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LFB Franchising: o grupo de franquias de alimentação que fatura R$ 100 milhões ao ano criado por amigos brasileiros com R$ 15 mil e uma motocicleta

Com aproximadamente atuais 200 unidades comercializadas, grupo é formado pelas marcas La Fruta Açaí, La Brasa Burger e F de Frango e já possui planos de internacionalização

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O que você faria com R$ 15 mil no bolso e uma motocicleta à disposição? Será que algo tão interessante e/ou lucrativo como o que os amigos brasileiros Bruno Sgutt e Danilo Lopes conseguiram fazer? Pois, juntos, eles criaram, em 2018, o LFB Franchising, um grupo de franquias de alimentação que já fatura nada menos do que R$ 100 milhões ao ano.

 

Com aproximadamente atuais 200 unidades comercializadas, o grupo é formado pelas marcas La Fruta Açaí, La Brasa Burger e F de Frango e já possui planos de internacionalização. “Em resumo, o ano de 2021 foi um ótimo ano para o grupo, pois inauguramos lojas de todas as marcas, evoluímos o suporte com novas contratações e fizemos atualizações de cardápios, novos produtos, campanhas e ações que fizeram com que as franquias que já estavam em operação, mesmo durante a pandemia de Covid- 19, continuassem vendendo e aumentando seus faturamentos. Para este ano de 2022, pretendemos inaugurar mais 50 unidades das 82 que ainda estão em implantação, comercializar mais 100 e atingir um faturamento de R$ 160 milhões. Também não descartamos a possibilidade de internacionalização do grupo, uma vez que temos alguns interessados na América do Sul e outros na Europa, principalmente, em Portugal. Estamos finalizando alguns ajustes em planos de negócio e estudando as questões técnicas para dar andamento nesse projeto”, revela Sgutt em entrevista exclusiva à Rede Food Service.

 

Como tudo começou

 

A história do LFB Franchising se mistura com o enredo de vida e de longa amizade de Sgutt e Lopes. Os dois, que não possuem curso superior completo, se conheceram aos 20 anos de idade, sendo empreendedores desde sempre, já tendo, inclusive, trabalhado com vendas de CD, DVD, barraquinhas de milho, pequi e até gelinho. No entanto, no final de 2017, Lopes mudou-se para Caldas Novas, em Goiás, onde trabalhou com seu pai na venda de doces, enquanto Sgutt ficou em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, onde eles se conheceram, e ele trabalhava na comercialização de franquias na Conceito Franquias. “Nessa época, o Lopes me disse que tinha juntado 15 mil reais para abrirmos um negócio e, nesse mesmo período, um empreendimento de açaí local da nossa cidade estava fechando as portas. Assim, durante uma conversa com o antigo proprietário, Lopes descobriu que o ponto custava cerca de R$ 20 mil. Com isso, na hora, eu lembrei dos R$ 15 mil dele e fechamos o negócio. Demos R$ 10 mil e minha motocicleta de entrada e parcelamos R$ 5 mil em cheque para termos um caixa para o início do negócio”, revela Sgutt.

 

Bruno Sgutt – Foto: Divulgação

 

O sócio fundador conta ainda que foi assim que nasceu a primeira marca do LFB Franchising, a La Fruta Açaí, mas que, mesmo assim, ele seguiu trabalhando na Conceito Franquias enquanto Lopes se dedicava ao empreendimento. “Com apenas sete meses no mercado, a loja já estava dando grandes frutos. Foi quando meu chefe entrou em contato comigo para saber quais eram os números da nossa loja, achou o projeto muito promissor e nos fez um aporte de R$ 200 mil”, relata Sgutt.

 

Com esse novo valor em mãos, os amigos começaram o projeto de formatação para o franchising. “Durante a reforma da loja própria, conseguimos comercializar a primeira unidade. E, depois de um ano e meio da formatação da La Fruta, que, hoje, conta com 77 unidades em funcionamento, o salão ao lado ficou vago e resolvemos, então, alugar para afastar a concorrência, mesmo sem saber ao certo qual seria o próximo empreendimento. Desse jeito, nasceu o La Brasa Burger, que já foi criado para o modelo de franchising. O início foi simples, com um blend que possuía apenas sal e pimenta. Mas, para nos diferenciarmos dos concorrentes, passamos a estudar combinações de temperos e diferentes blends de carne. Dessa forma, dez meses depois, conseguimos uma receita exclusiva e um bom domínio do mercado”, relembra Sgutt.

 

Danilo Lopes – Foto: Divulgação

 

O empresário partilha também que, após a consolidação da loja piloto, a marca La Brasa Burger foi lançada no franchising e, hoje em dia, já conta com 113 unidades em funcionamento. “Depois de um tempo com as duas marcas operando no modelo de franquia, o outro salão ao lado também ficou vago, foi quando vimos a oportunidade para a criação da F de Frango, a marca caçula do grupo, mas tão promissora quanto as outras. A F de Frango foi inaugurada em 2020 e, para se destacar dos concorrentes, conta com um tempero secreto e exclusivo, além de oferecer tamanhos de porções variadas”, ressalta Sgutt.

