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Amora Cozinha de Festa: conheça o buffet especializado em gastronomia comemorativa criado por ex-executiva do mercado food service

Devido ao sucesso do negócio, inclusive durante a pandemia de Covid-19 com o serviço de buffet em domicílio, Paula Marcella Savoy já está lançando uma nova marca especializada em delivery de festas

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Da carreira executiva na área de food service para a empreendedora. Essa é a história de Paula Marcella Savoy, de 43 anos, que se mistura com a do seu negócio, o Amora Cozinha de Festa, um buffet especializado em “gastronomia comemorativa” e eventos em domicilio.

 

“Eu sou divorciada, tenho dois filhos, a Marcela e o Caio, natural de São Paulo, capital, porém, resido em São Jose dos Campos, cidade que me acolheu e amo demais. Sou formada em Nutrição e pós-graduada em Marketing, além de ter feito muitos cursos de gestão e ter experiência de 15 anos no mundo corporativo, sendo 11 na Nestlé – Food Service, onde fechei um ciclo saindo como Gerente Nacional de Conta Chave. Eu estava muito bem lá, mas queria algo mais, como o sonho de empreender, cuidar melhor dos meus filhos e ter mais liberdade. Eu já tive duas empresas antes do Amora, uma consultoria em food service e uma empresa de organização de eventos. Nesses dois negócios, enxerguei a oportunidade para o Amora Cozinha de Festa e eu sempre tive o sonho de ter algo no ramo de alimentação”, revela a empreendedora em entrevista exclusiva à Rede Food Service.

 

O que é e como surgiu o Amora Cozinha de Festa?

 

De acordo com Savoy, o Amora Cozinha de Festa “é uma empresa especializada em gastronomia comemorativa, com buffet em domicílio como 70% do negócio e festa infantil e aniversário de adulto com muita personalização e gastronomia equilibrada e consciente, não perdendo encantamento e capricho. A Amora mostra afeto, cuidado, padrão, profissionalismo e, ao mesmo tempo, sentimos que temos muito diferencial em relação ao que o mercado oferece. Fazer com capricho é fácil, mas entregar dentro de uma logística com padrão já não e tão fácil assim”, apresenta.

 

Foto: Divulgação

 

A empreendedora complementa que o negócio surgiu há cinco anos a partir “de uma proposta para atender eventos menores e intimistas. Hoje, realizamos eventos de qualquer tamanho, mas ainda as festas de tamanho mediano e pequenas prevalecem. Atendemos um público com paladar exigente e sensível aos detalhes. Nos inspiramos em tudo (risos), mas gosto de ficar atenta às tendências gastronômicas em geral. Com isso, eu tiro inspiração em lugares, peças e até vestuário. Gosto de colocar o simples em um patamar interessante. Gosto daquilo que remete à infância ou algo do passado para mexer com os sentidos das pessoas/clientes. E as viagens também são ótimas para inspirar”, conta.

 

Funcionamento, cardápio e perfil de cliente do Amora Cozinha de Festa

 

Atualmente, o Amora Cozinha de Festa “funciona todos os dias sem parar. Jornada de produção de atendimento de segunda a domingo, jornada de organização e processo de terça a sexta, concentração de eventos e pedidos do delivery quinta, sexta e sábado. Além disso, no delivery, o cliente consegue fazer pedido pelo site. E temos atendimento de buffet de terça a sábado. Para buffet e delivery, mantemos estoques semanais e produção semanal”, detalha Savoy.

 

Foto: Divulgação

 

Em relação ao cardápio do negócio, a empreendedora informa que é vasto, mas que avalia que “,normalmente, ganhamos os clientes no detalhe. Porém, acredito que foi o coração de tapioca no palito servido com goiabada que fez o pessoal identificar que somos nós que estamos presentes. O pastel palito de queijo também é um produto mestre. Fornecemos lanchinhos gostosos, snacks coloridos e divertidos. No Amora Cozinha de Festa, o produto tem que trazer experiência. Por isso, adoramos colocar os produtos em palitos, fazer o simples diferente”, destaca.

 

Foto: Divulgação

 

Já sobre o perfil de cliente do negócio, Savoy aponta que é formado por um “público A e B, sendo mulheres de 25 a 50 anos. No entanto, não gosto de falar assim. Gosto de falar que é um público de paladar exigente e perfil sensível aos detalhes. Afinal, o nosso produto não é barato. Então, naturalmente, o público tem poder aquisitivo, mas atendemos também público C que deseja fazer uma festa para o seu filho e não faz todo ano, se programando para ter a gente”, argumenta.

