Pesquisar
Close this search box.

N.OVO: conheça a startup que estimula os consumidores brasileiros a substituírem as comidas de origem animal por alimentos à base de plantas

Atualmente, a foodtech, que é pioneira no Brasil por produzir e oferecer um substituto para ovos em receitas e preparações, possui parceria com duas grandes redes de restaurantes: a Le Pain Quotidien e a Divino Fogão

NOVO4
NOVO4

 

Estimular os consumidores brasileiros a substituírem as comidas de origem animal por alimentos à base de plantas. Esse é o objetivo de criação da N.OVO, uma startup em que a questão da sustentabilidade é prioridade máxima e que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de lhe apresentar.

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Amanda Pinto, de 31 anos, fundadora da N.OVO, destaca que, atualmente, a foodtech, que é pioneira no Brasil por produzir e oferecer um substituto para ovos em receitas e preparações, possui parceria com duas grandes redes de restaurantes: a Le Pain Quotidien e a Divino Fogão. “A Le Pain Quotidien incluiu em seu cardápio os nossos ovos mexidos e a Divino Fogão a nossa linha de frangos em seus pratos e as nossas maioneses. Hoje, a N.OVO busca ser líder em inovação, portfólio e presença no varejo e food service na categoria de proteínas alternativas. Para isso, estamos investindo em tecnologia, prospecção de matérias-primas inovadoras, estudos de materiais e embalagens de mais baixo impacto e em projetos de marketing inspiracional e educativo para que possamos despertar a consciência dos consumidores e clientes, aumentando o conhecimento e engajamento sobre a necessidade de se tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis. Nós como empresa, entendemos que fazer o que é preciso ser feito é uma das nossas obrigações e missão. Dessa forma, o consumidor N.OVO, assim como os nossos clientes de food service, engajam com as nossas ações e entendem os nossos produtos como uma ferramenta simples, prática e deliciosa de redução de impactos individuais”, afirma.

 

Amanda Pinto, fundadora da N.OVO – Foto: Léo Braga

O que é a N.OVO?

 

De acordo com Pinto, “a N.OVO é uma foodtech que produz alimentos 100% à base de plantas com o intuito de serem uma alternativa aos alimentos de origem animal, replicando sabor, textura, cheiro e aparência para ajudar no combate de grandes problemas globais causados pela forma como esses alimentos são produzidos. A startup foi pioneira no Brasil ao produzir e oferecer um substituto para ovos e, hoje em dia, busca ampliar sua oferta para se tornar uma linha completa de alimentos nutritivos e saborosos, já contendo uma linha de maioneses com quatro sabores e de frangos vegetais com cinco opções: filé empanado, empanadinhos, coxinha, filé de peito e cubinhos, além dos substitutos para ovos em receitas e preparação para mexidos e omeletes”, apresenta.

 

Quando e como surgiu a ideia da N.OVO?

 

Sobre quando e como surgiu a ideia da N.OVO, a sua fundadora revela que “a história da N.OVO é bastante genuína. Em 2017, quando eu atuava dentro do Grupo Mantiqueira como Head de Marketing e Inovação, comecei a me questionar sobre qual era a melhor forma de se produzir comida, buscando a melhor equação considerando os impactos ambientais, o bem-estar animal e a nutrição. Foi quando ouvi falar sobre os alimentos plant-based e percebi que essa era a solução que buscava. Na época, ainda ninguém falava sobre essa inovação aqui no Brasil, então, eu decidi fazer uma viagem exploratória ao Vale do Silício. Quando voltei ao Brasil, tive um grande desafio de convencer a Mantiqueira, que é a maior produtora de ovos da América Latina, a criar um ovo à base de plantas. Mas, eu consegui provar que essa seria uma tendência do mercado e que a empresa precisaria estar à frente dessa inovação ou ficaria para trás de outros players. Assim, demos início ao desenvolvimento do nosso primeiro produto, o N.OVO receitas para substituição do ovo de origem animal em preparos de bolos, massas e etc, a partir de uma tecnologia própria e construída aqui no Brasil. Lançamos ele em 2019 e, com esse produto, fomos pioneiros no mercado brasileiro a ofertar um produto plant-based. No ano seguinte, deixamos de ser um único produto dentro da Mantiqueira e nos tornamos uma marca, lançando uma linha de maioneses e um ovo para preparos de omeletes e mexidos. E, em 2021, consolidamos o nosso processo de spin off e nos tornamos uma marca independente do Grupo Mantiqueira. Ou seja, hoje, temos uma autonomia completa em nossa operação e somos uma startup com o objetivo de ser uma linha completa de alimentos, levando as melhores opções para a população substituir as comidas de origem animal por alimentos à base de plantas”, detalha.

 

Foto: Divulgação

 

Sustentabilidade como propósito

 

Em relação ao principal propósito da N.OVO, Pinto assegura que é a sustentabilidade como um todo. “A N.OVO é uma empresa que nasceu com o propósito de produzir proteínas alternativas às proteínas animais, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas alimentares de mais baixo impacto ambiental. A produção de alimentos de origem animal utiliza recursos naturais e emite gases associados às mudanças climáticas em altas proporções e está relacionada ao desmatamento, toxicidade ambiental e outros importantes fatores relacionados aos desequilíbrios ambientais que precisam ser urgentemente controlados. Mimetizar os alimentos de origem animal, entregando ao consumidor alimentos com aparência, sabor e textura similar aos que tradicionalmente fazem parte do dia a dia das pessoas, porém, feitos 100% a base de vegetais, é uma estratégia comprovadamente eficiente de auxiliar as pessoas a reduzirem seus impactos individuais quotidianos, tornando o projeto N.OVO por si só uma ferramenta de redução real e palpável de redução de impactos ambientais”, explica.