 

Atuais números

 

Atualmente, o LFB Franchising possui mais de 190 franqueados espalhados pelo Brasil, sendo que todas as suas três marcas contam com uma parceria exclusiva com o iFood e, assim, desde o advento da pandemia de Covid -19, tiveram um aumento de 70% nas vendas por meio do sistema de delivery. Além disso, só em 2021, o grupo comercializou 72 unidades e atingiu o faturamento de R$ 100 milhões de reais. “Em 2021, o mercado se mostrou muito mais seguro do que prevíamos, sendo viável para novos investimentos, uma vez que sempre tivemos cuidados diversos com as nossas marcas. Um exemplo é que possuímos parceria com o iFood, além de sites e aplicativos próprios para pedidos em delivery. Também cuidamos para que o nosso cardápio traga um diferencial e seja bem trabalhado tanto nas lojas, quanto no delivery”, garante Sgutt.

 

Foto: Divulgação

 

O sócio fundador destaca também que “para inaugurar a primeira unidade do grupo, a La Fruta Açaí, foram R$ 15 mil e uma motocicleta. Hoje, quem deseja investir em alguma unidade do nosso grupo desembolsa em torno de R$ 125.000,00 na marca La Fruta Açaí, a partir de R$ 199.000,00 na La Brasa Burguer e R$ 106.000,00 na F de Frango. Dessa maneira, o grupo vem ganhando, cada vez mais, notoriedade por possuir marcas consolidadas que se destacam entre as concorrentes. Além disso, possuímos um excelente time, tanto na franqueadora para suporte dos franqueados, quanto nas unidades com atendimento ao público. Hoje, a nossa franqueadora oferece todo o suporte operacional, envolvendo desde o projeto arquitetônico durante a implantação e, após a inauguração, o acompanhamento comercial, propondo campanhas promocionais e de marketing e aumento das vendas, além de análises financeiras e operacionais”, divulga Sgutt.

 

Perfil de cliente e produtos carro-chefe

 

Para Sgutt, o atual perfil de cliente das marcas do LFB Franchising é bastante diversificado, uma vez que “buscamos todos os públicos e temos pratos kids, porções, campanhas de happy hour, sobremesas e até opções vegetarianas”, avalia.

 

Foto: Divulgação

 

Já sobre os produtos carro-chefe das marcas do grupo, o empresário aponta que, “na marca La Fruta Açaí, o carro-chefe da rede é o açaí. Nós possuímos mais de cinquenta acompanhamentos, que vão desde frutas da estação, até chocolates, confeitos, mousses e sorvetes. Também temos desde saladas, crepes e wraps, até vitaminas, milk-shakes, fondues, opções de lanches naturais, saladas de fruta e, em épocas específicas do ano, caldos variados, chocolate quente, etc. Na La Brasa Burger, o carro-chefe da marca são os hambúrgueres que contam blends exclusivos. Temos porções variadas de batata, mandioca, polenta, onion rings, combinados compostos por frango e carne bovina, hot dogs e uma linha de sobremesas, inclusive, com burgers doces. Como opções de bebidas, temos ainda soda italiana, drinks, entre outras bebidas. E, na F de Frango, o carro-chefe da rede é o frango frito, que possui um tempero secreto. Também temos porções variadas de batata, mandioca, polenta e onion rings, além de uma costelinha suína barbecue, molhos e acompanhamentos padrões, como arroz, feijão e purê de batatas”, lista.

 

Principais inspirações, sonhos e metas

 

Quando questionado sobre quais são as principais inspirações das marcas que, atualmente, compõem o LFB Franchising, Sgutt sinaliza que “para a La Brasa, é buscar sempre opções de burgers monstruosos, com porções extras de queijo, bacon e extremamente saborosos. Para a La Fruta, além do açaí, criar um cardápio com opções saudáveis, lanches, saladas e até chocolate quente com açaí para a Campanha de Inverno. E, para a F de Frango, além do saboroso frango frito, é incorporar a receita em pratos executivos, burger, etc”, explica.

 

Foto: Divulgação

 

Já sobre os atuais sonhos e metas para o LFB Franchising, o empresário partilha que ele e Lopes não irão “parar a expansão e vamos evoluir ainda mais em suporte para atender as lojas em operação, entregando confiabilidade e segurança para que o franqueado, na ponta, consiga lançar novos produtos e atender mais clientes com qualidade. Também queremos, a partir do segundo trimestre deste ano, evoluir com ações de marketing a nível nacional para posicionar as marcas e buscar mais e novos clientes. Hoje, a expansão do grupo acontece com ações buscando investidores potenciais. E, dependendo do modelo de negócio do grupo, qualquer cidade com acima de 50 mil habitantes comporta uma de nossas franquias. Esse investidor acessa a campanha do grupo e, depois, ele é direcionado a um cadastro e, após isso, ele recebe o contato de algum de nossos vendedores e, assim, segue o fluxo de venda, em que apresentamos os números do grupo e analisamos o potencial da região dele para entender se é passivo de receber uma unidade”, esclarece.

 

Segredo do sucesso

 

Por fim, Sgutt desvenda que o segredo para se alcançar o sucesso no atual mercado food service é “saber se adaptar ao mercado e suas tecnologias. Com a pandemia de Covid-19, por exemplo, percebemos a importância de conseguir se adaptar com o delivery e ter boas opções de produtos e facilidades para o consumidor. Por isso, tenha consciência que esse setor precisa de pessoas empenhadas e qualificadas, sendo também importante ser bem-organizado e sempre prezar pela qualidade do serviço oferecido”, aconselha.

 

E aí? Que história inspiradora a de Sgutt e Lopes junto ao Grupo LFB Franchising, não é mesmo? Pois é! Continue acompanhando a Rede Food Service para que, toda semana, conheça enredos de sucesso no setor de alimentação fora do lar como esse.

 

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