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Bebidas funcionais: uma boa aposta para atender melhor neste ano de 2022

Pesquisa da Tetra Pak indica que o mercado de bebidas funcionais ganhou força durante a atual pandemia de Covid-19

Foto: Getty Images

 

Pesquisa intitulada de ‘Tetra Pak Index 2021’, que se trata de um levantamento anual realizado pela Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, indica que o mercado de bebidas funcionais ganhou força durante a atual pandemia de Covid-19, uma vez que 58% dos consumidores brasileiros aumentaram o consumo de produtos que reforçam o sistema imunológico.

 

Conforme o estudo, que já está na sua 14ª edição, desde o advento da doença no Brasil no começo de 2020, ao escolher os produtos funcionais nas gôndolas ou sites, os entrevistados alegaram que preferem sucos (50%), produtos lácteos fermentados (37%) e bebidas lácteas com alto valor de proteína, vitaminas e/ou cálcio (31%). Além disso, foi descoberto que o consumo ocorre, preferencialmente, em casa (85%) e em espaços como academias, escolas e escritórios e que a grande maioria dos entrevistados (88%) compra esses artigos para o próprio consumo.

 

Frente a esses dados, nós da Rede Food Service temos uma pergunta para você: o que são bebidas funcionais?

 

Se não sabe responder, não tem problema! Pois, por meio de entrevista com especialistas nesse ramo, hoje, nós vamos te esclarecer isso, além de te dar dicas de como trabalhar com bebidas funcionais para conseguir atender melhor neste ano de 2022.

 

O que são bebidas funcionais?

 

De acordo com Luciana Correa Monteiro, Gerente Sênior de Marketing da Herbalife Nutrition, empresa global de nutrição que comercializa produtos de controle de peso, nutrição e cuidados pessoais para um estilo de vida mais saudável, bebidas funcionais “são bebidas não alcoólicas formuladas para fornecerem benefícios nutricionais que auxiliam em funções corporais específicas, sendo ideais para apoiar um estilo de vida saudável. Essas bebidas substituem refrigerantes, sucos industrializados e são alternativas mais seguras, saudáveis e naturais. Segundo o livro Nutrients in Beverage, as bebidas funcionais servem como agente fortificante e fornecem nutrientes e componentes bioativos presentes em ervas, vitaminas, minerais, aminoácidos, ingredientes de frutas ou vegetais crus, ácidos graxos ômega-3, entre outros”, explica.

 

Foto: Divulgação

 

Erica Pagano, VP de Inovação e Branding do Grupo Hinode, que atua no mercado de bebidas funcionais desde 2015, acrescenta que “as bebidas funcionais são aquelas que contam com ingredientes benéficos ao organismo, com nutrientes que promovem saúde e bem-estar. A linha HND, da Hinode, por exemplo, é focada em produtos de ação nutricional, performance e bem-estar, reunindo opções como chás funcionais que, além de hidratar o corpo, apresentam funções específicas para cada momento do dia e shakes para controle de peso que podem substituir refeições sem prejudicar a ingestão de nutrientes essenciais para uma vida saudável”, afirma.

 

Atual mercado de bebidas funcionais

 

Pela experiência de Monteiro, da Herbalife Nutrition, o atual mercado de bebidas funcionais “está em expansão. Observamos novas gerações cada vez mais conscientes sobre o impacto de suas escolhas na saúde, ou seja, é uma tendência que vinha crescendo e que foi impulsionada pela pandemia do Coronavírus. Portanto, há demanda crescente por opções mais saudáveis de alimentação capazes de contribuir para a saúde. E, com a pandemia do Coronavírus, muitas pessoas mudaram seus hábitos alimentares. Agora, elas se preocupam mais com o que levam à mesa e buscam produtos que apoiam seu sistema imunológico. Para entender o comportamento do consumidor, especialmente nesse período, a Herbalife Nutrition encomendou a Pesquisa Global Sobre Hábitos Alimentares na Pandemia, conduzida pela One Poll. O estudo foi realizado em 30 países, com um total de 28 mil pessoas, entre eles 1.000 brasileiros. Globalmente, 41% das pessoas fizeram uma grande mudança em sua dieta. Entre as novas medidas alimentares adotadas pela população, estão o aumento no consumo de frutas e verduras (51%), a ingestão de mais alimentos à base de plantas (43%) e o esforço para comer menos carne (43%). Segundo a consultoria Business Research Company, o mercado de bebidas funcionais movimentou US$ 130,5 bilhões no mundo em 2021, 7,7% mais do que em 2020. Buscando saúde e bem-estar, o consumidor comprou ou quer comprar mais bebidas funcionais”, destaca.

