Pesquisar
Close this search box.

Sô Madruga: o bar inspirado na Vila do Chaves criado por três amigos empresários

Localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o criativo negócio food service foi idealizado com o intuito de oferecer entretenimento, música e abrigo para todas as tribos e os fãs do Chaves

SoMadruga1
SoMadruga1

 

Oferecer entretenimento, música e abrigo para todas as tribos e os fãs do Chaves, o famoso personagem do menino pobre que passa a sua infância em uma pequena vila ao lado de seus amigos Chiquinha e Kiko e que tem o costume de criar complicações para os adultos Seu Madruga, Seu Barriga, Professor Girafales, Dona Florinda e a Bruxa do 71. Isso é o que move o Sô Madruga, um bar inspirado na Vila do Chaves criado por três amigos empresários localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, e que, hoje, nós da Rede Food Service temos o maior prazer de te apresentar como inspiração de empreendedorismo e criatividade.

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Clayton Mendes da Silva, de 30 anos, um dos sócios do negócio juntamente com Wallace Augusto e Rômulo Neto, conta que “o Sô Madruga foi, desde sempre, um sonho de nós sócios em trazer algo que mexa com a emoção das pessoas e, atualmente, temos a confirmação que o nosso objetivo tem sido realizado. O bar foi inaugurado no dia 11 dezembro de 2021 e o nome ‘Sô Madruga’ remete ao icônico personagem interpretado por Ramón Valdéz”, diz.

 

Foto: Alan Augusto, FlashFilms4k

 

Neto, idealizador do projeto, por sua vez, revela que o negócio é fruto de um desejo antigo dos três sócios. “A ideia surgiu há 15 anos e era um sonho abrir um lugar que reunisse entretenimento, música, que abrigasse todas as tribos e os fãs do Chaves. O nome é uma homenagem ao personagem no qual somos fãs. É o personagem que, na nossa visão, conecta todos os outros”, explica.

 

O que é o Sô Madruga?

 

Conforme Silva, “o que mais caracteriza o nosso bar Sô Madruga é a idêntica ambientação do local. Nós fizemos tudo pensando em cada detalhe e queríamos que ficasse igual a Vila do Chaves. E deu certo! As pessoas ficam apaixonadas com o local e se divertem muito. Um ponto interessante é que, se a pessoa quiser apenas entrar para conhecer o local e tirar fotos, ela pode. O importante é que as pessoas revivam suas memórias e divirtam-se muito”, convida.

 

Foto: Alan Augusto, FlashFilms4k

 

Investimento inicial e retorno

 

Para estruturar o Sô Madruga, os três sócios investiram “1 milhão e 200 mil reais”, informa Silva. No entanto, o empresário garante que o investimento tem valido a pena, uma vez que “a nossa média de faturamento está em torno de 1.2 milhões de reais”, informa.

 

Perfil de cliente e equipe do Sô Madruga

 

Na concepção dos três sócios, apesar do Sô Madruga ter sido aberto há pouco tempo, o estabelecimento já possui um perfil de cliente. “O Sô Madruga tornou-se um ambiente familiar. Então, normalmente, são amigos, famílias, pessoas que querem reviver memórias, estarem juntos e curtir uma boa comida e boa música”, define Silva.

 

Foto: Alan Augusto, FlashFilms4k

 

O empresário relata ainda que, em relação à equipe do bar, atualmente, a casa “tem capacidade para receber 420 pessoas. Com isso, conta com 71 funcionários, entre recepcionistas, garçons, gerente, cozinha, financeiro e afins. Quem assume a responsabilidade é o gerente Wesley Hinkelmamm, que possui mais de 25 anos de experiência na gestão de hotelaria, restaurantes e treinamento de equipes e foi o nome escolhido para ajudar a fazer com que o cliente tenha uma experiência única, saia satisfeito e com vontade de voltar”, ressalta.

