Pesquisar
Close this search box.

Mundo Limpo Vida Melhor ASA: conheça o programa que transforma óleo de cozinha de bares e restaurantes de Recife – PE em sabão em barra

O Programa visa diminuir o impacto ambiental decorrente do descarte incorreto de óleos e gorduras por parte dos estabelecimentos

ASA4
ASA4

 

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias do Petróleo (Abiove), um litro de óleo de fritura pode contaminar até 25 mil litros de água, porque suas substâncias são insolúveis em água. É importante notar que a Lei de Infrações Ambientais prevê sanções para o lançamento de resíduos, óleo ou substâncias oleosas nos esgotos.

 

Para evitar o desperdício e a poluição, a ASA, localizada em Pernambuco e que produz marcas como o sabão em barra Bem – te – vi e o sabão em pó Invicto, criou o programa Mundo Limpo Vida Melhor ASA, que tem o objetivo de reciclar o óleo de frituras usado em cozinhas e restaurantes, transformando-o em sabão em barra. Esse foco na sustentabilidade inclui, antes de tudo, a destinação adequada de resíduos nocivos à natureza e à sociedade, como é o caso do descarte incorreto do óleo de fritura.

 

O que é a ASA?

 

A ASA é uma empresa responsável pela produção de marcas que são líderes em suas categorias e chegam na casa de milhares de famílias. A história da ASA começou em 1996, com o início da produção do sabão em barra Bem – te – vi e do sabão em pó Invicto, com sede em Afogados, no Recife, em Pernambuco. A ASA também tem como filiais a Vitamilho, localizada em Campina Grande, na Paraíba, a EBFT, Empresa Brasileira de Frutas Tropicais, para exportação em Petrolina, e a Palmeiron, que fica em Belo Jardim, também em Pernambuco.

 

Foto: Divulgação

 

Pouco tempo depois, nos anos 2000, a Asa lançou as fraldas Baby & Baby e fez a aquisição das fábricas Palmeiron e Vitamilho, diversificando o portfólio de produtos e chegando cada vez mais perto dos seus clientes.

 

Responsabilidade Socioambiental

 

O Programa de responsabilidade Mundo Limpo Vida Melhor ASA tem como objetivo principal a promoção de ações educativas e a redução do impacto ambiental provocado pelo descarte inadequado do óleo de fritura por meio da coleta solidária, reciclagem e reutilização desse resíduo. O programa também tem uma forte veia social e destina parte dos recursos arrecadados com a coleta de óleo de frituras para a Fundação Alice Figueira de apoio ao IMIP, ajudando milhares de mulheres e crianças a encontrarem a cura.

Quem também participa desse programa é a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreendedorismo e melhorando a qualidade de vida no país. A Abrasel está presente em todo território nacional, porém, a parceria com o programa Mundo Limpo Vida Melhor ASA é em Pernambuco.

 

De acordo com Rhaissa Soares Diretora Executiva da Abrasel em Pernambuco, ‘’temos parceria com o Programa Mundo Limpo Vida Melhor ASA e disponibilizamos, em nossos canais digitais, informações sobre o cadastramento para os restaurantes de Pernambuco participarem do programa. A ideia é que as pessoas enxerguem que, além do descarte responsável, ainda podem usufruir do conforto e da responsabilidade social da ação que beneficia o IMIP. Faz mais de um ano que somos parceiros, buscamos a parceria para perceber a necessidade do setor de food service de ter ações mais sustentáveis. O descarte responsável não é só uma necessidade ambiental, como também social. O programa traz ao segmento de alimentação o conhecimento, a praticidade e o reconhecimento de que “cada um tem que fazer sua parte”. Útil também para despertar outras ações semelhantes, como coleta seletiva e reciclagem de sólidos’’, enfatiza.

 

Rhaissa Soares, Dir. Executiva da Abrasel em Pernambuco – Foto: Divulgação

 

O Restaurante Terraço Carvalheira, localizado na cidade do Recife, em Pernambuco, é um dos participantes do programa. Segundo Margot Tavares, de 39 anos, Coordenadora Administrativa Responsável pelas Ações Socioambientais do local, o restaurante participa do programa Mundo Limpo Vida Melhor ASA desde a sua inauguração. ‘’O Programa é um facilitador na fomentação de realizar o descarte do óleo vegetal usado da forma correta. Tendo em vista a marca Carvalheira, sempre buscamos ações que contribuam para a preservação do meio ambiente. Como o projeto já nos acompanha nos eventos, então, foi algo natural implantar no restaurante. Realizar o descarte de óleo da forma correta gera um impacto positivo para o meio ambiente, para a sociedade e para as instituições que são beneficiadas com esta prática’’, salienta.

