MILHO NO POTE + 14 ACOMPANHMENTOS + PAMONHA + SUCO DE MILHO + MILK SHAKE DE MILHO + INVESTIMENTO INICIAL R$ 96 mil + 2 FUNCIONÁRIOS POR LOJA É = A QUE? A Amore Milho, a primeira rede de franquia especializada em milho do Brasil que, hoje, nós da Rede Food Service teremos o prazer de lhe apresentar.
Lançado em 2020, em meio à pandemia de Covid-19 e por meio de uma loja piloto instalada na cidade de Joinville, em Santa Catarina, hoje, o negócio já ultrapassa as 100 unidades. “Em setembro de 2021, a rede ultrapassou 70 unidades vendidas e a meta era completar, em um ano de vida em outubro, 100 franquias, o que foi atingido. Para este ano de 2022, a meta é chegar a 250 unidades”, revela Paulo Conrad, de 32 anos, natural de Maracaí, no interior de São Paulo, formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Franquia, o atual Diretor-Executivo do Grupo Restaura, do qual a Amore Milho faz parte.
Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Conrad conta que o Grupo Restaura possui 30 anos de mercado, sendo proprietário das marcas Restaura Jeans, Minha Lavanderia e Meu DNA. “A Amore Milho é um negócio familiar. Meus sócios são o Flavio e Denice Conrad, ambos fundamentais para o sucesso do negócio. Denice é uma pessoa que gosta de cozinhar. Todas as receitas da Amore Milho passaram pelas mãos dela”, revela.
O que é a Amore Milho?
Conforme Conrad, “a Amore Milho é uma empresa que trabalha com uma paixão nacional, o milho. Nós oferecemos uma alimentação rápida, feita de forma caseira. E, por ser uma marca com atuação nacional e capilaridade, ainda não temos grande concorrentes”, enfatiza.
O empresário complementa que “a Amore Milho é uma empresa do Grupo Restaura. Vendemos milho no pote com cerca de 14 acompanhamentos. No início, era uma marca totalmente voltada para a venda de milho no pote. Porém, atualmente, temos um mix de produto mais completo, como pamonha, milk shake e suco de milho”, divulga.
Como surgiu a ideia da Amore Milho?
A ideia do negócio Amore Milho surgiu durante uma viagem em família ao exterior feita pelo Diretor-Executivo do Grupo Restaura. “Nessa viagem, eu estava na praça de alimentação de um shopping, esperando a minha mulher. E, nesse momento, eu vi uma aglomeração de pessoas, que saíam muito rapidamente com um potinho na mão e já comendo. Essa agilidade e praticidade me chamou a atenção. Assim, eu me aproximei e vi que, dentro dos potinhos, havia milho. Foi o ‘match’ perfeito. Isso porque eu nasci em Maracaí, no interior de São Paulo, uma região produtora de milho e outros grãos. Por isso, eu tenho uma conexão emocional com o milho, uma vez que ele faz parte da minha vida desde a infância. Aliado a isso, vi ali, realmente, uma oportunidade de negócio. Afinal, praticamente todo brasileiro gosta de milho e aquela operação, especificamente, era muito simples e enxuta. A gente já havia pensado em investir em mais frentes no setor de alimentação, mas sempre nos deparamos com uma operação complexa, que necessitava de muitos funcionários, amplo espaço e alto investimento, por exemplo. E a Amore Milho é exatamente o oposto disso: uma operação simples, com poucos funcionários e uma rentabilidade impressionante”, garante o empresário.
Conrad compartilha também que “ao voltar de viagem, aquele potinho de milho não saía mais da minha cabeça. Com isso, me debrucei sobre a estratégia e desenhei a Amore Milho, a primeira franquia especializada em milho do país que necessita de apenas 35 metros quadrados, dois funcionários e investimento de R$ 96 mil”, ressalta.
Investimento inicial e resultados
Para estruturar o negócio Amore Milho, Conrad divide que “foi preciso um investido inicial de cerca de R$ 1 milhão, pensando em toda a estrutura da cozinha central, além de planejamento, implantação do primeiro ponto e suporte para o crescimento”, esclarece.
