Pesquisar
Close this search box.

Comida pronta em supermercados é uma tendência que veio para ficar

De buffet gourmet a marmitas de comida japonesa, clientes encontram uma diversidade de opções que trazem conveniência

HirotaAnufood
HirotaAnufood

 

A ida ao supermercado deixou de ser uma tarefa comum, de simples compras de insumos para cozinhar vem se tornando, cada vez mais, uma prazerosa experiência de alimentação. Passar pelo supermercado pode ser um passeio à padaria e ao restaurante. Na padaria há bolos e doces deliciosos, salgados populares, pães integrais e os refinados de fermentação natural. Ambientes mais iluminados e decorados convidam o cliente a comer nos buffets cheios de opções para o café da manhã, almoço e jantar, ou a escolher nas gôndolas alimentos prontos para levar e comer em casa.

 

É assim na rede Hirota Food, tradicional supermercado de São Paulo, pioneiro em opções de alimentação desse tipo. Suas lojas oferecem buffet gourmet, padaria e coloridas marmitas frescas de comida japonesa, um cardápio completo desenvolvido por nutricionistas e preparado por chefs de cozinha para aguçar os paladares em todos os sentidos.

 

E muitas dessas opções estão disponíveis desde 2008. Muito antes de se imaginar a possibilidade de uma pandemia, a rede implantou em suas lojas ofertas Grab and Go, comida pronta para pegar e levar.

 

“Trouxemos esta ideia dos EUA, em visita do Francisco Hirota, presidente do Grupo, ao Whole Foods Market, que há 20 anos já vendia comida pronta. E este é um dos nossos diferenciais quando somos comparados às demais redes do mercado”, diz Hélio Freddi Filho, Diretor de Expansão e Comunicação da rede, sobre essa opção, presente nas 102 lojas em São Paulo, que cresce a uma média de 15% ao ano.

 

“Com a intensidade de atividades que temos hoje e com o relaxamento dos vetos de circulação feitos em função da pandemia, sobra pouco tempo para alimentação em casa e uma boa alternativa custo-benefício acaba sendo a comida pronta”, observa o executivo que enxerga também um cansaço das pessoas de cozinhar durante o período de recolhimento.

 

“Essa é uma tendência, e tendência não é moda, está ligada a mudança de hábito de consumo”, diz Karyna Muniz, especialista em serviços de alimentação fora do lar, que viu um fortalecimento desse consumo com a pandemia. “O varejo passou a ser uma opção mais em conta do que pedir comida em restaurantes todos os dias, e também uma alternativa muito viável pela praticidade e conveniência”, destaca a especialista que já via isso há muitos anos no exterior.

 

“Com a pandemia essa tendência chegou forte no Brasil e veio para ficar”, afirma. Para ela, se o consumidor encontra no varejo uma refeição barata, aprazível, desde o ponto de vista visual e nutritivo, compreende que isso é algo que pode ter em casa para consumir no dia a dia.

 

“A convergência, conveniência e experiência já eram tendências no varejo alimentar, mas com a pandemia ficaram ainda mais intensas”, avalia Michael Fine, gerente da ANUFOOD Brazil. “O supermercado transforma a comida, oferece refeições prontas, além de rotisserie, refeições para delivery, tudo pronto. O supermercado é um segmento do varejo, mas está virando também food service, ao ampliar a conveniência e a experiência do cliente, dentro e fora da loja, no delivery”.

 

Estímulo ao empreendedorismo

 

Em sintonia com essa nova realidade, o 1º Congresso Nacional de Supermercados de Vizinhança, que será realizado durante a 3ª edição da ANUFOOD Brazil 2022, em parceria com a Expo Supermercados, vai apresentar, entre outros temas importantes para empresários e profissionais do setor, as tendências dessa convergência e experiências gastronômicas, melhores práticas e casos de sucesso, proporcionando um momento de conhecimento, networking e oportunidades de expansão de negócios.

 

Entre as oportunidades disponíveis para os visitantes e profissionais do setor haverá espaços como o de “Confeitaria e Panificação Show” organizado pelo SENAI-SP, onde haverá cursos e aulas demonstrativas para estimular o conhecimento nessas áreas. “São minicursos de 40 minutos no máximo. A ideia é que a pessoa se apaixone por isso, que venha até a escola fazer nossos cursos, e que entenda que a indústria de alimentos vai além”, explica Janaina Aparecida Mainardi, Coordenadora técnica do SENAI Alimentos.

 

A ideia dos cursos é mostrar a tecnologia de alimentos com foco no público empreendedor com temas de rotulagem e conservação de alimentos, e liderança de pessoas. “Em uma aula show podemos apresentar a fabricação de um brownie, mas atrelados a assuntos como tecnologia de conservação. Vamos trazer menos cozinha e mais indústria”, antecipa Mainardi.

 

Serviço:

ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h – 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.

Parceiro Social: Gerando Falcões

 

Sobre a ANUFOOD Brazil

ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.

 

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec

A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...