Pesquisar
Close this search box.

Com 11 Pavilhões Internacionais, ANUFOOD Brazil reforça o seu posicionamento como a feira mais globalizada do setor de alimentos e bebidas do país

Argentina, Uruguai, EUA e Peru são os vizinhos de destaque que enxergam na Feira a grande oportunidade de ampliar os negócios no mercado de alimentos e bebidas

Anufood
Anufood

 

A participação internacional na ANUFOOD Brazil 2022, sobretudo com o peso de países vizinhos nas Américas, consolida a importância regional do evento na sua 3ª edição. A vinda de pavilhões oficiais da Argentina, Uruguai, EUA e Peru, este último participando de todas as edições da Feira Internacional para o Setor de Alimentos e Bebidas, torna bastante robusta a representação estrangeira nos 11 Pavilhões Internacionais, abertos ao público de 12 a 14 de abril, das 10h às 19h.

 

Organizada pela Koelnmesse Brasil, a ANUFOOD Brazil 2022 será realizada no São Paulo Expo com infraestrutura completa e arquitetura moderna, conhecido como um dos melhores pavilhões da América Latina.

 

As trocas comerciais entre os vizinhos argentinos e uruguaios têm sido bastante dinâmicas nas últimas décadas, principalmente no que se refere a alimentos. No caso da Argentina, o principal item vendido ao Brasil é o trigo, seguido do leite e laticínios. O Brasil exporta soja, café não torrado, frutas e nozes. E o principal produto importado do Uruguai para o mercado brasileiro tem sido preparações e cereais, de farinhas, ou amido de frutas ou vegetais. O Brasil vende principalmente carne e café.

 

Com a participação dos 11 Pavilhões Internacionais – EUA, Argentina (3), Peru, Uruguai, Itália, Alemanha, Turquia, Indonésia, Sri Lanka, as oportunidades de negócios na Feira deverão ampliar ainda mais a pauta das transações comerciais entre os países.

 

Expectativas e novidades – Argentina, Uruguai e EUA

 

O cônsul-geral da República Argentina em São Paulo, embaixador Luis María Kreckler, afirmou que com a retomada da atividade econômica e os eventos presenciais, “vamos participar com três províncias argentinas, muito conhecidas pela qualidade dos seus produtos e a riqueza de sua gastronomia: Salta, La Rioja e Catamarca. A ideia é fomentar o desenvolvimento regional e o comércio exterior através de produtos típicos de cada Província”.

 

Kreckler lembra que quando foi embaixador na Alemanha teve a chance de conhecer a Anuga, ocasião em que a Argentina participou com uma grande quantidade de empresas de alimentos, com um estande institucional, e com o IPCVA (Instituto de Promoção da Carne Bovina Argentina).

 

“Nessa ocasião, pude ver a qualidade e a importância de feiras nesse segmento, onde a Argentina é um player importante em nível mundial. Por isso, enxergamos que a terceira edição da ANUFOOD Brazil é uma grande oportunidade para apresentar os produtos argentinos para potenciais parceiros brasileiros, com o intuito de alavancar nossas exportações”, afirmou o cônsul-geral.

 

A província argentina de Salta levará ao evento a agência de promoção público-privada ProSalta e o Conselho Federal de Investimentos (CFI). De acordo com Julio Argentino San Millan, ministro representante de Relações Internacionais do Governo da Província de Salta, os setores de produção de alimentos e bebidas são os principais na sua região tendo como foco, segundo ele, “a geração de novos negócios para empresas exportadoras de todos os tamanhos, incluindo as pequenas e médias empresas”.

 

Do mesmo modo, a província argentina de La Rioja, especializada na produção de azeitonas e azeites, uvas frescas, em passas (além do uso para fermentação de vinho), noz e jojoba, terá presença importante.

 

“Participar da ANUFOOD 2022 é uma grande oportunidade para a nossa província, apresentando os nossos fantásticos produtos, tanto frescos quanto processados e congelados. É fundamental para nós desenvolver relações comerciais estáveis e assim dar maior vazão à nossa produção de excelência. Neste momento estamos implementando plenamente novos projetos produtivos e novas safras, com os quais temos tido resultados magníficos”, declarou Ricardo Clemente Quintela, governador da Província de La Rioja.

 

Segundo Ernesto Perez, secretário de Agricultura do governo da província, a intenção do governo de La Rioja é valorizar a riqueza natural da localidade para dar ainda maior sustentabilidade a projetos produtivos e planos de longo prazo, apoiando pequenos, médios e grandes produtores, bem como empresas de processamento.

 

O Consulado-Geral do Uruguai em São Paulo saudou a exposição do país na ANUFOOD e divulgou uma nota destacando os pontos da sua presença no evento.

 

Segundo o Consulado, a participação na Feira se dará pela presença de empresas produtoras e exportadoras uruguaias, voltadas principalmente para produtos gourmet de alta qualidade, projetados para serem inseridos nos principais centros de vendas do mercado paulista onde o foco está, justamente, em oferecer produtos com identidade e qualidade como elementos diferenciadores.

 

“Estar numa feira voltada especificamente para alimentos e bebidas, que reúne parte considerável da produção nacional e presença internacional com compradores e distribuidores não só de São Paulo, mas de outras partes do Brasil, é fundamental para reforçar a presença que os produtos uruguaios já possuem em São Paulo, além de gerar novos espaços para outros”, ressaltou a nota.

 

Ainda de acordo com o Consulado, o setor de alimentos e bebidas representa parte fundamental das exportações do Uruguai para o Brasil e, especialmente considerando as características do mercado paulista, pretende-se que a participação nesta Feira promova uma maior entrada desses produtos e uma presença mais consolidada dos diversos produtos que o Uruguai tem a oferecer.

 

O vizinho do Norte também quer aproveitar a ANUFOOD para apresentar ao mercado várias empresas norte-americanas.

 

“Devido ao sucesso da feira ANUFOOD 2020, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos decidiu endossar a edição 2022 da ANUFOOD Brazil. O evento oferece excelentes oportunidades de exposição e marketing para empresas e produtores norte-americanos no mercado brasileiro. Além disso, o endosso do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) facilita a participação de empresas de alimentos e bebidas interessadas em estabelecer uma presença no mercado”, ressaltou Nicolas Rubio, diretor do Escritório de Comércio Agrícola do USDA em São Paulo.

 

Para Rubio, após os desafios dos últimos anos, a ANUFOOD Brazil 2022 serve como um local para fortalecer as relações comerciais entre exportadores e players do mercado norte-americano com o mercado brasileiro.

 

Serviço

ANUFOOD Brazil

Data: Abril 12-14, 2022

Horário: 10h — 19h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 — Vila Água Funda, São Paulo — SP

Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.

Parceiro Social: Gerando Falcões

Parceiro de Conteúdo: Rede Food Service

 

 

Sobre a ANUFOOD Brazil

A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.

 

Sobre a Koelnmesse — Global Competence in Food and FoodTec

A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM — Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

 

Os próximos eventos da Koelnmesse

ISM Japan – The dedicated showcase for Sweets & Snacks in Japan, Tôkio 13.04 – 15.04.2022

Wine & Gourmet – International Wine, Beer, Spirits, Gourmet Food and Bar Exhibition & Conference, Tôkio 13.04 – 15.04.2022

ANUFOOD China – The leading food & beverage exhibition for Southern China, Shenzhen 20.04 – 22.04.2022

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...