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Bebidas alcoólicas fitness: uma tendência que veio para ficar entre os brasileiros

Para se adaptar à essa 'nova onda de saudabilidade', grandes marcas vêm apostando em lançamentos de versões de cervejas e destilados sem carboidratos ou glúten

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Atualmente, o Brasil já ocupa a 7ª posição no mercado de alimentos e bebidas saudáveis no mundo e, de acordo com a Euromonitor International, empresa de pesquisa com sede em Londres, na Inglaterra, esse setor cresceu 33% entre 2015 e 2020. Além disso, a expectativa é que, até 2025, esse segmento cresça mais 27%. Já conforme levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), desde o começo da pandemia de Covid-19, 80% dos brasileiros estão buscando uma alimentação mais saudável por meio do consumo de produtos mais frescos e nutricionalmente ricos.

 

Frente a esse novo cenário apelidado por muitos como ‘nova onda de saudabilidade’, o nicho nacional de bebidas alcoólicas vem também se adaptando e, com isso, surgindo as denominadas bebidas alcoólicas fitness. Ou seja, aquelas que possuem baixo teor de calorias, sendo que um bom exemplo dessa tendência é o Grupo HEINEKEN, que, recentemente, anunciou o lançamento da Amstel Ultra, “uma cerveja que chega para reforçar o portfólio de bebidas com baixo teor de calorias para atender aqueles que buscam mais equilíbrio no dia a dia, mas sem abrir mão da qualidade e sabor de uma boa cerveja. A novidade passa a compor a linha de Amstel, cerveja puro malte nascida em Amsterdã e conhecida por transformar o segmento de mainstream com mais qualidade e preços acessíveis. A Amstel Ultra é uma cerveja com baixo teor de carboidratos, sem glúten e com versões de até 72 calorias (Long Neck 275ml com 72 calorias e lata 269ml com 71 calorias), além de ser a única puro malte nesse segmento. A nova aposta da marca tem como objetivo desenvolver e liderar essa promissora categoria de cervejas com baixos teores de calorias e carboidratos e atrair, cada vez mais, a atenção dos consumidores. Amstel Ultra é composta apenas por ingredientes naturais, sendo eles água, malte e lúpulo. No Brasil, é produzida na cervejaria de Itu, em São Paulo”, detalha a assessoria de imprensa do Grupo.

 

Foto: @amstelbr

 

Outra marca que também vem apostando em cheio nas bebidas fitness é a Emagrecentro, uma das maiores redes de emagrecimento e estética corporal do país.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Simone Coria, sócia-proprietária da Phillip Davis, representante da companhia, conta que “o projeto de bebidas alcoólicas fitness, zero carboidrato, nasceu em dezembro de 2020, inicialmente, com a produção de cerveja zero carboidrato. Depois, demos sequência na linha de produtos, já que sentimos a necessidade de produção de outras bebidas alcoólicas zero carbo e zero açúcar, visando atender a demanda cada vez maior de consumidores de drinks e destilados que não engordam. Hoje, o Emagrecentro possui em seu portfólio cerveja e hard seltzer nos sabores limão siciliano, frutas vermelhas e gin tônica. Todas sem açúcar e zero carboidratos. O projeto de bebidas fitness nasceu da necessidade do nosso cliente, que, mesmo estando em tratamento para perda de peso, quer manter a rotina social e familiar, desfrutando em seus momentos de lazer de uma bebida alcoólica leve, saborosa e refrescante, sem comprometer seu processo de emagrecimento do método quatro fases”, explica.

 

Bebidas alcoólicas fitness vieram para ficar

 

Para Coria, as bebidas fitness vieram para ficar, “principalmente, pela ausência do açúcar. Hoje, já são uma realidade cada vez mais consolidada, pois podemos avaliar, de maneira muito assertiva, os malefícios do consumo indiscriminado de açúcar branco e acreditamos que como tendência mundial tanto a alimentação, quanto o segmento de bebidas gaseificadas, vão seguir diminuindo ou eliminando de sua composição os açúcares. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse tipo de bebida já conquistou 10% do mercado de cervejas normais”, partilha.

