Pesquisar
Close this search box.

Fábrica de Bolo Vó Alzira: a rede de franquias que surgiu da vontade de uma professora de 60 anos em ajudar nas contas de casa

Fruto da força de vontade de Dona Alzira, a marca hoje faz parte da Holding Z+ Participações juntamente com o novo Vó Alzira Café e a Grão Espresso e está presente em mais de 300 pontos espalhados pelo Brasil a fora

VA1
VA1

 

Complementar a renda familiar é algo que já te motivou a fazer algo? Se não, você precisa conhecer a história de Alzira Pereira Martins Ramos, de 73 anos, professora, casada e mãe de dois filhos. Afinal, aos 60 anos, ela criou a Fábrica de Bolo Vó Alzira a partir da sua vontade de ajudar nas contas de casa e, hoje, a marca faz parte da Holding Z+ Participações juntamente com o novo Vó Alzira Café e a Grão Espresso e está presente em mais de 300 pontos espalhados pelo Brasil a fora.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Dona Alzira, como gosta de ser chamada, revela que tudo começou “com uma receita familiar de bolo que eu utilizei para dar ao meu marido para ele levar para o trabalho. O negócio Vó Alzira foi um ato de complemento de renda da minha família e, hoje, é a principal captação de renda na área de atuação e de muitas pessoas. Isso é muito gratificante”, comemora.

 

O começo da Fábrica de Bolo Vó Alzira

 

Conforme Dona Alzira, a Fábrica de Bolo Vó Alzira foi iniciada em seu apartamento no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, capital. Ela costumava vender os seus bolos caseiros para os vizinhos, mas, com o tempo e a ajuda da famosa propaganda ‘boca a boca’, suas iguarias culinárias foram ganhando fama. Com isso, posteriormente, passou também a comercializar os bolos na mercearia de um amigo e o comércio do mesmo bairro, chegando, nessa época, a produzir 100 bolos por dia com o auxílio de uma amiga.

 

Foto: Divulgação

 

Inicialmente, toda a produção de bolos de Dona Alzira era completamente artesanal, sem contar com o suporte de batedeiras e outros equipamentos profissionais. Entretanto, com o tempo, ela foi conseguindo estruturar melhor o negócio e, em 2008, abriu a sua primeira loja própria, batizada de Fábrica de Bolo, no Centro do Rio de Janeiro. Em 2012, inaugurou sua segunda loja na rua Pereira Nunes, na Vila Isabel, também na capital carioca. E, em 2013, a professora resolveu entrar para o mercado de franchising.

 

A Fábrica de Bolo Vó Alzira atualmente

 

De acordo com Dona Alzira, “em 2019, o Grupo Leste Investimentos fez a aquisição de uma porcentagem do nosso negócio para nos ajudar no crescimento e na profissionalização“, assinala.

 

A empresária relata ainda que, atualmente, a sua marca faz parte da Holding Z+ Participações, também conhecida pelo nome de Grupo Z e que foi criada pelos fundadores da Fábrica de Bolo Vó Alzira e pelo Grupo Leste Investimentos, contanto “com uma robusta estrutura de governança, com Conselho de Administração e Diretoria formado por profissionais multidisciplinares”, explica a empresária.

 

Unidade da rede Fabrica de Bolo Vó Alzira – Foto: Divulgação

 

É válido ressaltar que a Holding Z+ Participações foi pensada por Dona Alzira e seus sócios com o objetivo de promover uma consolidação de marcas de food service no país e, hoje, é composta por três marcas: a Fábrica de Bolo Vó Alzira, o novo Vó Alzira Café e a Grão Espresso. “A expansão do Grupo Z+ e essa união com as marcas só vem para agregar. Somos um grupo capitalizado, que concede uma capacidade forte de investimento, que tem como objetivo se tornar uma das maiores holdings no segmento de franquias de alimentação do país”, ressalta Alexandre Martins, também fundador do Grupo Z+.

 

Pedro Eduardo Weinberger, Diretor da Grão Espresso e sócio do Grupo Z+, complementa que a junção “foi uma grande oportunidade, onde a Grão Espresso está conseguindo plugar numa estrutura bem profissionalizada, com marcas fortes, com DNAs muito parecidos em relação à preocupação com os franqueados. Conseguimos, por meio dessa fusão, verticalizar, ter produtos em mãos para poder fornecer para a nossa rede de franqueados, incrementando o segmento de bolos e doces. Temos, por trás, uma empresa muito bem estruturada, com áreas bem definidas, com modelo de negócio bastante vencedor”, avalia.

