Pesquisar
Close this search box.

CotaCompras: conheça a plataforma que organiza e otimiza o processo de gestão de compras de negócios food service

Lançada neste ano pela Food&Franquias, novidade foi criada com o objetivo de auxiliar pequenos e médios varejistas, lojistas e donos de restaurantes a pararem de perder dinheiro com compras

Cota1
Cota1

 

Está precisando parar de perder dinheiro com as compras do seu negócio food service? Então, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar a CotaCompras, uma plataforma online lançada neste ano pela Food&Franquias que organiza e otimiza o processo de gestão de compras de pequenos e médios varejistas, lojistas e restaurantes.

 

Marcio Blak, Diretor da Consultoria Food&Franquias – Foto: Divulgação

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Marcio Blak, de 49 anos, o Diretor da Consultoria Food&Franquias, que é detentora da CotaCompras, revela que a ideia da plataforma “surgiu enquanto eu observava a rotina dos meus gerentes nos restaurantes fast-food que tive entre 2015 e 2020. Eu costumava chamar de “Excel de Guardanapo”. Ou seja, eles ficavam o dia inteiro por conta de ligar para os fornecedores e anotar os preços em um pedaço de papel e, depois, tinham que compará-los e retornarem para conseguirem montar os seus pedidos. Com isso, veio a ideia de automatizar essa ginástica de compras”, explica.

 

O que é a CotaCompras?

 

De acordo com Blak, “hoje, grande parte do sucesso do food service ou varejo é um bom controle do chamado CMV, ou seja, o custo das mercadorias vendidas, que está diretamente ligado ao custo de cada insumo que compõe aquela venda. O portal CotaCompras, não é um e-commerce. Pois, diferente de algumas soluções no mercado, que dizem que auxiliam na cotação, mas, no fundo, são mais uma loja virtual, nós deixamos a liberdade na mão do gestor, de cotar, de forma eletrônica, com seus próprios fornecedores. Assim, o CotaCompras é uma plataforma online que auxilia pequenos e médios varejistas, lojistas e donos de restaurantes a organizarem e otimizarem os seus processos de gestão de compras. O seu principal propósito é otimizar a gestão de compras e reduzir, por meio de compras mais eficientes, o CMV da operação”, apresenta.

 

Como funciona e quais são os diferenciais da CotaCompras?

 

Sobre o funcionamento da CotaCompras, o Diretor da Consultoria Food&Franquias esclarece que “a partir de um setup, o cadastro inicial, já é permitido que os gestores dispararem cotações para os seus fornecedores pré-cadastrados com os produtos que precisam. Com isso, os fornecedores respondem diretamente online na plataforma, bem como sem saírem de seus próprios desktops e/ou celulares. Todo o processo tem o acompanhamento do usuário por meio de notificações e a própria CotaCompras já indica os preços/fornecedores vencedores. E, dali mesmo, também já permite que o comprador faça a confirmação do seu pedido. Além disso, a plataforma possui dashboards e relatórios que facilitam a gestão. Se o usuário for uma rede ou uma central de compras, por exemplo, ele ainda pode usufruir do sistema de requisição de lojas para uma central e usar a cotação consolidada, assim como o retorno de pedidos individualizados”, detalha.

 

Foto: Divulgação

 

Blak acrescenta que a CotaCompras também oferece alguns diferenciais, como “a automação dos envios das cotações para os fornecedores e o preenchimento direto na plataforma por eles, não respondendo apenas por mensagem de WhatsApp. Assim como, é capaz de gerar relatórios diversos, dashboards e, claro, apresenta uma facilidade total por ser uma ferramenta web, que não requer instalação local e pode ser acessada de qualquer computador. E, por ser multiloja, tanto o proprietário, quanto o gerente, podem acompanhar tudo digitalmente”, destaca.

 

Custos da CotaCompras

 

Conforme o Diretor da Consultoria Food&Franquias, os custos que envolvem a CotaCompras são também um diferencial da plataforma, uma vez que “é uma plataforma por assinatura. Temos um setup que custa, em média, R$ 650 (taxa única para lojas com até 150 insumos) e uma mensalidade, por loja, de R$ 299 para o pacote completo, que inclui requisição, cotação e pedido por loja. Mas, até junho deste ano, estamos cobrando o pacote PRO (completo) pelo preço inicial. Ou seja, R$ 199 mensal”, divulga.

