Pesquisar
Close this search box.

Gastromotiva e BR Marinas transformam mais de 30 toneladas de lixo com o Programa Light Recicla

A coleta é trocada por descontos na conta de luz da sede da Gastromotiva no RJ

Gastromotiva
Gastromotiva

 

Mais de 30 toneladas de material reciclável já foram recolhidas pela BR Marinas e trocados por desconto na conta de luz do Refettorio Gastromotiva, projeto de gastronomia social da ONG Gastromotiva em parceria com a Food For Soul. No espaço são produzidas e distribuídas refeições para população em situação de insegurança alimentar, além de funcionar um banco de alimentos que apoia mais de 60 projetos parceiros. Desde 2018, a BR Marinas, a maior rede de marinas do Brasil, realiza coleta seletiva de resíduos flutuantes no entorno da Marina da Glória, no Rio de Janeiro, para doar à Gastromotiva. A iniciativa faz parte do programa Light Recicla.

 

O Light Recicla é um projeto de sustentabilidade e geração de renda, destinado aos clientes da Light dentro da área de concessão da empresa, no Rio de Janeiro. O projeto permite a troca de materiais recicláveis por descontos na conta de energia, levando seus resíduos recicláveis a um dos Ecopontos do projeto. Desde a sua criação, em 2011, mais de 16 mil toneladas de resíduos e quase 92 mil litros de óleo de cozinha usados já foram obtidos. Além da bonificação que já superou a marca de mais de R﹩2 milhões.

 

Foto: Divulgação

 

Para a Gastromotiva, obter desconto na conta de energia por meio de uma iniciativa focada em sustentabilidade, é motivo de orgulho: “O programa Light Recicla é um ótimo exemplo de como o terceiro setor, empresas públicas e privadas e a sociedade podem e devem realizar ações em benefício do planeta. Não há mais razão para ficar inerte às questões socioambientais. Ter como foco a transformação social por meio da gastronomia é também considerar o impacto que a atividade causa e buscar as melhores soluções para reduzí-las”, afirma David Hertz, fundador da ONG para a Rede Food Service.

 

David Hertz, fundador da Gastromotiva – Foto: Divulgação

 

“A parceria com a Gastromotiva está alinhada com os nossos valores. Os empresários precisam entender que suas iniciativas influenciam o futuro de todos e que os critérios ESG precisam fazer parte do dia a dia das suas instituições. É fundamental que se compreenda que este investimento é, na verdade, uma oportunidade para as empresas. Um movimento que beneficia a todos”, afirma Gabriela Lobato Marins, CEO da BR Marinas.

 

Considerada uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil, a Light está no país há mais de um século oferecendo serviços de distribuição, geração e comercialização de energia. O programa Light Recicla é apenas uma das diversas frentes que a companhia tem a fim de preservar o planeta: “A Light é uma empresa comprometida com a sustentabilidade e com a utilização racional e adequada dos recursos naturais. Essa posição se reflete na gestão ambiental e nos compromissos assumidos com o meio ambiente e o clima, que norteiam as ações da companhia.” Destaca Rubens Veloso, Coordenador de Relacionamento com Comunidade da Light.

 

Sobre a Gastromotiva

Fundada no Brasil em 2006 pelo chef e empreendedor social David Hertz, a Gastromotiva tem como missão transformar a vida de pessoas e comunidades através da comida. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho no Brasil, México e El Salvador, a organização contribui para geração de impacto social positivo nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Gastromotiva já formou gratuitamente 6.000 jovens para o mercado de trabalho, ofereceu educação nutricional para mais de 100.000 pessoas e resgatou do desperdício mais de 300 toneladas de alimentos que foram ressignificados em mais de 1 milhão de refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Sobre a BR Marinas

A BR Marinas é a maior rede de marinas do Brasil. Sua trajetória começou em 1999 com a inauguração da Marina Piratas, em Angra dos Reis. Hoje, o grupo conta com oito marinas no Estado do Rio de Janeiro incluindo a Marina Verolme, maior polo náutico da América Latina e um dos maiores do mundo, e a icônica Marina da Glória. Todos os pontos de atracação oferecem os mais modernos sistemas de operação de embarcações e são geridos segundo os critérios ESG (Ambiental, Social e Governança).

 

Sobre a Light

A Light é uma empresa centenária e acredita que a sustentabilidade envolve as dimensões econômico-financeira, social e ambiental. Com base nesse tripé, as ações da companhia contribuem para que os compromissos assumidos com a sociedade, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do negócio sejam cumpridos. Desde 2001, a Light tem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que avalia e monitora os aspectos e impactos das atividades de seu parque operacional. Além disso, a companhia foi selecionada para integrar a Carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 14º ano consecutivo. O ISE faz uma análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...