 

Foto: Divulgação

 

Pagano, do Grupo Hinode, concorda com Monteiro e complementa que “com a pandemia de Covid-19, observamos o aumento do autocuidado e do olhar para si mesmo. Cada vez mais, as pessoas buscam uma vida mais saudável e equilibrada, o que abriu as portas para o mercado de bebidas funcionais. No último ano, o setor movimentou US$ 130,5 bilhões por todo o mundo, segundo a consultoria Business Research Company. Com a pandemia de Covid-19, as pessoas passaram a prezar ainda mais pela própria saúde. Hoje, os clientes buscam qualidade e propósito em tudo que consomem, resultando em um aumento da busca e consumo de bebidas funcionais. Na Hinode, por exemplo, observamos um aumento nas vendas durante o período da pandemia, mas o preço ainda é uma barreira que impacta a adesão de novos consumidores no mercado brasileiro”, pontua.

 

Quais as reais vantagens das bebidas funcionais?

 

Otimistas, Monteiro, da Herbalife Nutrition, e Pagano, do Grupo Hinode, acreditam que o mercado de bebidas funcionais só tende a crescer cada dia mais, uma vez que apresentam inúmeras e reais vantagens, “pois suas fórmulas possuem componentes que auxiliam em diversas áreas do organismo, dando energia, suplementando nutrientes que, na maioria das vezes, faltam na alimentação da maior parte da população. Nada em excesso é positivo. O ideal é consumir um produto de confiança, que garanta a sua qualidade e entender exatamente como ele funciona. É importante ficar atento às doses recomendadas pelos fabricantes e respeitar seus limites. E, claro, apesar das bebidas funcionais aportarem uma carga importante de nutrientes, é fundamental manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis para ter uma boa saúde”, orienta Pagano, do Grupo Hinode.

 

Erica Pagano, VP de Inovação e Branding do Grupo Hinode – Foto: Divulgação

 

Monteiro, da Herbalife Nutrition, endossa que “as bebidas com funcionalidade possuem propriedades nutricionais que contribuem para a saúde e o bem-estar do consumidor, como fibras e vitaminas, por exemplo. Para serem comercializadas, no entanto, precisam seguir as rigorosas regulamentações da ANVISA. Os produtos da Herbalife Nutrition seguem os mais exigentes padrões de qualidade e passam por diversas rodadas de testes rigorosos em nossos laboratórios, que, inclusive, alcançaram o mais alto nível de acreditação, ISO 17025, refletindo nosso compromisso com os padrões líderes do setor. Todo esse cuidado é para garantir produtos de altíssima qualidade e seguros para o consumidor. Por isso, os consumidores devem ficar atentos à escolha da marca para levar para casa uma bebida realmente segura e benéfica à sua saúde, seguir as instruções nos rótulos dos produtos e, em caso de dúvidas, buscar a orientação de um profissional especializado (médico e nutricionista)”, aconselha.

 

Por que trabalhar com bebidas funcionais nos negócios food service?

 

Conforme as entrevistadas, não só consumir, mas também trabalhar com bebidas funcionais como opção no cardápio de negócios food service é algo bastante em voga e, portanto, vantajoso, uma vez que “a facilidade e rapidez na hora de selecionar o que comer é uma comodidade que, há anos, vem ganhando força. Porém, há algum tempo, essa tendência se uniu à necessidade de se alimentar bem e de forma saudável. E é este lugar que queremos atingir, entender as necessidades de consumo dos nossos consumidores e oferecer produtos de qualidade. A Hinode atua no mercado de bebidas funcionais desde 2015. Nosso primeiro produto do setor foram os shakes e, atualmente, já contamos com um portfólio amplo; como os Chás HND de Limão, Frutas Vermelhas, Maracujá, além do Greenmax Suco Verde e Shakes H-Control, que combinam tecnologia e nutrição com alta densidade de nutrientes e fórmula exclusiva que favorecem a redução e a manutenção de peso. A Hinode trabalha, majoritariamente, por meio da venda-direta. Temos em nosso ecossistema revendedores que atuam como consultores de beleza e bem-estar, apresentando nossos produtos aos clientes finais. Nossos revendedores têm à sua disposição materiais de apoio à venda e treinamentos a fim de capacitá-los a entregar não somente um produto, mas também uma experiência de consumo dos produtos. Especificamente sobre a categoria de bebidas funcionais, lançamos, recentemente, um programa chamado DTX Week, em que o cliente pode ter uma experiência de cinco dias de uso dos principais produtos dessa linha. O objetivo desse programa é gerar uma breve experimentação dos nossos shakes e chás, uma experiência de consumo acompanhada pelo nosso consultor e, claro, resultados positivos para a saúde dos nossos clientes”, revela Pagano, do Grupo Hinode.