 

Crescimento e expansão do Amora Cozinha de Festa em plena pandemia de Covid-19

 

Na contramão do que aconteceu com a maioria dos negócios de alimentação fora do lar desde o começo da atual pandemia de Covid-19, Savoy divide que conseguiu crescer e até expandir o Amora Cozinha de Festa mesmo em meio aos percalços decorrentes da doença e sua respectiva crise social e econômica não só no Brasil, mas em todo o mundo. “Com a pandemia de Covid-19, criamos um sistema de delivery de festas. Passamos a colocar em caixas os nossos melhores produtos e entregá-los aos nossos clientes em casa. Assim, os pedidos passaram a ser feitos por meio de plataformas digitais, como site próprio e WhatsApp, com os quais quebramos vários paradigmas. Isso porque descobrimos que a nossa maior fortaleza era a conexão que tínhamos com os nossos clientes por meio do digital. Tínhamos muitos contatos no WhatsApp e clientes orgânicos (reais) no Instagran. Assim, rapidamente, criamos vínculo para gerar venda no delivery. E, dessa forma, sobrevivemos e aguentamos firmes a jornada da pandemia de Covid-19. Além disso, conforme as festas foram voltando, fomos tendo certeza de que o delivery permaneceria e merecia uma atenção especial. Por isso, inclusive, estamos lançando a nova marca que será especializada no delivery de festas, a MarCa Festa Doces e Salgados”, endossa Savoy.

 

Foto: Divulgação

 

A empresária avalia também que “a pandemia de Covid-19 ensinou muitas coisas boas. Aprendemos muito. Teve dor e sacrifício, mas reagimos muito rápido. Eu diria até que reagimos em horas após o dia 16 de março de 2020. Foi muito louco! Eu já tive vários desafios profissionais, mas esse foi absurdamente assustador. No entanto, tudo tem uma saída! Tanto que nasceu o nosso delivery, ganhamos uma nova oportunidade, uma nova empresa. Assim como, crescemos no buffet, melhorando processo e estratégias. Claro que tivemos que colocar capital, mas valeu a pena!  Confesso que quase desisti. Teve uma semana que comecei a fazer contato com amigos do corporativo para iniciar a jornada de retorno, mas, logo, também voltei ao meu propósito. Nasci para isso!”, assegura.

 

Novos planos para o Amora 

 

Ainda conforme Savoy, empreender no mercado de eventos tem valido tanto a pena que ela já possui novos planos para o Amora. “Nós realizamos pesquisa de satisfação e a resposta é sempre muito boa. Temos elevado índice de retorno e já viramos objeto de desejo em nossa cidade. Por isso, tenho o sonho da multiplicação dos meus negócios. Fazer exatamente o que estamos fazendo hoje, porém, em uma dimensão maior. Talvez, um modelo parecido com franquia. Inclusive, estou estudando isso”, partilha.

 

Segredo do sucesso e dicas para quem também quer ser um empresário food service

 

Por fim, a empreendedora desvenda que o segredo para alcançar o sucesso no atual mercado de alimentação fora do lar de maneira independente é o “respeito pelas pessoas. Tratar os colaboradores, fornecedores e clientes com profissionalismo e respeito e, no caso do buffet, o serviço conta muito. Então, pagamos bem as pessoas, proporcionamos ambiente legal e cobramos, claro. Pessoas vão e vem. Por isso, o treinamento é importante, mas já entendemos também que, se você tem procedimento e responsabilidade, as pessoas comparecem da forma que você as trata. E se você trata bem, elas retornam da mesma forma. Outro segredo do sucesso é padrão. Tudo tem que ter processo, peso, custo, rotina de cozinha, etc. O produto tem que ter qualidade (aroma, aparência, consistência), bons fornecedores. Matéria-prima fresca, compra semanal e manipulação equilibrada também são essenciais. Nós ainda evitamos açúcar, gorduras de baixa qualidade, corantes e realçadores de sabor, além das carnes que utilizamos serem sempre frescas. Enfim, existe uma lista gigante de itens para se ter sucesso nesse ramo. Assim, digo que é um checklist generoso e diário que traz o sucesso. Mas, em resumo, pessoas, produto e processo”, aconselha.

 

Foto: Divulgação

 

Savoy reforça que “não existe caminho fácil. Portanto, é preciso muito estudo, muita responsabilidade e foco! Vejo muita gente perdendo o foco. Aquele faz tudo. Quem faz tudo, não faz nada! Precisa ser referência em algo! Veja por nós aqui. Definimos que atenderíamos apenas festas infantis, aniversários de adultos e alguns modelos de corporativo pelo buffet. Por isso, casamentos não fazemos, porque queremos ser referência no nicho acima. No delivery, optamos por um cardápio pequeno, com os itens que completam um cardápio saboroso para receber em casa. Tem que ter otimização de SKU e processo, que deve ser enxuto, eficiente e cirúrgico com o quesito financeiro”, finaliza.

 

E aí? Que história inspiradora essa da Paula Marcella Savoy e do Amora Cozinha de Festa, não é mesmo? Por isso, continue nos acompanhando, pois, aqui na Rede Food Service, toda semana, fazemos questão de te contar enredos empreendedores de sucesso como esse e com exclusividade.

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