Pesquisar
Close this search box.

Karina Maranhão garante que encontra na vida de chef a forma de levar afeto em forma de comida para clientes e familiares

Proprietária do Café KM, a chef investe em boas escolhas de produtos com uma vasta opção no cardápio que vai do ‘fit a fat’

ChefKarina0
ChefKarina0

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Karina Maranhão conta sua história de chef de cozinha, com especialização em Chocolateria e Culinária Vegana.

 

Quem é a chef Karyna Maranhão?

 

A chef de cozinha Sheyla Karina de Alcântara Maranhão, de 41 anos, possui graduação em Gastronomia e é pós-graduada em Alta Gastronomia.

 

Com vários cursos extracurriculares na bagagem dentro e fora do Brasil, a chef possui passagem pela Le Cordon Bleu do Peru, uma rede internacional de ensino de Gestão de Hospitalidade e de escolas de Culinária que ensinam Cozinha Francesa. Além desses, Karina Maranhão fez curso de Cozinha Brasileira com Onildo Rocha e especializações em Chocolataria, Culinária Vegana, e tantos outros explorados por suas viagens feitas pelo mundo, como na Itália e nos Estados Unidos.

 

Foto: Divulgação

 

Com o mesmo nome do seu Café KM, a chef não cozinha apenas em cozinhas super sofisticadas, mas também gosta de cozinhar no fogo à lenha ou no fogão mais simples que existir. “Gosto de cozinhar sem datas, só pelo prazer. Tanto cozinho durante a semana, no Café  KM, (profissionalmente), quanto no fim de semana, em minha casa para amigos, filhos, amigos dos filhos’’, explica.

 

Conforme Karina Maranhão, a sua rotina como chef é ‘’tensa e intensa. Como chefe de cozinha, sou responsável por planejar e administrar o funcionamento da cozinha, com a elaboração dos cardápios e supervisão dos trabalhos de subchefe e ajudantes, assim como supervisão de compras de insumos, controle de estoque, aprovar e dar acabamento aos pratos antes de serem servidos ao cliente’’, descreve.

 

Início do empreendimento e experiências profissionais da chef

 

Desde 2018, o Café KM foi a forma que Karina Maranhão encontrou para levar o seu  afeto em forma de comida. A mesma cozinha afetiva que ela faz em casa, nas consultorias, para os familiares e amigos, com seu gosto e jeitos singulares.

 

Foto: Divulgação

 

Conforme a chef, no Café KM, tudo sempre vai se resumir e continuará se resumindo em qualidade. ‘’Sou apaixonada pela ideia de obter nossos insumos da maneira mais ética possível, tratá-los de maneira cuidadosa em nossas cozinhas e aprimorar a vida de todos que cultivam e também os que manipulam nossos produtos. Preocupo-me, profundamente, com esses detalhes. Nossa história começa na cozinha, pelos insumos, com todo respeito necessário, e se estende aos nossos clientes com todo cuidado, afeto e carinho nos detalhes’’, explica.

 

Desafios e metas da chef

 

Com sede por empreendedorismo, o objetivo da chef Karina Maranhão é permitir que o Café KM ganhe em produtividade, eficiência e crescimento. ‘’Empreendendo mais e mais. Veja bem, isso não é uma corrida de curta distância, é uma maratona cheia de desafios. Por isso, me preparo, estudo e busco cada vez mais estar no mercado da gastronomia. Busco conhecimento, fortaleço minha saúde emocional. O sucesso é uma medida individual. Assim, eu não me comparo com outras pessoas. Prefiro me cercar de uma rede de apoio e afetos da família e amigos mais próximos. Isso será fundamental para a minha jornada. Nosso próximo passo é a abertura de mais uma loja para franquear. Estamos, desde janeiro de 2021, realizando um piloto desse formato em Fernando de Noronha e vimos ser algo que pode ser implementado em outras regiões pelo Brasil’’, diz.

