in

Principais desafios do mercado de trabalho em 2022

Especialista lista os principais paradoxos e aponta soluções para lidar com eles no próximo ano

Foto: Getty Images

 

Nos últimos dois anos, aconteceram alterações importantes nas relações de trabalho como reflexo das necessidades impostas pela  pandemia. As empresas precisaram se adaptar e novas características na forma de trabalhar surgiram.

 

Para Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, os desafios do próximo ano serão pautados por paradoxos na forma de trabalhar.

 

“Observamos que algumas situações tendem a ser conflitantes por uma necessidade do próprio mercado que exige do colaborador dois tipos de comportamento diferentes com beneficios e onerações ao mesmo tempo, criando um paradoxo”, afirma Gabriela para a Rede Food Service.

 

A especialista destaca quais seriam esses principais paradoxos do novo mercado de trabalho e como podem ser contornados com ações práticas. Confira:

 

Autonomia x direção

 

Com a adoção do home office pela necessidade de isolamento social, a autonomia no trabalho foi um dos tópicos mais discutidos e exigidos pelas empresas. “Os colaboradores que se destacaram foram aqueles que tiveram iniciativa e proatividade”, explica a especialista.

 

Essa nova postura profissional, porém, traz um contraponto. Ao mesmo tempo que as empresas exigem autonomia, também é necessário que elas forneçam uma direção aos colaboradores, uma vez que todos devem saber o caminho que devem seguir.

 

 “O equilíbrio consiste na capacidade da liderança de orientar, inspirar confiança e criar metas claras para que os colaboradores consigam exercer sua autonomia aliada as expectativas da empresa”, afirma.

 

Competição x cooperação

 

Há muito tempo, a competição no ambiente de trabalho é um dos principais termômetros de sucesso. Ela estimula o esforço do funcionário que tem seu sucesso avaliado por meio de comparativo de performance feito dentro das áreas, ou seja, inevitavelmente as empresas criam e estimulam essa competição. O paradoxo está no fato de que ao mesmo tempo que essa competição é estimulada, também se cobra mais colaboração entre os funcionários.

 

“Todos querem crescer profissionalmente. O profissional que se diferencia é aquele que une esforços em prol de um objetivo comum. Trata-se de trabalhar de forma conjunta a fim de acelerar o crescimento individual e coletivo”, diz Gabriela.

 

Desenvolvimento x manutenção da cultura

 

A cultura organizacional, essencial para o crescimento de qualquer empresa, e que guia padrões de comportamentos, crenças e valores, encontra o paradoxo do desenvolvimento no momento em que é necessário perpetuar a cultura ao mesmo tempo em que as empresas exigem inovação e desenvolvimento em todos os lados. É preciso crescer, porém sem se desligar dos valores da empresa.

 

A especialista acredita que desenvolvimento pessoal e cultura empresarial podem ser aliados por meio de políticas pré-estabelecidas. “As companhias podem e devem se desenvolver e não ficar para trás, mas elementos primordiais, como missão, visão, valores, regras e normas da companhia, precisam sempre caminhar ao lado da evolução”, finaliza.

 

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,5 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu em nove edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo a atual vencedora. O CEO, Fernando Medina, também foi vencedor na categoria “Empresário de Destaque – Fornecedores de RH”, em 2017.

 

Em 2020 a empresa foi reconhecida como um dos “Lugares Incríveis para se trabalhar”, certificação concedida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

 

Atualmente, possui 12 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Realiza também atendimento à distância em todo o país.

Escrito por #molongui-disabled-link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

HENRIQUE FOGAÇA lança seu segundo curso na plataforma da CURSERIA

Croque Madame