Pesquisar
Close this search box.

Bia Amorim e Editora Krater apresentam o Guia da Sommelieria de Cervejas para o mercado paulistano em março

Noite de autógrafos com os autores da obra e experiência em sommelieria marcam o lançamento oficial da obra em São Paulo

GuiaSommelieira
GuiaSommelieira

 

Em 18 e 19 de março, o Guia da Sommelieria de Cervejas será apresentado oficialmente para o mercado paulistano com eventos no bar Let’s Beer e no restaurante Lobozó. O novo livro da Krater, editora especializada em livros sobre cerveja em português, tem textos assinados por 28 profissionais de países como Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra, especializados em diversas áreas – da produção de cerveja à gestão de carreira – e foi organizada por Bia Amorim, sommelière de cervejas desde 2010 e uma das profissionais mais destacadas do setor.

 

O primeiro evento será no Let’s Beer, bar especializado em cervejas artesanais localizado na Vila Mariana, que receberá a organizadora da obra e alguns dos autores do livro, entre eles os sommeliers Guto Procópio, Fernanda Meybom, Gabriela Lando e Marta Rocha, para uma divertida noite de autógrafos. No cardápio da casa, o cliente encontra drinks, cervejas artesanais e petiscos.

 

No dia seguinte, o Lobozó, restaurante na Vila Madalena que se propõe a reinscrever a tradição da culinária caipira na vida moderna, será palco de uma experiência batizada de “Sommelieria em Cinco Atos”. O evento foi organizado e será guiado pela própria Bia Amorim e pelo premiado sommelier de cervejas Jayro P. Neto, que também escreveu um dos capítulos do livro. Ambos planejaram as harmonizações e o serviço dessa que tem como proposta ser uma jornada multissensorial pelas etapas do processo de degustação de uma cerveja.

 

O Guia da Sommelieria de Cervejas servirá como um manual prático visando complementar a formação dos sommeliers e sommelières de cerveja brasileiros, trazendo referências com orientações sobre atendimento e serviço; condução de treinamentos de equipe; desenvolvimento e gerenciamento de uma boa carta de cervejas e de chopes; entre muitos outros assuntos relevantes para a profissão.

 

O Brasil é o país que mais forma sommeliers de cervejas no mundo anualmente. Cada vez mais profissionais ocupam posições em bares, lojas especializadas, distribuidoras, importadoras e cervejarias. Para Bia, que acompanhou a evolução da profissão no Brasil desde o seu início, o Guia vem, de forma importante, suprir a carência desse tipo de material no país. “Hoje, temos milhares de sommeliers de cerveja formados no Brasil, e várias instituições de ensino oferecendo cursos de formação na área. Os sommeliers brasileiros, inclusive, disputam e se destacam em competições internacionais. Mas sempre senti falta de referências bibliográficas em português que discutam os temas relacionados a essa profissão”, ressalta.

 

Entre os sócios da Editora Krater, Diego Masiero e Pedro Paranhos, há expectativa de que o livro exerça enorme importância e se torne essa referência para a profissão e para a educação cervejeira do país. “Queremos fazer parte de uma evolução constante do mercado, contribuindo para que ele tenha a qualidade e o reconhecimento que merece”, pontua Diego.

 

O projeto do Guia foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, conhecida como crowdfunding, disponibilizada na plataforma Catarse. Contou com contribuições daqueles que se interessaram pelo projeto e foi um sucesso absoluto. A meta estabelecida para o projeto na plataforma de crowdfunding foi batida nas primeiras 48h de campanha.

 

Com projeto gráfico especial, capa dura e totalmente colorido, o Guia da Sommelieria de Cervejas tem tiragem limitada e estará disponível no site da Krater. Adquira o seu exemplar clicando aqui.

 

Eventos de lançamento do Guia da Sommelieria de Cervejas:

 

Let’s Beer Cervejas Especiais

Data: dia 18 de março, das 18h às 22h

Endereço: R. Joaquim Távora, 961 – Vila Mariana, São Paulo, SP

Entrada: o evento é aberto ao público (limitado à capacidade de público do local), mas será necessário apresentar a carteira de vacinação na porta para participar do evento.

 

Lobozó Restaurante

Data: 19 de março, a partir das 20h

Endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 436 – Vila Madalena

Evento “Experiência – Sommelieria em 5 atos”: será realizada uma experiência zitogratronômica em 5 atos, todos com notas de brasilidade. Um evento construído por sommeliers com uma curadoria sensorial atenta aos detalhes.

 

Entrada: R$ 450,00 no site da Editora Krater (sujeito a disponibilidade, vagas limitadas)

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...