Pesquisar
Close this search box.

Chef Aprendiz inicia o ano com oficina de culinária vegana para jovens

O projeto Chef Aprendiz atua desenvolvendo e capacitando jovens para incluir no mercado gastronômico

ChefAprendiz
ChefAprendiz

 

O Chef Aprendiz inicia 2022 com uma oficina dedicada a conhecimentos da culinária vegana. O projeto reúne jovens com idades entre 17 e 24 anos para participarem de oficinas de culinária, desenvolvimento humano e mercado de trabalho. O ciclo na atual edição está na metade, e após encontros com exercícios de autoconhecimento e reflexões sobre a vida em sociedade,  nutrição, técnicas básicas, boas práticas dentro da cozinha, produção de queijos, gard manger, carnes, aves, peixes e frutos do mar, chegou o momento de conhecer um pouco mais sobre a culinária vegana que prioriza alimentos de origem vegetal na sua forma mais natural.

 

A imagem de um prato com grãos integrais, castanhas, feijões, sementes, legumes e frutas é a que mais representa o movimento, que tem como um dos principais objetivos colocar as pessoas em contato com mais alimentos, sabores e texturas diferentes na sua forma mais pura e simples. Durante essa edição, os jovens aprendem como preparar Farofa com Cascas de Banana, Tartar de Vegetais Tostados, Moqueca de Banana e Carpaccio de Beterraba, além de uma deliciosa sobremesa de Pudim de Chia.

 

O projeto, financiado via lei de incentivo pelo Pro-Mac, conta com o apoio da rede atacadista holandesa Makro. Nesta edição, os encontros do Chef Aprendiz acontecem em uma instituição da Zona Sul da capital paulista, com jovens residentes da Vila Andrade. O projeto, que atua desde 2015 com oficinas semanais em comunidades da cidade de São Paulo, já formou mais de 130 alunos e tem como principal missão desenvolver e capacitar jovens em situação de vulnerabilidade e encaminhá-los para trabalharem em cozinhas de estabelecimentos parceiros.

 

Casa Chef Aprendiz

Inaugurada oficialmente em outubro de 2021, a Casa Chef Aprendiz funciona como escritório para a equipe, conta com uma sala de terapia para atender os jovens, sala de reunião, duas cozinhas e um quintal delicioso para realização de pequenos eventos sociais.

 

Com o intuito de trazer maior sustentabilidade financeira, foi projetada de modo a viabilizar a produção de conteúdos digitais em uma cozinha estúdio, realizar workshops e dinâmicas culinárias, produção de pequenos eventos e garantir a execução do serviço do buffet social. As empresas Wickbold, Panasonic, Philadelphia, Oster e St. Marche apostaram nessa construção e foram fundamentais para a concretização desta nova etapa do projeto.

 

Na Rede Food Service você acompanha o que acontece de interessante no mercado de alimentação fora do lar no Brasil.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...