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Não só espumante! Chegou a hora do fim de ano também dos destilados!

Na contramão da tradição, especialistas acreditam que os brindes de final de ano entre os brasileiros também serão realizados com destilados, cujo consumo desde o começo da atual pandemia de Covid-19 superou todos os patamares

Destilados5
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Fim de ano chegando e, com ele, brindes e mais brindes apenas com espumantes, certo? Nem tanto, pelo menos para os brasileiros, que, conforme especialistas, devem preferir celebrar de uma maneira diferente neste ano. Como? Com destilados! Prova disso é que, de acordo com levantamento realizado pela Diageo, empresa líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas Johnnie Walker, Smirnoff, Tanqueray, Ypióca, entre outras, desde o começo da atual pandemia de Covid-19, os brasileiros passaram a beber mais destilados do que nunca.

 

Segundo o estudo, que compreende o período entre 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021, o consumo nacional de destilados apresentou crescimento de 62% em um ano, superando todos os patamares pré-pandemia de Covid-19. “O atual mercado nacional de bebidas alcoólicas está em expansão, com destaque para o mercado de destilados, que, a cada dia, ganha mais espaço. Afinal, hoje, as pessoas não brindam mais só com espumante, mas também com cachaças e outros destilados, sejam eles puros ou em drinks”, afirma Evandro Weber, Diretor da Weber Haus, empresa especialista na elaboração de cachaças de alambique.

 

Luis Fellipe Rosa – Foto: Divulgação

 

Luis Fellipe Nato Rosa, sócio e Gerente de Marketing da Don Luiz, marca com alma baiana de coquetel alcoólico de doce de leite, acrescenta que “o mercado global de bebidas alcoólicas tem apresentado crescimento tímido nos últimos anos, sob forte influência da retração das vendas de cervejas, que teve como contraponto o aumento consistente das vendas de spirits, segmento que tem se beneficiado do crescimento da ‘cultura dos coquetéis’ e também da busca pelo consumo de bebidas consideradas ‘premium’. Já segundo dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA), o mercado nacional consumiu menos bebidas alcoólicas durante o período de crise (2015-2017), iniciando uma retomada em 2018. E, com a pandemia de Covid-19, tivemos um cenário de desaceleração no consumo geral de bebidas alcoólicas, principalmente, pela parada forçada das ocasiões de consumo em bares e restaurantes, com queda de 8,3% em 2020 em relação a 2019. Assim, hoje, o que se vê então é um cenário de recuperação e reordenamento do consumo nacional, com a previsão de crescimento médio de 2,3% (CARG) por ano até 2024, tendo como uma das principais avenidas de crescimento as bebidas RTD’s (Ready To Drink), com foco no preço e diferenciação de marcas”, aponta.

 

Novo perfil de consumidor brasileiro de bebidas alcoólicas

 

Para os especialistas, a mudança da forma de brindar dos brasileiros nas celebrações de fim ano também é reflexo do novo perfil de consumidor deste mercado no país.

 

Na concepção de Weber, da Weber Haus, o perfil de consumidor brasileiro de bebidas alcoólicas mudou de maneira significativa nos últimos anos, principalmente, com a entrada do gin. “Hoje, temos os consumidores de misturas, drinks, etc, e isso se popularizou mais. Com isso, hoje em dia, é comum você visitar alguém e o anfitrião lhe oferecer um drink”, exemplifica.

 

Weber, da Weber Haus – Foto: Divulgação

 

Já Rosa, da Don Luiz, elenca que, dentro desse contexto de notória mudança, “podemos observar alguns fenômenos. O primeiro é a busca por bebidas premium, pois o valor de marca passou a ser cada vez mais importante, e, com isso, os produtos com melhores insumos ganharam destaque, como as cervejas puro malte, por exemplo. E isso tem feito o consumidor brasileiro beber menos, porém, com mais qualidade. O segundo fenômeno está relacionado ao aumento do consumo de bebidas alcoólicas em casa em decorrência da diminuição das ocasiões em bares e restaurantes forçada pela atual pandemia de Covid-19. E o terceiro fenômeno é o fato dos drinks e bebidas prontas terem se tornado grandes segmentos de consumo, aumentando o nível de experiência do consumidor”, detalha.

 

Gin: o queridinho da vez

 

Em relação à tendência dos tipos de bebidas alcoólicas que devem ser mais ingeridas durante as festividades deste final de ano englobarem a categoria dos destilados, Weber, da Weber Haus, reforça que, “uma bebida que vem vez conquistando cada vez mais seu espaço no mercado nacional é o gin. Atualmente, para se ter uma ideia, esse tipo de bebida já conquistou muita popularidade e segue em uma crescente”, garante.

 

Foto: @weberhausoficial

 

Rosa, da Don Luiz, por sua vez, acrescenta que “no aspecto consumo de bebidas alcoólicas neste final do ano entre os brasileiros, acredito que o foco esteja em geração de valor com foco no custo-benefício. Com a queda na renda média da população e do fenômeno inflacionário, há uma tendência de consumo reduzido, porém, com uma melhor qualidade, é possível o ganho de destaque. O mercado nacional de bebidas alcoólicas também vem ‘ganhando’ a retomada de ocasiões de consumo e os momentos de celebração em festas, bares, restaurantes e hotéis, além de amigos e família se reunindo para o consumo em casa. E, assim, nas vendas, a execução de kits e ações de merchandising nos pontos estão sendo cruciais para o crescimento de marca e ganho de novos consumidores”, avalia.

 

Expectativas de vendas e lançamentos

 

Tanto para Weber, da Weber Haus, quanto para Rosa, da Don Luiz, as expectativas para as vendas de bebidas alcoólicas neste fim de ano são as melhores possíveis. “Recentemente, lançamos a Cachaça Extra Premium Solera 5 Anos, que veio para agradar os mais exigentes paladares. Acreditamos que as vendas do mercado de bebidas alcoólicas serão melhores no final deste ano em comparação com o ano passado devido à reabertura dos estabelecimentos. Normalmente, costumamos vender mais para as festas de fim de ano a Cachaça Weber Haus Extra Premium 6 anos, que é envelhecida cinco anos em Carvalho Francês e um ano em Bálsamo. É um produto com apresentação muito bonita, sem falar na qualidade do produto. Por isso, muito utilizada para presentear”, partilha Weber.

 

Foto: Divulgação

 

Rosa divide que “não lançamos nenhum produto pensando nas festas de final de ano, uma vez que estamos com os nossos esforços voltados para as ações de trade marketing e comunicação direcionada para as ocasiões de consumo favoráveis ao Don Luiz. Nós acreditamos no crescimento do consumo do produto de 135% na comparação de dezembro 2020 a dezembro 2021. E, tendo em vista o retorno das ocasiões de consumo on-trade (festas, bares e restaurantes) e os momentos de reencontro entre amigos e família em casa, as expectativas são as melhores”, finaliza.

 

E você? Já está vivenciando o maior consumo de destilados por parte dos seus clientes food service? Então, continue nos acompanhando, pois lhe apresentar as novidades do mercado Goró é um dos nossos propósitos!

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