 

Trabalhar com bebidas alcoólicas fitness é vantajoso?

 

Já sobre a questão se produzir e/ou comercializar bebidas alcoólicas fitness é vantajoso ou não, Coria, apesar de acreditar na contínua expansão desse mercado, aponta que trabalhar com esse tipo de produto “é cerca de 100% mais caro que uma bebida normal. O processo de fabricação das bebidas alcoólicas zero açúcar e carboidratos é mais oneroso, uma vez que todo o controle de insumos, de produção e de análise é redobrado”, revela.

 

Bebidas lançadas pela Emagrecentro – Foto: Divulgação

 

Mas, apesar do alto custo citado por Coria, Mauricio Giamellaro, Presidente do Grupo HEINEKEN no Brasil, sinaliza que “o ano de 2021 está sendo de grande importância para o Grupo no segmento mainstream, com dois grandes lançamentos que reforçam nossa posição no mercado: Tiger e Amstel Ultra. Com isso, seguimos no nosso compromisso de levar ao consumidor opções de qualidade, com um portfólio de produtos que atendem às diferentes demandas e ocasiões de consumo. Agora, por meio de rota dupla de distribuição, estamos certos de que estamos no caminho certo”, afirma.

 

Vanessa Brandão, Diretora de Marketing das marcas mainstream do Grupo HEINEKEN, complementa que a “Amstel Ultra é um convite para que todos aproveitem os momentos da vida com equilíbrio e no estilo próprio de cada um. Trazer uma cerveja mais leve e puro malte ao mesmo tempo ao mercado brasileiro reforça nossa atenção à inovação e às demandas de um público, cada vez mais, exigente e conectado. Temos a certeza de que será um sucesso de vendas por aqui”, assegura.

 

Outras opções de bebidas alcoólicas fitness

 

Outra companhia que também já possui em seu portfólio opções de bebidas alcoólicas fitness é a Ambev, a 14ª maior empresa do Brasil em receita líquida e controladora de em torno de 68% do mercado nacional de cerveja.

 

Em abril deste ano de 2021, a marca trouxe para o mercado nacional, a Michelob Ultra, a segunda marca de cerveja da companhia mais vendida nos Estados Unidos.

 

Foto: @michelobultrabr

 

A Michelob Ultra, que possui 79 calorias na versão long neck (355 ml), cerca de metade de uma cerveja lonk neck tradicional, que costuma ter 140 calorias, foi lançada no país como fruto de um trabalho de escuta ativa que a Ambev fez junto aos seus consumidores. Prova disso é que, em entrevista à imprensa, Bruna Alonso, Gerente de Inovação de Health & Wellness da Ambev, disse que “nessas conversas, identificamos que os brasileiros estão, cada vez mais, em busca de produtos que se encaixam no seu estilo de vida. E faz parte do nosso papel no segmento de bebidas oferecer opções de cervejas, refrigerantes e bebidas não alcoólicas para todos os gostos e estilos de consumidores”.

 

É válido ressaltar que a Michelob Ultra não é a primeira bebida de teor mais saudável que a Ambev disponibilizou no Brasil, pois já comercializava no país a Stella Sem Glúten, uma versão mais leve da Stella Artois. Assim como, em 2015, a empresa chegou a testar com o público brasileiro a Skol Ultra, uma primeira versão nacional de uma cerveja menos calórica. Porém, na época, o rótulo foi apresentado só como uma opção para as pessoas que praticavam atividade física e, em 2017, o produto acabou sendo descontinuado.

 

E você? Já notou uma maior procura por bebidas alcoólicas fitness por parte dos seus clientes food service? Se sim, continue nos acompanhando, pois te informar sobre as novidades relacionadas a esse novo segmento é uma das nossas missões junto à Editoria Goró.

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