 

A Vó Alzira Café e a Grão Espresso

 

Segundo a assessoria de imprensa da Holding Z+ Participações a Vó Alzira Café é a nova marca do grupo, “sendo criada para juntar duas paixões dos brasileiros: o café e o bolinho caseiro. A franquia traz o aconchego da vó, o carinho, o abraço. E, foi assim, que nasceu a marca, com uma combinação mais que perfeita. Agora, o bolo de vó mais amado do Brasil está em sua melhor versão, acompanhado de um delicioso café e uma experiência única para os fãs da Fábrica de Bolo Vó Alzira e de uma boa cafeteria, pronta para se expandir por todo o Brasil. É a marca mais nova do Grupo Z+, com uma fábrica com capacidade para produzir até 200 toneladas de produtos de confeitaria por mês. Sete operações já estão abertas: Shopping Rio Sul, Copacabana, Laranjeiras, Centro Metropolitano, Freeway Barra, Uptown e no bairro São Cristóvão. Além disso, já tem 20 unidades em implantação e a praça do Rio de Janeiro está aberta para a expansão”, informa.

 

Unidade da rede Vó Alzira Café – Foto: Divulgação

 

Já sobre a Grão Expresso, a assessoria de imprensa da Holding Z+ Participações explica que a marca “nasceu de uma paixão e, foi pensando nessa paixão, que surgiu o desejo de compartilhar o nosso melhor: o café expresso. A história da marca iniciou-se em 1992, quando a operação era realizada em pequenos carrinhos autossuficientes. Em 1994, houve a oportunidade de abrir a primeira cafeteria no Shopping D, na cidade de São Paulo, capital. Já no ano seguinte, em 1995, foi inaugurada a primeira loja franqueada e, a partir daí, deu-se início a expansão da rede de franquias de cafeterias. Atualmente, a rede conta com 240 lojas em operação, estando presente em 23 estados do Brasil, preparando, mensalmente, mais de 1 milhão de expressos e atendendo a mais de 20 milhões de clientes anualmente. A Grão Espresso tem se empenhado em construir uma sólida estrutura de atendimento aos franqueados, permitindo que levem aos consumidores os melhores produtos, o melhor ambiente, o melhor serviço e, claro, o melhor café expresso”, garante.

 

Cardápio e perfil de clientes da Fábrica de Bolo Vó Alzira

 

Quando questionada sobre qual é o atual cardápio e perfil de clientes da Fábrica de Bolo Vó Alzira, Dona Alzira entende que o seu público é formado por pessoas “das classes B e C”, resume.

 

Bolo caseiro, um dos sucessos da rede – Foto: Divulgação

 

Em relação ao cardápio da rede de franquias, Dona Alzira divulga que é composto por “bolos feitos com carinho, quentinhos e fresquinhos. Hoje, trabalhamos com produtos diferentes do que tínhamos no início da nossa caminhada, tais como bolos recheados, bolos de festa e a mais nova linha de produtos congelados (torta doce, torta salgada, quiches, etc), que foi criada devido à demanda e pedidos dos nossos próprios clientes. Porém, o nosso produto carro-chefe ainda é o bolo caseiro, nos sabores laranja, chocolate e nozes. São os produtos que mais vendemos em nossas lojas. Hoje em dia, nós trabalhamos como fornecedores da parte seca do bolo para os nossos franqueados e também encaminhamos todo o passo a passo de produção dos bolos. É isso que mantém o padrão de nosso produto”, acredita.

 

Inspiração e meta de crescimento para a Fábrica de Bolo Vó Alzira

 

Para Dona Alzira, o que sempre inspirou e permanece inspirando a Fábrica de Bolo Vó Alzira “são as histórias de pessoas que não desistem facilmente”, afirma.

 

Foto: Divulgação

 

Nesse sentido, a empresária divide que a meta de crescimento ultimamente da marca “é chegar a 1000 lojas até 2024”, espera.

 

Adaptações frente à pandemia de Covid-19

 

Assim como a maioria dos empresários do ramo de alimentação fora do lar, Dona Alzira e seus sócios também precisaram fazer algumas adaptações ao negócio Fábrica de Bolo Vó Alzira devido aos impactos sociais e econômicos provocados pela pandemia de Covid-19. No entanto, ela garante que ela e seus parceiros conseguiram alcançar bons resultados, mesmo em meio às tantas dificuldades enfrentadas não só por ela, mas por todo o empresariado e a população em si. “O nosso grande objetivo durante o auge da pandemia de Covid-19, principalmente no momento de lockdown, foi ajudar o nosso franqueado a não fechar as portas e conseguimos. Com isso, avalio que o grande legado que ficou foi o aperfeiçoamento do nosso delivery”, esclarece.

 

Segredo para alcançar o sucesso no atual mercado food service

 

Já ao ser indagada sobre qual é o segredo para alcançar o sucesso no atual mercado food service, Dona Alzira considera que é “ter um bom plano de negócio e não desistir nos ‘tombos’ que levar. Jamais desista dos seus sonhos e tente se unir às pessoas que acreditam em você”, aconselha.

 

E aí? Ficou inspirado ao conhecer a história de Dona Alzira e da Fábrica de Bolo Vó Alzira, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando! Pois, aqui na Rede Food Service, toda semana, divulgamos o enredo de negócios de sucesso no ramo de alimentação fora do lar.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...