Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa aponta que usuários de vale-refeição e vale-alimentação usam o crédito referente ao período de 15 dias em apenas 5

Levantamento foi realizado pelo iFood Benefícios e diz muito sobre o atual comportamento de compra do brasileiro

AguaCopo
AguaCopo

 

Os créditos de vale-refeições e vale-alimentação disponibilizados como benefício aos funcionários por parte das empresas, são um dos principais meios de pagamento no faturamento de boa parte dos restaurantes e operações delivery que possuem como característica a concentração de vendas no horário do almoço.

 

Este benefício, que tem como objetivo subsidiar as refeições feitas pelos funcionários nos dias e horários de trabalho, acaba sendo muito importante para os estabelecimentos pois gera fluxo e recorrência do publico chamado comercial.

 

No entanto, uma recente pesquisa indica que usuários de vale-refeição e vale-alimentação usam o crédito referente ao período de 15 dias deste benefício em apenas 5.

 

O levantamento foi realizado pelo iFood Benefícios, que é o braço de benefícios do iFood, foodtech líder na América Latina, e diz muito sobre o atual comportamento de compra do brasileiro.

 

Segundo o estudo, “49% dos usuários de vale-refeição e/ou vale alimentação utilizam em cinco dias, logo após a recarga feita pelas empresas, o valor que deveria ser gasto em 15 dias em seu vale-refeição e/ou alimentação. O gasto, normalmente, é realizado de forma impulsiva quando do recebimento dos créditos, levando parte dos usuários a ter que complementar o benefício com recursos financeiros próprios para conseguir se alimentar até a próxima recarga”, ressalta a assessoria de imprensa do iFood Benefícios.

 

Para a elaboração dessa pesquisa, o iFood Benefícios informou que foi analisado o comportamento dos usuários do cartão iFood Benefícios de todas as regiões brasileiras, entre agosto e outubro de 2021. Outro dado observado foi a relação entre os pagamentos feitos por vale-alimentação versus vale-refeição: 70,56% das pessoas consomem mais refeições prontas (vale-refeição) e 29,44% utilizam o vale-alimentação para compras em supermercados e mercearias (vale-alimentação). Quanto a forma do pedido, 67,43% dos usuários realizam suas transações on-line para pedir refeição por dellivery ou fazer compras em supermercados e mercearias, contra 32,57% que gastam seus créditos indo pessoalmente aos estabelecimentos, ou seja, com o cartão de benefícios físico. Segundo informações do iFood Benefícios, essa característica possivelmente está associada ao modelo híbrido de trabalho, com predominância de pessoas em home office. No entanto, as compras de maior valor foram realizadas com o cartão físico iFood Benefícios Elo em supermercados. Ainda de acordo com os dados levantados pela pesquisa, 65,34% das empresas realizam carga de benefícios de alimentação ou refeição para seus funcionários na última semana de cada mês e 9% na primeira semana de cada mês”, detalha a assessoria.

 

Repercussão

 

Em decorrência do resultado dessa pesquisa, o iFood Benefícios criou uma calculadora de saldo no seu aplicativo. O recurso, que já está disponível, permite que o usuário entenda a média ideal de gasto diário, além de visualizar quanto pode gastar ainda para conseguir usar o benefício até a próxima recarga.

 

Em entrevista à Rede Food Service, Stephanie Sant´Anna, Gerente de Marketing do iFood Benefícios, comentou que “a ferramenta será o pontapé inicial para a criação de ações de educação financeira junto aos usuários de nossos serviços. Nossa missão é alimentar o futuro do trabalho e, por isso, queremos que nossos usuários possam administrar seus recursos de forma saudável. A ideia é que o aplicativo, em um futuro próximo, forneça dicas e pílulas para diárias sobre educação financeira de uma maneira geral”, partilha.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...