Pesquisar
Close this search box.

Equipes diferentes, sempre a mesma qualidade

Como a padronização pode ser um fator de sucesso

Rational
Rational

 

Seja em um navio de cruzeiro, um hotel ou em um restaurante, os desafios são semelhantes: mudança constante de equipe, diferentes regionalidades, diferentes costumes e diferentes níveis de ensino atendem muitos clientes que desejam comer ao mesmo tempo e com a mesma qualidade.

 

Geralmente a rotina nas operações de food service é tão agitada que nem sempre treinar novos funcionários é a principal prioridade e por isso muitos chefs contam com o uso de tecnologia para não comprometer a qualidade dos alimentos.

 

A rotatividade de funcionários é um dos principais desafios nas cozinhas profissionais. Em um navio de cruzeiro, por exemplo, a equipe da cozinha muda a cada três ou seis meses e a operação funciona 24 horas por dia. É difícil manter todos no mesmo nível de conhecimento. Milhares de refeições saem da cozinha simultaneamente e, nos horários de pico, 3.000 convidados querem ser atendidos ao mesmo tempo. Tudo tem que funcionar como um relógio.

 

A Rational está familiarizada com este tipo de desafio: todos os processos devem ser coordenados entre si, não há espaço para erros. Para isso a empresa desenvolveu o forno combinado iCombi Pro e o iVario, que substitui fritadeiras, panelas basculantes e panelas de pressão. O uso de ambos os sistemas de cocção é intuitivo, os equipamentos funcionam de forma independente e ajustam automaticamente o processo de cocção, sem a necessidade de monitoramento constante.

 

iCombi Pro Rational – Foto: Divulgação

 

No iCombi Pro, por exemplo, não faz diferença se o peixe pesa 8 ou 18 kg. O equipamento de cocção inteligente reconhece o tamanho e a quantidade da carga, ajusta o processo e entrega o resultado desejado de forma confiável. Quando os equipamentos da cozinha assumem as tarefas rotineiras, a qualidade é garantida.

 

A padronização é uma questão importante: os clientes sempre estão de olho no prato da mesa ao lado. A Rational sabe que as habilidades do equipamento devem apoiar a equipe da cozinha, e que é uma tarefa difícil conseguir atingir os mesmos padrões de qualidade com equipamentos de cozinha convencionais. Para tornar a operação mais fácil para funcionários novos ou inexperientes, o iCombi Pro e o iVario possuem a função MyDisplay. Com ela, os processos salvos aparecem na tela do equipamento, e podem ser selecionados com o toque de um botão. Para evitar desafios, os processos são rotulados com as fotos de cada prato. Os usuários ganham mais segurança e a taxa de erros é minimizada. Para facilitar a rotina do chef, o MyDisplay pode ser configurado pelo computador, por meio do ConnectedCooking, a solução digital da Rational.

 

iVario Rational – Foto: Divulgação

 

Os resultados padronizados não são importantes apenas para o sabor e a aparência, mas também para reduzir o desperdício de alimentos: se cada peça tiver a mesma aparência no final da produção, todas podem ser servidas e o desperdício é significativamente reduzido. Se o sabor corresponder às expectativas dos convidados, é provável que nada fique no prato. Isso também contribui para uma maior sustentabilidade na cozinha.

 

Para atender aos requisitos de higiene e servir sempre uma comida impecável nas operações onde o serviço funciona durante todo o dia, o iCombi possui uma função de limpeza intermediária ultrarrápida que leva apenas 12 minutos. Se houver necessidade de realizar uma limpeza pesada, o equipamento irá informar na tela, incluindo a quantidade necessária de pastilhas de detergente e conservação. Aliás, as pastilhas de detergente do iCombi não contém fosfato nem fósforo – outra vantagem para o meio ambiente.

 

Manter a alta qualidade consistente na cozinha é fácil quando você tem os equipamentos certos. Independentemente do nível de experiência da equipe.

 

 

Sobre a RATIONAL

O Grupo RATIONAL é líder de mercado mundial em tecnologia no preparo de alimentos quentes para cozinhas profissionais. Fundada em 1973, a empresa emprega mais de 1.100 pessoas na Alemanha e um total de mais de 2.300 em todo o mundo. A RATIONAL está listada no Prime Standard da Bolsa de Valores de Frankfurt desde seu IPO em 2000 e atualmente está incluída no MDAX.

O principal objetivo da empresa é sempre oferecer o máximo de benefícios aos seus clientes. Internamente, a RATIONAL está comprometida com o princípio da sustentabilidade, expresso em suas políticas de proteção ambiental, liderança e responsabilidade social. Ano após ano, inúmeros prêmios internacionais atestam a qualidade excepcional do trabalho da RATIONAL.

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...