Já sobre os resultados alcançados, o empresário mensura que, atualmente, “o faturamento médio mensal da marca é de R$ 45 mil, com 20% lucro. E a operação tem quase zero desperdício”, informa.
Equipe e funcionamento
Hoje em dia, a rede Amore Milho possui aproximadamente 140 colaboradores, sendo que o seu funcionamento ocorre em “unidades com cerca de 40 m2, com o trabalho de apenas dois funcionários. Todos os ingredientes são produzidos em nossa cozinha central e distribuídos para as franquias. São itens que passam pelo processo de ultracongelamento e o franqueado é treinado para fazer o descongelamento de forma correta. Além disso, as lojas não têm boca de fogão e gás. Os nossos novos franqueados não precisam se dedicar full-time à operação, já que a loja é autogerida e pode ser administrada pelo celular, tablet ou notebook. Hoje, quem adquire uma unidade Amore Milho conta com todo o suporte do Grupo Restaura, que é reconhecido pelo prêmio As Melhores Franquias do Brasil, da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e pelo selo de Excelência em Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Assim como, passa por dois dias de treinamento na sede da empresa, em Joinville, e por outros cinco dias de capacitação na sua unidade, junto com a equipe da franquia. Lembrando que estamos em busca de novos candidatos a franqueado, principalmente, no Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. E, em breve, também devemos começar a prospectar nas capitais do Nordeste do Brasil”, convoca Conrad.
Cardápio e perfil de cliente
Conforme o Diretor-Executivo do Grupo Restaura, o cardápio da Amore Milho é enxuto, mas totalmente coerente com o propósito do negócio. “A Amore Milho vende milho no pote e mais 14 acompanhamentos, além de pamonha, suco e milk shake de milho. O menu Amore Milho traz opções como Amore Frango, um combinado de milho, manteiga, fricassê de frango, bacon picado, catupiry e batata palha; o Amore Carne, composto por milho, manteiga, bolonhesa, calabresa fatiada, cheddar e parmesão; e o Amore Promo Calabresa, a combinação de milho, manteiga, calabresa fatiada, catupiry original e batata palha. Também temos o Cremilho, a combinação perfeita de creme de milho, frango caipira, queijo parmesão e tomate cereja”, detalha.
Sobre o perfil de cliente da rede de franquia, Conrad avalia que é formado por “um público bem abrangente, já que a maioria das pessoas gosta de milho, independente de faixa etária, classe social ou sexo”, afirma.
Adaptações frente à pandemia de Covid-19
Ao contrário da maioria dos negócios food service, a Amore Milho não precisou passar por muitas adaptações em decorrência dos efeitos sociais e econômicos da atual pandemia de Covid-19. Isso porque, de acordo com Conrad, “a marca já nasceu em plena pandemia de Covid-19. Ou seja, já adaptada à essa realidade. Com isso, 90% das lojas da rede são de rua, o que contribuiu muito para a normalidade do negócio enquanto os shoppings permaneceram fechados. Além disso, durante esse período, o e-commerce e take-away garantiram a receita mínima para cobrir as despesas fixas de cada unidade”, pontua.
Segredo do sucesso
Por fim, o Diretor-Executivo do Grupo Restaura compartilha que o segredo para alcançar o sucesso no atual mercado de alimentação fora do lar “é trabalhar com alimentos que fazem parte da cultura do brasileiro, um negócio enxuto e com uma operação simples. Nós, por exemplo, aprendemos bastante com a operação da Amore Milho, pois é um tipo de negócio com a qual não estávamos acostumados no Grupo Restaura. Sendo assim, as dicas que posso dar para quem quer empreender no ramo food service é que faça uma análise do modelo de negócios, transforme a operação em algo gostoso de estar e de fácil operação. Em resumo, alie algo prazeroso de se fazer com uma operação simples”, aconselha.
E aí? Gostou de conhecer a história de como surgiu e o que é a primeira rede de franquia especializada em milho do Brasil? Esperamos que sim! Pois, te inspirar a empreender no mercado de alimentação fora do lar por meio de exemplos de sucesso como esse é o que nos move. Então, continue nos acompanhando!