Pesquisar
Close this search box.

BARBECUE é o sabor número 1 no mundo em 2021 segundo pesquisa mundial da Kerry

O sabor emergiu como tendência mundial para petiscos inovadores, vegetais, carnes, proteínas alternativas, molhos, marinados e condimentos

BBQKerry
BBQKerry

 

A Kerry, empresa líder mundial em Taste & Nutrition, realizou uma pesquisa para identificar a principal tendência mundial do sabor em 2021. O resultado: O Barbecue – e todas as suas variações de quando se prepara no fogo ou em brasa como por ex: o churrasco – é um sabor que atiça o paladar dos consumidores e eleva suas expectativas para novos e interessantes sabores. Isto inclui diversas categorias, como snacks, carnes, alternativas de carne à base de plantas, vegetais, molhos, marinados e condimentos.

 

Um total de 26 tipos de Barbecue, sabores defumados e grelhados foram identificados no Taste Charts da Kerry na América Latina, Europa, APMEA (Asia Pacifico, Oriente Médio e África) e América do Norte. Destes sabores, doze foram considerados “emergentes”, enquanto outros cinco constituíam a categoria ” tendências em alta”.

 

Segundo a Innova, um em cada sete novos produtos desenvolvidos em todo o mundo é voltado para o sabor Barbecue, enquanto na Europa, 43% dos novos lançamentos de alimentos e bebidas em 2021 apresentavam-no como um ingrediente. A Ásia tem o maior potencial, com o aumento do lançamento de novos produtos em quase um terço (para 21%) nos últimos cinco anos. Além disso, mais de 33% de todos os molhos e produtos temperados lançados durante 2016 e2020 chamam a atenção para o Barbecue em seus rótulos, juntamente a 30% dos novos produtos da categoria de snacks. O sabor está agora classificado em terceiro lugar na lista dos melhores sabores de snacks a nível mundial, e em quinto em sabores de carne (“defumado” é o número um). Na América Latina, o sabor barbecue cresceu 20% nos lançamentos de novos produtos em 2021, em comparação com o ano anterior. Especialmente a categoria de salgadinhos tem visto o maior número de produtos com este sabor.

 

Devido à pandemia da COVID-19, cozinhar em casa se tornou uma atividade recorrente e tendência em ascensão nos últimos tempos. Além disso, uma vez que cada região tem grandes variações e tradições em churrasco, muitas delas estão agora migrando e cruzando os estilos culinários entre mercados e regiões. Em suma, os consumidores em todo o mundo estão à procura de novas variações de sabor e buscando novas experiências através do método de cozimento mais antigo do mundo – o fogo.

 

Foto: Divulgação

 

Segundo a Diretora Global de Insights da Kerry, Soumya Nair, “o Barbecue pode ser apenas o novo sabor favorito do mundo, e a tendência global que os nossos analistas estão avaliando neste momento mostra que os consumidores estão à procura de novos sabores específicos e variações cominspirações étnicas – tais como Coreano, Texano ou Brasileiro – em vários produtos de carne e snacks. Os consumidores adoram o equilíbrio de dulçor, sal, especiarias e defumado que parece melhorar praticamente qualquer aplicação, e testemunhamos regularmente novos itens com sabor Barbecue que aparecem nos menus e em lançamentos de produtos tais como snacks, carnes e proteínas alternativas”.

 

“Nossa pesquisa confirma que atualmente os consumidores em todo o mundo buscam pratos, snacks e sabores inspirados em diferentes culturas, e além disso, também demandam experiências autênticas e características de paladar que são fiéis a determinadas regiões de origem. Estão ativamente à procura de snacks, molhos e produtos cárneos inovadores no mercado, entre outras variedades de produtos. Inovações com sabores autênticos de Barbecue, além da resposta rápida ao mercado, são fatores chave para liderar um mercado tão dinâmico”.

 

A Kerry identificou 39 principais variações do sabor Barbecue conectado adiferentes tradições no mundo – desde Memphis e Texas na América do Norte a Kebab no Oriente Médio, Yakitori, Char Sui e Tandoori na Ásia, Khorovats da Armênia, a Jerk na América Latina. Barbecue também começou a entrar na tendência “mash-up”, com curry, sweet chilie churrasco na cerveja que começaram a emergir globalmente.