 

Como é feita a reciclagem de óleo vegetal?

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Flávia Moura de Moraes, que é a Gerente de Qualidade, Desenvolvimento e Sustentabilidade da ASA, explica como é feita a reciclagem do óleo vegetal até virar uma barra de sabão ‘’o Programa Mundo Limpo Vida Melhor nasceu em 2008, por meio de uma ideia do Presidente da empresa de coletar e reciclar óleo de fritura para utilizar no processo de produção do sabão em barra Bem-Te-Vi. Todo volume de óleo coletado nos pontos de coletas espalhados por Pernambuco, passa por um tratamento onde vai ser: peneirado, lavado e clarificado, para ter a qualidade necessária de entrar no processo, somando-se a todas as matérias-primas necessárias para a fabricação do sabão em Barra Bem Te Vi’’, explica.

 

Flávia Moura, Ger. de Qualidade, Desenvolvimento e Sustentabilidade da ASA – Foto: Divulgação

 

Pilares do Programa Mundo Limpo Vida Melhor

 

Confira, a seguir, quais são os pilares do Programa Mundo Limpo Vida Mlehor

 

Eu e o Planeta: Educação Ambiental que estimula a participação da sociedade, conscientizando sobre os impactos ambientais gerados pelo descarte inadequado do óleo de fritura usado. Por meio da participação de palestras, feiras e eventos sociais, promove Educação para mais de 150.000 pessoas de diversos públicos do ensino fundamental ao profissional, estando presente em mais de 350 unidades de ensino.

 

Cidades Sustentáveis: Formação de Parceria com programas que visam o desenvolvimento socioambiental de outras instituições privadas, públicas e do 3º setor. Ao total, a ASA tem mais de 3900 parceiros em mais 52 municípios do estado de Pernambuco, incluindo o distrito de Fernando de Noronha. Desenvolve ecopontos dando acesso aos diversos atores da sociedade em todos os municípios em que atua através sendo de mais de 85 Ecopontos. Presta serviços de Implementação de Infraestrutura e Logística de coleta do óleo de fritura, emissão de Certificado de Destinação do resíduo e cobrindo eventos públicos de grande participação popular.

 

De mãos dadas com o Mundo: Geração de recursos financeiros, prioritariamente à Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP – Instituto Medicina Integral Professor Fernando Figueira proporcional ao volume coletado.

 

Mundo Circular: Ao total por ano, são feitos mais de 9,8 milhões litros de óleo de fritura, ajudando a preservar mais de 186 bilhões de litros de água, reinserindo os resíduos gerados nas etapas do processo de coleta de óleo de fritura, em um novo ciclo produtivo.

 

Plante um Mundo Melhor: compensação de CO2 emitido no transporte da coleta de óleo de fritura, por meio do plantio de mudas de árvores nativas.

 

Qual o valor de investir na sustentabilidade?

 

Investir na sustentabilidade significa promover ações hoje pensando em gerações futuras. Mudanças de hábitos, de costumes e até de processos para que os resíduos possam ser inseridos em um novo ciclo produtivo e se transformar em um novo produto. Tudo isso com a contribuição da transformação socioeducativa, por meio da Educação ambiental. ‘’Ter uma nova perspectiva, onde os resíduos, podem sim ter um outro caminho, que não seja os aterros sanitários. Para a empresa, há o fortalecimento da marca, criando um valor para os seus produtos e serviços perante a sociedade que buscam seus produtos pelo valor agregado, além da contribuição social direta. Os desafios são muitos, mas a falta de informação é o maior deles. Por isso, a educação ambiental é tão importante. Muitas pessoas não sabem os prejuízos que o óleo pode causar se descartado de forma incorreta’’, finaliza Flávia.

 

E o que você achou sobre esse programa? Hoje, na editoria Sustenfood, contamos sobre a ASA e como ela ajuda o meio ambiente por meio do programa Mundo Limpo Vida Melhor ASA. Com ações educativas e a redução do impacto ambiental provocado pelo descarte inadequado do óleo de fritura por meio da coleta solidária, reciclagem e reutilização desse resíduo. Esperamos que você tenha curtido e continue nos acompanhando!

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...