 

Benefícios da CotaCompras para o empresário food service

 

Quando questionado sobre quais são os benefícios da CotaCompras para o empresário food service, Blak reforça que “com as cotações automatizadas, o comprador consegue receber preços de diferentes fornecedores e comparar preços melhores. E, com isso, comprar do melhor fornecedor, com o melhor preço. Estudos mostram, inclusive, que só pelo fato de fazer cotações, pelo menos de uma a duas vezes por semana, conseguimos economizar pelo menos 10% a 15%, simplesmente entre os preços. Sendo assim, é mais eficiente do que ficar tentando negociar um desconto com um mesmo fornecedor. Até porque, hoje em dia, o mercado é regido pela concorrência e, com isso, ganha o comprador que consegue reduzir seu CMV.  A equação do varejo continua sendo comprar bem e vender bem para ter sucesso. E, com a CotaCompras, o empresário food service consegue acelerar esse processo de compra pela automação dos envios e análise das cotações e, claro, pela economia que a comparação de preço pode gerar, baixando o CMV. Hoje, um restaurante, em média, tem 30% de CMV. E um restaurante com faturamento médio de R$ 60 mil tem um CMV de 18 mil. Se economizarmos 10% a 15% de R$ 18 mil, estamos falando de mais de R$ 2 mil de lucro no bolso do empresário no fim do mês”, exemplifica.

 

Resultados já obtidos com a CotaCompras

 

Apesar de ter pouco tempo de lançamento, o Diretor da Consultoria Food&Franquias da CotaCompras garante que já mensura bons resultados obtidos por meio da plataforma. “A CotaCompras foi lançada no início de 2022 e já estamos operando nossos primeiros cases, conseguindo, inclusive, sentir que houve um ganho de organização e, com isso, gerando uma visibilidade para certas compras que antes os gestores não tinham exata noção”, afirma.

 

Foto: Divulgação

 

Carla Paixão é Supervisora de Compras da Sá Comestíveis Franquias, do Grupo Sá Cavalcante Comestíveis, empresa que conglomera várias marcas de restaurantes próprios e franquias totalizando 30 unidades. Ela já faz uso da CotaCompras e a indica. “Como a plataforma surgiu no mercado em janeiro de 2022, iniciamos há cerca de um mês os preparativos para a implantação e estamos iniciando a operação nas lojas iniciais. A plataforma CotaCompras ajuda a organizar o fluxo de compras. E, como temos várias unidades, os gerentes das lojas conseguem fazer suas requisições para a nossa central de compras, além de acompanharem as requisições, conseguindo, facilmente, consolidarem e cotarem em vários fornecedores ao buscarem os melhores preços. Por fim, executamos, a partir da própria plataforma, os pedidos (ou ordens de compra) aos fornecedores, eliminando, assim, os problemas de uso de diversas planilhas onde costumávamos operar. A CotaCompras é uma plataforma fácil, com custo acessível a todos, e que, se bem utilizada, ajuda a economizar e reduzir o custo das compras”, partilha.

 

Foto: Divulgação

 

Paixão divide ainda que “como estamos no início da utilização da CotaCompras, temos certeza que, com o bom uso e total implantação da mesma, organizaremos nosso fluxo, teremos o controle preciso de todos os passos da gestão de compras e, certamente, a médio prazo, estaremos reduzindo os custos com nossas compras, gerando maior rentabilidade para as operações que administramos”, acredita.

 

Como também ser um usuário (a) da CotaCompras?

 

Para saber mais e também ser um usuário (a) da CotaCompras é muito fácil, basta acessar www.cotacompras.com.br e entrar em contato com a equipe de atendimento da plataforma.

 

E aí? Gostou de conhecer a CotaCompras, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando, pois, quando o assunto é gestão e mercado, nós da Rede Food Service fazemos questão de te apresentar tudo o que há de novidade para melhorar a performance do seu negócio.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...