 

Carro-chefe e principais pratos do restaurante da chef

 

O Café KM da chef Karina Maranhão é bem democrático e, desde o início, essa foi a ideia dela. O objetivo da chef é proporcionar aos seus clientes uma alimentação saudável e equilibrada, por isso, a escolha de ser do fit a fat com afeto. ‘’Tem mês que são bolos e doces, tem mês que é a To Go, nossa linha KM Fresh Food, que pega em nossa geladeira aberta, focando nas saladas, sanduíches, sucos frescos, parfait e chás. Temos três unidades: o Café KM em Fernando de Noronha (Rua São Miguel,  342 – Vila dos Remédios), em Recife – Shopping RioMar (primeiro piso, entrada principal), e na Galeria Centro Sul (Av. Conselheiro Aguiar, 1360 – Boa Viagem – Recife/PE).  Na unidade de Boa Viagem, os nossos pratos para almoço reinam e seguem com o Chá da Tarde para duas pessoas, o xodó da nossa loja de rua. Fico ‘online’ 24 horas, resolvendo broncas por WhatsApp, ligadíssima no KM nas câmeras das cozinhas. Vejo tudo o que sai das cozinhas com frequência, inclusive, os pratos de entrega’’, conta.

 

Foto: Divulgação

 

Entre esses pratos do cardápio, no Café KM, os clientes também encontram uma vasta opção de comidas doces e salgadas, como “as entradas fit e fat: bombom prima dona, brusqueta low carb, ravioli de queijo gorgonzola, pão de queijo da casa e bombom de ricota defumada. No almoço do fit a fat, tem picadinho, arrumadinho, lasanha, camarão flambado, almôndegas de frango, filé ao proive e tilápia. Na parte de crepiocas e omeletes, crepioca de beterraba sem lactose, omelete de frango, crepioca caprese de búfala, crepioca três queijo e presunto. Nas saladas, rosbife, salmão defumado, carpaccio, frango defumado e salada simples. E, nas sobremesas e bolo no copo fit e fat, temos red velvet, pistache, ninho com belga, waffle fit de cacau e muitos outros”, detalha a chef.

 

Foto: Divulgação

 

Karina conta com a ajuda de 25 colaboradores distribuídos nas unidades da região metropolitana do Recife, entre cozinhas, salão, fábrica, administração, nutricionistas e estoquista. Isso sem contabilizar com o Café KM em Fernando de Noronha, já que essa é uma unidade franqueada, com mais 8 colaboradores, totalizando um total de 33 funcionários.

 

Adaptações profissionais durante a pandemia de Covid-19

 

A chef Karina Maranhão não permitiu que o seu empreendimento tivesse diminuição de vendas devido à pandemia de Covid-19. Não fechou em definitivo nenhum dos seus negócios, resolução que incontáveis empresários do setor de alimentação se viram obrigados a tomar. ‘’Eu precisei sim tomar algumas decisões difíceis, como demitir colaboradores para otimizar a entrega e o crescimento. Mas, o que segurou a barra e a travessia sem grandes sobressaltos foi o delivery, o qual eu nunca havia apostado até a quarentena começar’’, resume.

 

Foto: Divulgação

 

Visão da chef sobre o segmento de alimentação fora do lar

 

A alimentação fora do lar tem sido mais frequente no dia a dia dos brasileiros. Com a evolução do mercado e o desenvolvimento de novas formas de consumo, é natural que o segmento food service também passasse por mudanças, conforme sinaliza Karina Maranhão: ‘’eu acho fundamental a conscientização, engajamento e valorização dos pequenos agricultores nessa mudança. Um trabalho correto é também um trabalho mais seguro. Se cada um fizer corretamente a sua função, não tem como dar errado. Chegará à mesa do cliente um alimento correto, nutritivo, afetivo e seguro. Por isso, eu busco alimentar sonhos diariamente, pois são eles que dão o verdadeiro sentido a sua vida. O Café KM não é só sobre receitas familiares, é sobre amor familiar’’, assegura.

 

Dicas para atuar no mercado food service

 

E para quem deseja trabalhar com esse vasto mercado que é o food service, a chef Karina Maranhão deixa algumas dicas: ‘’no Café KM, não vendemos apenas comida ou produtos. Vendemos comida, relação e afeto. Nós levamos para a mesa algo a mais para matar a fome do cliente. Tudo o que os nossos clientes não precisam é comer fora como comem em casa. Eles precisam de experiências e atenção. Nós, da área de alimentação, vendemos afeto e igualdade na comida, bebida e serviço’’, finaliza.

 

Foto: Divulgação

 

E aí? O que você achou sobre a história da chef Karina Maranhão? Esperamos que tenha gostado e continue nos acompanhando!

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...