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Catupiry: a marca que lançou o primeiro requeijão cremoso do Brasil e completou 110 anos este ano

Fundada pelos imigrantes italianos Mário e Rosa Silvestrini em Minas Gerais, hoje, a empresa funciona meio de uma sociedade dividida entre seis famílias, possuindo cerca de 60 itens de varejo e food service em seu amplo portfólio

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Você sabia que a palavra catupiry, em tupi-guarani, significa excelência? Pois é! E foi pensando exatamente nesse significado que o casal de imigrantes italianos Mário e Rosa Silvestrini fundaram, em Minas Gerais, a Catupiry: a marca que lançou o primeiro requeijão cremoso do Brasil e que completou 110 anos em novembro deste ano.

 

Foto: Divulgação

 

Atualmente, a empresa funciona por meio de uma sociedade dividida entre seis famílias, possuindo cerca de 60 itens de varejo e food service em seu amplo portfólio. “Nas quatro fábricas e no escritório na cidade de São Paulo, capital, temos cerca de 620 colaboradores. A Catupiry foi fundada pelos imigrantes italianos Mário e Rosa Silvestrini. Mas, como eles não possuíam descendentes diretos, Mario Silvestrini foi transformando em sócios os funcionários mais leais com quem trabalhou ao longo do período em que esteve à frente do negócio. Dessa maneira, hoje, a sociedade está dividida entre seis famílias, sendo que apenas uma delas possui parentesco com o casal Silvestrini”, revela Nicolau Bore Ahn, de 45 anos, Administrador de Empresas e atual Diretor de Vendas da companhia.

 

Como tudo começou

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Ahn conta que a história da Catupiry começou por meio de uma receita de família de requeijão cremoso, sendo que, em seguida, o casal Silvestrini criou a Laticínios Catupiry, em novembro de 1911, na estância hidromineral de Lambari, no interior de Minas Gerais. “Somos, hoje, uma empresa 100% nacional, cujo nome significa excelente em tupi-guarani. Há 109 anos, no interior do Estado de Minas Gerais, que os imigrantes italianos Mário e Rosa Silvestrini produziram o primeiro requeijão cremoso do Brasil. De uma receita de família, o casal fez nascer a Laticínios Catupiry, um sonho que virou realidade em novembro de 1911, na estância hidromineral de Lambari. A qualidade das matérias-primas e o rigor dos processos industriais fizeram da Catupiry um ícone de sabor e excelência, garantia de um produto de alto padrão, sempre saboroso, cremoso e pronto para fazer os momentos da vida ainda mais gostosos. Em 2015, a marca se reposicionou como empresa de alimentos com o lançamento da linha de salgados Quitutes. E, em 2018, ampliou o seu portfólio com o lançamento de minisalgados e pães de queijos saborizados. Em 2019, a Catupiry revolucionou ainda o segmento de congelados com o lançamento de pizzas artesanais em diversos sabores”, detalha.

 

Nicolau Bore Ahn, Dir. de Vendas da Catupiry – Foto: Divulgação

 

O atual Diretor de Vendas da marca destaca também que, no início de tudo, o casal produzia o primeiro requeijão do Brasil quase que artesanalmente, pois, depois de pronto, “cada um era envolvido em papel celofane e, cuidadosamente, colocado um a um em pequenas caixas de madeira”, explica.

 

O crescimento do negócio

 

Na compreensão de Ahn, nos atuais dias, o negócio Catupiry já “é sinônimo de categoria de requeijões culinários. De uma empresa de requeijões em sua origem, ela passou a se desenvolver como uma empresa de alimentos desde 2015. Assim, possui, em sua essência, a alma de ter a qualidade inigualável. A palavra Catupiry, em tupi-guarani, significa excelência e essa palavra nos norteia para tudo que fazemos”, garante.

 

 

Produtos carro-chefe e perfil de cliente

 

Apesar de trabalhar com aproximadamente 60 itens de varejo e food service em seu portfólio, o Diretor de Vendas da Catupiry pontua que a companhia possui sim alguns produtos carro-chefe. “O nosso portfólio é bastante extenso e, atualmente, conta com cerca de 60 itens entre itens de varejo e food service. Porém, existem os ‘queridinhos’ em cada um dos canais, sendo o Catupiry bisnaga o carro-chefe de vendas no canal food service e o Requeijão Catupiry Original copos como best-seller do canal varejo”, divide.

 

Foto: Divulgação

 

Já sobre o perfil de cliente da empresa, Ahn afirma que a Catupiry busca atingir a todos os tipos de público, apesar de possuir um valor agregado maior em função de um processo de produção artesanal que se mantém o mesmo desde a sua fundação, em 1911. Os nossos produtos são tradicionais na qualidade, porém, versáteis no modo de preparo. O que queremos é levar praticidade, qualidade e sabor a casa dos consumidores brasileiros”, ressalta.

 

Atuais metas

 

Ainda conforme Ahn, o que mais caracteriza a Catupiry hoje em dia é “qualidade, sabor e tradição, além de um processo artesanal e fórmula original desde a sua criação. São mais de 110 anos com esse ‘segredinho’ e a qualidade acima de tudo em toda a linha de produção. Assim, as nossas inspirações estão em sermos reconhecidos não somente como uma empresa de requeijões, mas sim de alimentos e estar presente nos lares de 100% dos Estados do país”, partilha.

 

Foto: Divulgação

 

Segredo de mais de 100 anos de sucesso

 

Por fim, o Diretor de Vendas da Catupiry desvenda que o segredo de mais de 100 anos de sucesso da marca está muito atrelado “com a famosa pizza de ‘frango com Catupiry’, que caiu no gosto dos brasileiros, tanto para os clientes B2B (Business to business), como B2C (Business to Consumer). Entretanto, atualmente, o trabalho no mercado de food service exige dedicação, empenho e entrega de soluções constantes para os nossos clientes. Por isso, para quem ainda está começando neste ramo, indico que defina corretamente seu público-alvo, utilize os melhores ingredientes para a formulação de seu cardápio com base nisso, contrate a melhor equipe possível, tenha um controle rígido de seus custos e estoques e elabore um sistema de gestão eficiente. Com tudo isso a postos, você terá de buscar as melhores alternativas para fazer a divulgação de sua marca/cardápio. Parece simples, mas para mim, esses são os pilares que sustentam o negócio e dão bastante trabalho para colocar em prática”, alerta.

 

Foto: Divulgação

 

E aí? Gostou de conhecer a história da tradicional marca Catupiry? Esperamos que sim e, mais do que isso, desejamos que ela te sirva de inspiração tanto para iniciar no ramo food service, como também para fomentar o seu negócio já existente nessa área. Por isso, continue nos acompanhando e, toda semana, conhecendo os enredos de vidas pessoais e profissionais que formam o nicho de alimentação fora do lar em nosso país.

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