 

Luciana Monteiro, Ger. Sênior de Marketing da Herbalife Nutrition – Foto: Divulgação

 

Monteiro, da Herbalife Nutrition, por sua vez, salienta que “atualmente, os consumidores buscam por alimentos e bebidas saudáveis e a indústria tem um papel fundamental em atender essa demanda. Tanto o mercado de bebidas com funcionalidade e energéticas, quanto o mercado de food service, estão em ascensão e podem se complementar acompanhando essa tendência, que não é passageira, para entregar saudabilidade ao consumidor.  A estimativa de crescimento do mercado de food service, por exemplo, é de 28% para esse ano de 2022, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Já o mercado de bebidas com funcionalidades tem perspectiva de que as vendas cheguem a US$ 173,2 bilhões em 2025, segundo a consultoria Business Research Company. A Herbalife Nutrition, por exemplo, sempre busca a inovação para desenvolver seus produtos. Buscamos novos ingredientes ativos, com embasamento científico e processos que possam oferecer diferenciais ao consumidor. Para o desenvolvimento das bebidas funcionais, aliamos ciência à nutrição com investimentos em pesquisas e processos que garantem a qualidade dos produtos desenvolvido. Temos na Herbalife Nutrition o programa Da Semente Ao Alimento, que segue rígidos padrões de qualidade, desde o plantio, cultivo e colheita de matérias-primas, até chegar o envase e a distribuição. Fazemos um acompanhamento minucioso em cada etapa com o propósito de disponibilizar produtos inovadores, indulgentes e saborosos criados com a mais alta tecnologia em pesquisa presente na indústria. Dessa forma, o que está no rótulo é efetivamente o que o consumidor recebe, ou seja, os benefícios de cada produto. Os shakes Herbalife Nutrition são o carro-chefe do nosso portfólio de bebidas para fins especiais. Eles atendem às necessidades nutricionais diárias e são ferramentas seguras e eficazes para a perda e gerenciamento de peso.  Acreditamos que a razão de estarmos em destaque nesse mercado e sermos a preferência do consumidor há 42 anos é o fato de os shakes Herbalife Nutrition serem nutricionalmente equilibrados e nutritivos, pois fornecem proteínas, fibras e carboidratos para uma boa e segura nutrição”, divulga.

 

Dicas para quem quer trabalhar com bebidas funcionais

 

Por fim, Pagano, do Grupo Hinode, partilha que “ainda há muito o que ser explorado no mercado brasileiro de bebidas funcionais. Entregar produtos de qualidade, entender os propósitos do consumidor e gerar pertencimento sobre uma marca são algumas tendências que chegaram para ficar. Assim, nós enxergamos um futuro muito promissor nesse ramo e estamos nos posicionando cada vez mais com produtos que apresentam alta qualidade, segurança e inovação”, enfatiza.

 

Foto: Divulgação

 

Monteiro, da Herbalife Nutrition, divide que “estamos animados e com boas perspectivas para este ano de 2022 sobre o mercado food service. De acordo com as previsões da agência de pesquisa Euromonitor, o rendimento do setor, até o fim do ano, será de R$ 8,8 bilhões. Ainda de acordo com a consultoria Business Research Company, a perspectiva é de que as vendas de bebidas funcionais no mundo cheguem a US$ 173,2 bilhões em 2025. Por isso, a nossa dica para quem deseja ingressar nesse mercado é se aliar a uma empresa sólida, de confiança, em que possa encontrar todo suporte e estrutura para fazer o negócio fluir e dar certo.  A Herbalife Nutrition é uma organização global de nutrição, com um portfólio de produtos que promovem a saúde e o bem-estar, encorajando a comercialização direta de forma a obter lucros e rendimentos passivos para os Consultores Independentes. Ao comercializar um produto Herbalife Nutrition, o Consultor Independente terá um lucro proporcional. Cada produto vendido tem a sua própria margem de lucro, que transforma muitas vidas ao longo das décadas. Esse empreendedor pode se tornar um consultor sem uma equipe e obter lucros significativos. Contudo, ao gerar uma equipe, terá uma organização de consultores independentes, que irá aumentar exponencialmente as vendas. Temos também o Espaço Vida Saudável, mais conhecido como EVS, que é um espaço para convivência operado por Consultores Independentes Herbalife, reunindo pessoas com a intenção de se socializar e conhecer uma vida mais saudável. Importante ressaltar que o Consultor Independente conta com todo o suporte da Herbalife Nutrition, que, constantemente, oferece treinamentos, palestras, eventos, entre outras ações para melhor gerenciar seu negócio, bem como conhecimento sobre nossos produtos. Para mais informações sobre os produtos Herbalife Nutrition, consulte o catálogo ou acesse www.herbalifenutrition.com.br”, convida.

 

E aí? Já pensando em começar a trabalhar com bebidas funcionais? Esperamos que sim, pois te orientar sobre as tendências do mercado nacional de bebidas também é uma das missões da Rede Food Service. Por isso, continue nos acompanhando!

Escrito por #molongui-disabled-link

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