 

Nair acrescenta: “Para acompanhar os desejos do consumidor, as marcas devem trabalhar seus produtos e lançamentos de forma ágil, de modo a acompanhar a evolução e nuances de sabor que se tornaram mais complexas e culturalmente conhecidas através do sabor Barbecue. É vital, neste ambiente de mudanças, que inovações com o conceito Barbecuesatisfaçam as expectativas dos consumidores quanto ao sabor “real” e sua autenticidadede um preparo feitona brasa. Embora o Barbecue tenha uma leitura diferente em cada região do planeta, o fogo, é o método de cozimento mais antigo do mundo, e por assim dizer, está gravado e presente globalmente em nosso DNA”.

 

Comentários adicionais de Soumya Nair , Diretora de Insights da Kerry

 

“Enquanto autenticidade e nostalgia são emoções fortemente associadas ao apelo do churrasco, recentemente esse estilo culinário começou a expressar um nível mais alto de indulgência por meio de ingredientes premium, sustentáveis e de alta qualidade com listas mais simples e limpas. Alegações como “sem ingredientes artificiais”, “sem xarope de milho de alta frutose”, “não-GMO” e “orgânico” estão conquistando a atenção dos consumidores. Além disso, os molhos e temperos para barbecue adotaram uma posição saudável e melhor para si, com opções cetogênica e zero açúcar”.

 

“Globalmente o churrasco varia conforme o método de cozimento, com fogo, tipos de carne, molhos, condimentos, marinados ou especiarias utilizados, temperatura, tempo de cozimento e muitos outros fatores que desempenham papéis diferentes. Embora as especificidades sejam exclusivas em cada parte do mundo, é evidente que as pessoas e culturas se cruzam sobre o tema geral da cozinha a céu aberto. Quer seja grelhar, defumar, carbonizar, assar lentamente ou cozinhar a céu aberto, utilizar o fogo e a fumaça para realçar o sabor é uma tendência que está atualmente ‘em chamas'”.

 

Kerry Red Arrow

Com as tecnologias mais inovadoras no segmento de defumação e grelhados, aliadas à experiência em aplicações líderes da indústria, a Kerry Red Arrow é capaz de criar autênticos sabores de churrasco, defumados e grelhados com sabor superior. Estas ofertas são entusiasmantes para os consumidores e conduzem às preferências para o futuro. Além disso, com os consumidores priorizandoi cada vez mais a sustentabilidade, os nossos aromas de fumaça patenteados – capturados através do calor, madeira e água – são uma solução abrangente para empresas que procuram satisfazer a procura de produtos autênticos de churrasco que são melhorestanto para as pessoas como para o planeta. A Kerry Red Arrow é o fornecedor mais confiável do mundo em soluções de sabores para Barbecue: com uma herança estabelecida em fumaça e grelhados, uma vasta experiência em aplicações, amplo alcance de mercado e inestimável percepção do consumidor, a Kerry Red Arrow é sua parceira na expertise de sabores e perfis globais em Barbecue.

 

Sobre a Kerry

A Kerry é a líder mundial no desenvolvimento de soluções em Taste & Nutrition para os mercados de alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos. Sua ampla base tecnológica, modelo de negócios centrado no cliente e capacidade de soluções integradas líderes da indústria a posicionam como a melhor parceira na co-criação. Kerry é também um fabricante líder na indústria de alimentos refrigerados, principalmente para os mercados irlandês e britânico. Em 1994, a Kerry começou a operar na América Latina, começando no México. Em 1998, a empresa foi estabelecida no Brasil. Atualmente, a Kerry está presente em oito países da América Latina com 13 fábricas, 6 escritórios comerciais e 2 centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicação. Empregando mais de 26.000 pessoas em todo o mundo, incluindo mais de 1.000 cientistas de alimentos, e sua presença global se estende através de 148 fábricas em 32 países.

 

Na Rede Food Service você fica sabendo o que acontece de mais importante no mercado de alimentação fora do lar.  

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...