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Bem ao gosto dos brasileiros, mercado de vinhos apresenta muito potencial para o varejo alimentar e o food service

Perspectivas para este ano projetam ainda maior impulso nas vendas nos pontos off trade, como supermercados e lojas especializadas. Vinhos importados e nacionais terão destaque na ANUFOOD Brazil 2022

Foto: Getty Images

 

Uma das bebidas mais apreciadas no país, o vinho tem se mostrado mais presente na mesa dos brasileiros. Nos últimos anos, os números deram um salto considerável levando mais otimismo ao mercado e expandindo os negócios de produtores nacionais e de importadores.

 

Dados da Wine Intelligence indicam que em 2010, 22 milhões de brasileiros declararam consumir vinho ao menos uma vez por mês. Em 2020, esse número quase dobrou, passando para 39 milhões. E tem espaço para crescer ainda mais, pois o vinho representa apenas 3,4% das bebidas alcoólicas consumidas no país, enquanto a cerveja é responsável por 61% do consumo.

 

De fato, foi em 2020 que o crescimento do vinho bateu recorde. As vendas acumularam alta de 31% em relação ao ano anterior. Foram 501,1 milhões de litros comercializados em 2020, segundo dados da Ideal Consulting.

 

 “Vimos um crescimento significativo na quantidade de expositores de vinho na ANUFOOD Brazil 2022”, explica Michael Fine, gerente da Feira Internacional para o setor de Alimentos e Bebidas. “É certo que essa ampliação se deve ao tremendo aumento de consumo de vinho no Brasil nos últimos anos e ainda ao maior potencial de crescimento contínuo,” acrescenta o executivo.

 

A 3ª edição da Feira Internacional para o Setor de Alimentos e Bebidas acontece entre os dias 12 e 14 de abril, no São Paulo Expo, na capital paulista, e apresentará vinhos de diversos países, com uma boa variedade de castas, bem como vinhos que atendem diversos públicos dentro do consumo brasileiro.

 

“A tendência no consumo mundial continua sendo a de ter vinhos mais ‘amigáveis’ na hora de beber. 70% dos brasileiros estão dispostos a experimentar novas uvas, países e produtores. Entre americanos, chineses e ingleses, por exemplo, essa disposição cai para 51%, 47% e 43%, respectivamente”, informa Diego Pereira, diretor do Grupo Miler Uruguay.

 

A importadora uruguaia, que atua no Brasil, prepara o lançamento do vinho Maria del Huerto, um Frizzante que foi desenvolvido especialmente para o público brasileiro, o primeiro projetado para esse fim, segundo a importadora.

 

O diretor do Grupo Miler aposta ainda que o consumo no off trade (supermercados, lojas de varejo etc) continuará aumentando e haverá uma tendência de manter ou diminuir o consumo do on trade (bares e restaurantes, por exemplo).

 

Luiz Sacha Cunha, diretor da California Dreaming Wine Co. Brazil faz a mesma avaliação.

 

“O mercado de vinho espera que a tendência de crescimento continue de forma acentuada, com um impulso maior no off trade (supermercados, lojas de varejo etc), devido à pandemia, ainda trazendo incertezas sobre uma normalização do consumo em restaurantes e bares”, avalia Luiz Sacha Cunha, diretor da California Dreaming Wine Co. Brazil.

 

No Brasil, Sacha está à frente de uma importadora com participação em mais de 30 países, com o apoio de parceiros estratégicos que já desenvolveram mais de 200 rótulos, atendendo as necessidades e particularidades locais e culturais de cada mercado consumidor.

 

Ele relata como tem se comportado o consumidor brasileiro. Segundo Sacha, claramente se percebe uma busca por diversidade e novidades, “uma vez que o consumidor está se aprimorando e refinando sua curiosidade em vinhos, a exemplo do alto número de seminários, palestras e cursos na internet”.

 

No que se refere aos pontos de venda (PDVs), o diretor da California Dreaming afirma que o mercado de Private Label ainda crescerá bastante, devido à importância que o vinho tem como gerador de receita para os varejistas. E nas palavras dele, estes vão precisar se destacar para despontar na concorrência.

 

“Apostar em vinhos rosés, que ganham mais adeptos a cada dia, e trazer novas embalagens (além da tradicional garrafa de vidro de 750 ml) podem ajudar para estar fora da curva. A proximidade online também será fundamental para um relacionamento no longo prazo”.

 

Os supermercadistas constataram o crescimento nítido nas vendas nos últimos anos e tiveram que promover algumas alterações para melhor atender o consumidor, sempre mais exigente.

 

Um exemplo disso é dedicar espaço exclusivo para os vinhos nos supermercados, com a introdução de adegas, diferentemente do que ocorria antes, quando a bebida se misturava nas gôndolas com destilados e outros drinques quentes, destaca Ranyere Dias, diretor-executivo da Casa Safra Supermercados, com sede em Anápolis (GO).

 

De acordo com o Dias, o espaço destacado com iluminação e comunicação especiais facilita no processo de escolha do cliente, que vem se aprimorando bastante no conhecimento dos tipos de uvas e na identificação das variadas qualidades da bebida.

 

Outra modificação bem sucedida foi a criação de clubes de vinhos, onde o cliente é direcionado a uma lista de transmissão específica para receber ofertas e promoções, com prioridades àqueles que estão cadastrados nessas listas”, afirma Dias.

 

 

Serviço

ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h – 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL

Parceiro Social: Gerando Falcões

 

Sobre a ANUFOOD Brazil

A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.

 

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec

A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

 

Os próximos eventos da Koelnmesse

ANUFOOD China – Shenzhen, China – 21-23.04.2021
Wine & Gourmet Japan – Tokio, Japão – 21-23.04.2021
THAIFEX – Anuga Asia – Bangkok, Tailandia – 25-29.05.2021
Alimentec – Bogotá, Colômbia – 08-11.06.2021
Annapoorna – ANUFOOD India – Mumbai, India – 06-08.09.2021
ANUTEC – International FoodTec India – New Delhi, India – 15-17.09.2021
Anuga – Colônia, Alemanha – 09.13.10.2021
yummex Middle East – Dubai, UAE – 07-09.11.2021
Andina Pack – Bogotá, Colômbia – 09-12.11.2021

 

 

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