 

Cardápio e funcionamento do Sô Madruga

 

Quem vai até o Sô Madruga não fica ‘só com a nostalgia’ de estar, literalmente, na Vila do Chaves. Pelo contrário! Afinal, o cardápio do local é bastante completo. “O nosso cardápio é baseado em comida de buteco, drinks e também drinks e algumas comidas inspiradas nos personagens e suas histórias. Um exemplo é uma versão gourmet do sanduíche de presunto do Chaves. Além disso, transmitimos os principais jogos do Campeonato Brasileiro e oferecemos como entretenimento mesas de sinuca, fliperama e espaço kids. O nosso horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 11h às 01h. Sábado, das 12h às 01h, e domingo, das 12h às 22h. O nosso endereço é avenida Fleming, 211, bairro Ouro Preto, Belo Horizonte”, detalha Silva.

 

Foto: Divulgação

 

Outra curiosidade sobre o Sô Madruga é a Fonte dos Desejos, que protagoniza um célebre episódio do Chaves e que também foi considerada no projeto do bar. Nela, os clientes, inclusive, podem jogar uma moeda e, em seguida, mentalizar um pedido. Mas, além da profecia, cada moeda representa uma ajuda para pacientes oncológicos da Casa de Apoio à Crianças e Adolescentes com Câncer (Casa AURA) de Belo Horizonte, sendo que repasse da arrecadação ocorre toda semana.

 

Adaptações frente à pandemia de Covid-19

 

Como o Sô Madruga foi idealizado e inaugurado em meio à atual pandemia de Covid-10, os sócios alegam que não precisaram passar por adaptações, uma vez que o negócio em si já foi idealizado pensando nesse novo cenário sanitário. “Sempre tomamos todas as medidas sanitárias cabíveis para evitar a proliferação desse vírus e fazemos a nossa parte para que o mundo volte a ser um lugar de liberdade e oportunidade de viver o prazer da vida por completo”, assegura Silva.

 

Planos para o futuro do Sô Madruga

 

Devido ao rápido sucesso do Sô Madruga, Silva revela que ele e seus amigos e sócios já possuem planos para o bar. “Já existe a intenção de inaugurarmos uma segunda unidade do negócio em outubro de 2022. Outro projeto futuro é que o bar funcione também durante a madrugada, como uma boa opção para a turma que sai da balada e não sabe para onde ir no ‘after’. A princípio, o ambiente foi pensado para receber o público em horário convencional. Mas, a proposta é que seja um ambiente muito além para reunir amigos e familiares. Queremos que as pessoas possam viver a melhor experiência e encantamento. Nosso lema é organização, boa alimentação e encantamento. Dessa forma, o espaço foi pensado para proporcionar a melhor experiência para os nossos clientes e que eles possam se divertir com o nosso espaço e tirar muitas fotos”, aponta.

 

Segredo do sucesso do Sô Madruga

 

Desde a sua inauguração, o Sô Madruga também é sucesso não só em relação à clientela frequente, como também nas mídias sociais. Para se ter uma ideia, o perfil do estabelecimento no Instagram (@somadrugabh) já é seguido por mais de 170 mil pessoas.

 

Foto: Alan Augusto, FlashFilms4k

 

É válido ressaltar que os proprietários se surpreenderam com o engajamento, que foi orgânico e, para eles, demonstra o interesse do público em conhecer o local e tirar fotos no cenário. Entretanto, mesmo frente a esse cenário de sucesso, os três sócios do bar consideram que “não acreditamos em segredo de alcançar nenhum mercado. Nós três acreditamos no poder do trabalho duro e na paixão no que você está fazendo. Portanto, a nossa dica para quem quer empreender no ramo food service como nós é que faça tudo com paixão e se pergunte se você está fazendo por dinheiro ou por paixão. Se a resposta for dinheiro, mude de ramo!”, orientam.

 

E aí? Gostou de conhecer o Sô Madruga, não é mesmo? Esperamos que sim e que a apresentação desse bar temático lhe sirva como inspiração para empreender no ramo food service de uma maneira bastante diferenciada como essa. Por isso, continue nos acompanhando e tendo ideias fora da caixa!

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...