Pesquisar
Close this search box.

“Ências”

por Rodrigo Malfitani, articulista da Rede Food Service

DeliveryRelogio
DeliveryRelogio

 

2021 começa a se despedir de nós. Um ano no mínimo “estranho” por assim dizer. Continuamos sendo testados à exaustão. Mentalmente e em testes de COVID. Entramos em pandemia e, ao que parece, começamos a sair dela (vacinados e otimistas, hão de vencer!). Mas a sensação de que o tempo tem andando cada vez mais rápido permanece. Acho que ainda fruto de tudo que vivemos nesse longo período, que nos trouxe essa insegurança que, num piscar de olhos, tudo pode mudar. A nossa percepção e referencial do tempo, de fato mudou.

 

Tudo sempre urgente e pedindo passagem. Empresas que “precisam” crescer 10 anos em 1. Projetos gigantes, inflacionados, inovadores e disruptivos vão surgindo aos montes. Mas onde estarão daqui 5 ou 10 anos? As empresas duram menos por que as pessoas permanecem menos tempo nelas, ou as pessoas ficam pouco tempo nas empresas por que elas duram menos?

 

Já que o mundo vai acabar, por que não dar uma de Willian Foster, o personagem interpretado por Michael Douglas no clássico “Um dia de fúria”? NÃO! Tenha calma e não faça besteira. O mundo não vai acabar amanhã! E nem depois.

 

É preciso paciência. Objetivos grandes precisam de tempo. O homem está na terra se desenvolvendo há milhões de anos, mas queremos tudo cada vez mais rápido. Buscamos uma perfeição que não existe ao invés de curtirmos a nossa jornada. Precisamos aceitar que erros e derrotas também fazem parte do jogo. Simplesmente não dá para ganhar sempre! Afinal, o homem é a mais imperfeita, das mais perfeitas máquinas já criadas! Se não deu certo hoje, tente de novo amanhã.

 

Persistência é fundamental. Pois apesar da velocidade do mundo atual, algumas coisas ainda demoram para acontecer. A curva de aprendizado da vida real é longa! Não se constrói nada da noite para o dia. Assim como os negócios. Negócios de sucesso não são feitos da noite para o dia, apesar do Instagram fazer parecer que sim. Por trás de negócios de sucesso, há sempre um empreendedor que falhou e persistiu até acertar.

 

Em tempos difíceis como esse em que vivemos, resiliência é fundamental! Seja na vida pessoal ou profissional, não ganhamos ou perdemos. Ganhamos ou aprendemos! Vida e negócios são um jogo duro, difícil e complicado. É preciso aprender a lidar com os mais diversos problemas, adaptando-se às mudanças e superando as adversidades. Vida pessoal e profissional, são feitas de fases. Muitas! Boas e ruins. É preciso sempre manter o foco no objetivo maior.

 

Pessoas apaixonadas por seus novos empregos e empresas, pasmem, “desapaixonam-se” poucos meses depois. Juras de amor são feitas e desfeitas com a mesma velocidade de uma ou duas estações do tempo.

 

Aprender a não desistir nas fases ruins é um exercício para a nossa resiliência. É nunca abrir mão daquilo que deseja para a sua vida, por aquilo que quer hoje. Quantos estão realmente dispostos a isso?

 

Vivemos numa era de especialistas com conhecimento vasto como um oceano e profundidade rasa como um pires! Onde querem chegar com essa loucura de “uma revolução por dia”, como bem citou o excelente @Luiz Américo Camargo em mais um de seus textos que nos tiram do lugar comum. Que tal tentar curtir um pouco mais as coisas antes de querer dominar o mundo?

 

Para atingir objetivos, sejam eles quais forem, é preciso ter consistência em suas entregas. Consistência é a soma de pequenas atitudes simples que, se realizadas exaustivamente, são capazes de transformar o ordinário em extraordinário. Negócios de sucesso são sempre muito consistentes. Para o segmento ao qual dedico a minha vida profissional, essa é uma característica comum a absolutamente TODOS os negócios de sucesso. Marcas que se tornam perenes não abrem mão de seu DNA e sua essência, nem deixam de olhar para frente e buscar o progresso. É preciso fazer bem, e fazer bem sempre!

 

Treino, prática, arriscar-se, tentativa e erro são fundamentais. Aprender é um processo. Ninguém se torna escritor ou articulista por acaso. Antes de escrever, aprendi a ler. Antes de tomar coragem para começar a escrever em público, me inspirei. Me inspirei em gente que admiro pela forma clara, simples e estimulante que tratam as palavras para retratar essa louca mistura de vida pessoal e profissional. Gente como a @Fernanda Lage, a @Fernanda Capriotti e o @João Branco do Méqui.

 

É preciso dar tempo ao tempo! Talvez daqui alguns anos, poderão dizer que foi fácil escrever um livro. Mas tudo começou aqui. Pequeno e singelo. Assim como a vida também precisa ser.

 

Não pire. Deixe 2022 chegar com calma. Os dias do próximo ano terão exatamente a mesma quantidade de horas que tiveram os dias desse. Não fique na expectativa dos resultados do final do ano já em Janeiro.

 

Paciência com o tempo. Seja gentil com ele. Resiliência quando as coisas saírem errado. Persistência com seus valores e atitudes. Consistência sempre! Fé inabalável. Só assim dá pra ser excelente!

 

#EMFRENTE!

malfitani
Rodrigo Malfitani
+ posts

Formado em Hotelaria pelo SENAC-SP, Pós Graduado em Marketing de Serviços e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. É especialista em Gestão de A&B e Pessoas, com mais de 20 anos de experiência no mercado e passagem por grandes grupos como CiaTC, Ritz, Leopolldo, GJP Hotels & Resorts, Quitanda e Grupo Frutaria. Foi professor da EGG (Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia) e hoje atua como Consultor e Diretor de Hospitalidade da marca Tania Bulhões.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...