Pesquisar
Close this search box.

PepsiCo começa a utilizar plástico inovador que evita emissões de gases de efeito estufa

Ação faz parte de projeto da companhia desenvolvido com a startup UBQ Materials e Ecoboxes que transforma lixo orgânico em paletes sustentáveis

PepsicoPalet2
PepsicoPalet2

 

Com o objetivo global de alcançar as emissões de carbono Net-Zero até 2040, a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, acaba de anunciar que começou a utilizar um plástico inovador que evita emissões de gases de efeito estufa.

 

De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, a ação faz parte de um projeto da empresa desenvolvido com a startup UBQ Materials e Ecoboxes que transforma lixo orgânico em paletes sustentáveis e o plástico inovador é chamado de UBQ. “O UBQ é desenvolvido pela startup israelense de mesmo nome em um palete sustentável que utiliza lixo doméstico em sua composição. Durante o processo de fabricação do material UBQ, os resíduos são redirecionados e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) são evitadas. Somente nesse projeto inicial, a implementação do material economiza o equivalente a mais de 6.500 kg de emissões de GEE, o equivalente ao sequestro anual de carbono de 534 árvores. Mais de 739 kg de resíduos serão retirados de aterros sanitários e transformados em um material útil. Os paletes são desenvolvidos no Brasil, pela empresa parceira Ecoboxes Embalagens Plásticas, que é especializada em soluções voltadas para sustentabilidade e economia circular. O material UBQ é um termoplástico de base biológica, produzido 100% a partir de lixo urbano, incluindo mix de plásticos, papel, papelão e orgânicos, sendo adequado para substituir plásticos convencionais em várias aplicações duráveis. A primeira fase do projeto em conjunto com PepsiCo inclui a fabricação de 830 paletes ecológicos, que serão usados para transporte de cargas em dois centros logísticos da empresa. Além do UBQ, os paletes são feitos a partir de materiais reciclados que incluem resina PP reciclada e BOPP reciclado (película plástica usada na embalagem de snacks da empresa), que completam o ciclo de economia circular”, detalha.

 

Foto: Divulgação

 

Em entrevista à Rede Food Service, Raphael Cyjon, Diretor Sênior de Operações da PepsiCo LatAm, comentou que “essa inovação é bastante empolgante para a PepsiCo porque nos ajuda em nossa jornada por materiais que substituam o plástico virgem e, ao mesmo tempo, atuem na redução de gases de efeito estufa. Além disso, esse é um material diferenciado por representar uma alternativa à cadeia como um todo, principalmente, no que se refere à coleta, triagem, transporte e disposição final em aterros. Agora, vamos escalar essa solução no Brasil, América Latina e, porque não, em outras partes do mundo”, revela.

 

Ainda conforme a assessoria de imprensa da Pepsico, “também está sendo estudada a possibilidade de usar o UBQ como matéria-prima para outros fins, que serão revelados em breve, mostrando o empenho da PepsiCo e de seus parceiros na busca por soluções que ajudem a acelerar sua agenda ESG”, informa.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...