 

Foto: Divulgação

 

A fundadora da startup acrescenta que “a N.OVO nasceu com o DNA da transformação e o principal pilar é a sustentabilidade, colaborando para que as pessoas se alimentem de um jeito N.OVO, gerando menos impactos. Entendemos o desafio que enfrentamos e enfrentaremos daqui para frente é tornar os sistemas alimentares mais eficientes, alimentando com qualidade e segurança mais pessoas com uso de menor quantidade de recursos naturais e menores emissões de gases, o que é a nossa missão. Com isso, a cada dia, mais e mais pessoas já consomem os produtos N.OVO em substituição aos referentes de origem animal e, dessa forma, diariamente, cada um dos nossos consumidores contribuem para que alcancemos as nossas metas de redução de impactos”, comemora.

 

Sustentabilidade em equipe

 

Conforme Pinto, atualmente, toda a equipe da N.OVO está envolvida com o seu propósito de promover a sustentabilidade. Prova disso é que, “toda a nossa equipe, desde o P&D, até o time de vendas, está engajado com as ações de sustentabilidade. O nosso P&D, por exemplo, busca, por meio de parcerias estratégicas com órgãos de pesquisa no Brasil e exterior, o desenvolvimento da cadeia de novas matérias-primas e os nossos parceiros industriais precisam apresentar metas e ações de redução de uso de recursos naturais e energia. Hoje, o nosso time conta como uma nutricionista especialista em impactos de cadeia alimentar e nutrição plant-based para que os nossos produtos evoluam cada vez mais como nutritivos e de baixo impacto. Além disso, o nosso marketing controla as nossas ações com o uso racional de materiais, evitando, assim, o uso desnecessário dos mesmos, sempre evitando o plástico de uso único em ações de degustação e, dentro do possível e praticável, reduzindo o impacto geral de todas nossas ações”, esclarece.

 

Ganhos de investir em sustentabilidade no mercado food service

 

Na concepção de Pinto, “sustentabilidade é um tema global e emergencial que depende de atitudes individuais diárias de pessoas físicas, jurídicas e poder público. Com a tão necessária evolução dos hábitos de consumo, o atual denominado ‘consumidor consciente’ buscará mais opções de baixo impacto, como também cobrará das empresas atitudes sustentáveis. Atendê-los não é somente uma exigência, como também uma atitude de responsabilidade com o coletivo. Tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis é uma obrigação de cada um de nós”, pontua.

 

Foto: Divulgação

 

Especificamente sobre os ganhos de investir em sustentabilidade no mercado food service, a fundadora da N.OVO elenca que, “no food service, existem dois caminhos para que os seus operadores trabalhem e alcancem os objetivos de sustentabilidade juntamente à foodtech. O primeiro é utilizando os produtos N.OVO em substituição à versão animal, induzindo o consumidor a consumi-los como uma das opções de proteínas em buffets sem caracterizá-los como uma opção de proteína vegetal alternativa. O segundo é introduzir os produtos da N.OVO no food service sinalizando e educando o consumidor dos porquês da troca da versão animal pela vegetal e treinar os atendentes para que eles possam convidar os clientes a se alimentarem de #umjeitonovo, consumindo análogos vegetais alguns dias na semana como, por exemplo, participando do programa ‘Segunda sem Carne'”, aconselha.

 

Sustentabilidade no mercado food service na prática!

 

A parceria da Divino Fogão com a N.OVO para oferecer produtos plant-based aos seus clientes começou no dia 8 de abril deste ano, na primeira unidade da rede de franquias, que é localizada no Shopping Eldorado, em São Paulo, capital.

 

Foto: Divulgação

 

No dia do lançamento, foi feita uma degustação durante o almoço dos produtos da N.OVO aos clientes da Divino Fogão, como coxinhas produzidas à base de ervilha, milho e mandioca, e o empanadinho de frango, 100% feito com plantas. Além disso, os consumidores da marca que buscam por mais opções contam, agora, com receitas de parmegiana, estrogonofe e escondidinho livres de ingredientes de origem animal.

 

Reinaldo Varela, fundador e presidente da Divino Fogão – Foto: Divulgação

 

Reinaldo Varela, fundador e presidente da Divino Fogão, que, hoje, possui 196 restaurantes presentes em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal e 7 no conceito dark kitchens voltadas apenas ao sistema delivery, comenta que “há alguns anos, a Divino Fogão busca alternativas para diminuir o impacto no meio ambiente. Assim, a parceria com a N.OVO nos permite ampliar a variedade de receitas no buffet e atrair públicos que preferem uma alimentação com menos opções de origem animal, chamada de flexitariano, um novo nicho do food service que é uma tendência mundial. Já estávamos atentos a esse novo perfil de consumo e, com a chegada dos produtos da foodtech, temos a certeza de que será um agregador valioso para a rede. Após testes no Shopping Eldorado, iremos ampliar a oferta para outras unidades da rede”, informa.

 

E você? Já investe no quesito sustentabilidade no seu negócio de alimentação fora do lar? Se não, continue nos acompanhando, pois sempre trazemos insights relacionados aqui na editoria Sustenfood. Se sim, também te convidamos a se atualizar juntamente conosco! Pois, para nós da Rede Food Service, sustentabilidade é, realmente, um propósito!

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...