos sommeliers de azeites, aos degustadores e analistas sensoriais de alimentos em geral, ele traz um programa voltado à constituição, direção e gestão de um painel de avaliação oficial neste segmento. Estes painéis podem servir a empresas da área alimentícia, a instituições públicas de controle (o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo federal brasileiro já conta com um permanente para azeites) e à organização de competições e concursos.

 

O concurso Armonia América do Sul

 

Também no mês de setembro, ainda sem data definida, São Paulo vai sediar outra grande novidade do IRVEA no Brasil: a primeira edição sul-americana do concurso gerido desde 2006 pelo instituto italiano. O Armonia América do Sul vai avaliar azeites brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos e peruanos. Os produtos selecionados como melhores pelo júri do concurso ainda participarão, na Itália, do 17º Concurso Internacional Armonia, que define a lista dos 100 melhores azeites do mundo.

 

Entre os diferenciais do Armonia, que valem para a edição no Brasil, está o envolvimento de produtores, degustadores, cozinheiros, donos de restaurantes e consumidores nas três etapas do evento:

 

  1. Armonia dos Sentidos: competição sensorial na qual o júri técnico premia os azeites de excelência.
  2. Armonia na Cozinha: concurso culinário reservado a jovens chefs, que vão utilizar os azeites vencedores nas suas preparações.
  3. Armonia Júri de Consumidores: avaliação dos azeites vencedores por não profissionais, em harmonizações com outros alimentos.

 

O IRVEA

 

O Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari (IRVEA) foi criado em 2001 por Mauro Martelossi. Localizado na Câmara de Comércio de Parma, na Emilia-Romagna, o instituto italiano promove a cultura da gastronomia e do vinho em restaurantes, escolas, eventos, cursos e competições dentro e fora da Itália. No segmento de azeites, o instituto tem a Olive Oil Academy, braço responsável pela formação e atualização dos profissionais e entusiastas da azeitona, do azeite e do uso do óleo de oliva na harmonização com a comida. Hoje, o IRVEA e a Olive Oil Academy ministram 4 cursos ligados ao universo do azeite: Sommelier Internacional de Azeites – realizado na Toscana –, Especialista em Azeite de Oliva, Chefe de Painel de Avaliação Sensorial de Azeites e Mestre de Lagar (“lagar” é o termo usado para o local de processamento das azeitonas e extração do azeite de oliva).

 

OS INSTRUTORES DOS CURSOS

 

Quatro especialistas ministrarão as aulas no Brasil:

 

Mauro Martelossi

O italiano é diretor-geral do IRVEA (Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari), membro da Accademia Nazionale dell’Olivo e dell’Olio e chefe de painel COI e pelo Ministério da Agricultura da Austrália. Há mais de 20 anos trabalha com seleção internacional, verificação e controle de qualidade de azeites para fins comerciais. Em 2001, fundou o IRVEA, organização internacional que visa a melhoria da produção e da formação profissional no setor de azeites. Há 17 anos, também colabora com o Istituto Sperimentale dell’Olivicoltura di Spoleto em um banco de dados internacional para o estudo da qualidade de azeites. No ano de 2006, idealizou e estabeleceu o Concurso Internacional Armonia. Trata-se de um dos concursos mais antigos e tradicionais, que premia azeites e produtores de várias partes do mundo.

 

Maria Beatriz Dal Pont

A brasileira é degustadora profissional de azeite de oliva, formada como Sommelier Internacional de Azeites pelo IRVEA (Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari). Na sua longa carreira dentro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ocupou diversos cargos, dentre eles o de professora-adjunta, de pró-reitora de pesquisa e extensão e de diretora da Escola de Gastronomia UCS/ICIF, projeto que ajudou a criar e implementar. Hoje, atua como consultora na área de formação de pessoas para a comercialização de azeites, por meio de sua empresa, a Oléa Azeites e Experiências. Maria Beatriz Dal Pont fará a tradução simultânea para o português e ministrará a parte prática de degustação dos cursos.

 

Vincenzo D’Ippoliti e Grazia Rossi

Ambos são degustadores profissionais de azeites e membros do painel oficial do Concurso Internacional Armonia.

Vincenzo D’Ippoliti é chefe de painel reconhecido pelo Ministério da Agricultura italiano.

Grazia Rossi está inscrita no Registro Internacional de Experts de Azeite de Oliva.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre os cursos e o concurso, consulte o site www.irveabrasil.com.br (em português). Dados gerais do instituto, no site do IRVEA: www.irvea.org (em italiano e inglês).

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...