A compra de insumos para o seu negócio de food service é o seu ‘calcanhar de aquiles’? Ou é um fornecedor do segmento de alimentação fora do lar e tem problemas para alavancar as suas vendas?
Se você se encaixa em uma dessas duas situações acima, então, hoje, nós da Rede Food Service vamos te apresentar a Cayena, um marketplace que oferece solução completa e personalizada de compras 100% digital para conectar empresários e fornecedores do food service.
Com o propósito de impulsionar negócios que colocam comida à mesa, a plataforma que começou com o nome de Poupachef vem sendo trabalhada pelos seus três sócios para tornar-se o melhor marketplace para o food service brasileiro. “A Cayena nasceu no segundo semestre de 2019. Somos um marketplace B2B focado no segmento food service. Assim, permitimos que restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis e dark kitchens reponha seus estoques em fornecedores pré-selecionados, com entrega no dia seguinte e prazo de pagamento. Nossa plataforma oferece mais de 20 mil produtos de diferentes categorias, como mercearia, proteína animal, laticínios, bebidas, FLV, materiais de limpeza e embalagens. Nós trabalhamos para impulsionar negócios que colocam comida à mesa. Isso inclui restaurantes e seu staff, fornecedores de alimentos e todos os demais stakeholders. Costumo dizer que a indústria de alimentos é a mais importante do planeta, afinal de contas, antes mesmo das pessoas terem casas, contas bancárias e se consultarem com médicos, elas já se alimentavam. Sem isso, todo o resto perde a sua relevância. E nós trabalhamos para construir a indústria de alimentos do futuro, usando tecnologia para promover decisões de negócios inteligentes”, apresenta Pedro Carvalho, um dos sócios-fundadores da Cayena em entrevista exclusiva à nossa reportagem.
Inspiração de criação da Cayena
Segundo Carvalho, a inspiração de criação da Cayena é fruto de uma experiência que ele e seus sócios Gabriel Sendacz e Raymond Shayo passaram juntos, uma vez que, além de parceiros na vida profissional, são amigos. “Nos conhecemos desde os tempos de faculdade. Após formados, eu, Gabriel e Raymond fomos trabalhar no mercado financeiro. Mas, após um tempo de mercado, vimos o ecossistema de empreendedorismo amadurecendo no país e, então, decidimos montar algo juntos. Antes mesmo de tudo, nós nos escolhemos como sócios. Em seguida, usamos muito da experiência que a minha família tem no ramo do food service. A minha irmã é proprietária da maior dark kitchen de Salvador, na Bahia, e nós entramos na operação dela para identificar quais eram os maiores pontos de dor e o que poderíamos fazer para tentar resolver. O custo de insumos é o maior custo de um restaurante, além de refletir a qualidade dos produtos que vão ser oferecidos. Por isso, a compra de insumos está no coração da operação de uma cozinha comercial. Com isso, percebemos que esse fluxo não estava tão otimizado o quanto deveria. O fato dos restaurantes comprarem comumente os mesmos itens, nos mesmos dias da semana, das mesmas marcas e praticamente nas mesmas quantidades mostra que essa é uma rotina altamente automatizável. Assim, na época, fizemos um experimento com o negócio da minha irmã e conseguimos economizar mais de 10% do custo de insumos dela. Foi aí que tivemos um estalo: se uma cozinha de grande porte e eficiente como a dela teve uma economia tão grande, certamente, existem outros restaurantes menores e menos profissionalizados que podem se beneficiar ainda mais desse modelo. Esse foi o dia 1 da Cayena”, resume.
Em relação à mudança do nome inicial do marktplace, Carvalho divide que “o principal motivo foi que achamos importante ter um nome mais internacional, que pudesse ser pronunciado facilmente em outros idiomas. Afinal, nós temos a intenção de expandir a operação além das fronteiras do Brasil. Por isso, decidimos optar por um nome internacional no início da empresa para não termos que fazer esse ajuste quando a marca for mais consolidada”, esclarece.
Como funciona a Cayena?
Sobre o funcionamento da Cayena, Carvalho reforça que o marktplace é uma startup que funciona por meio do atendimento completo e personalizado tanto para proprietários de negócios de alimentação fora do lar, quanto para os fornecedores desse mesmo nicho. “Para restaurantes, nós oferecemos um aplicativo em que o dono de restaurante, bar, lanchonete e afins pode navegar pelo estoque dos melhores fornecedores do food service e encontrar 100% do que ele precisa para repor o estoque do seu estabelecimento. Atualmente, temos 20 itens de diversas categorias como mercearia, laticínios, bebidas, FLV, proteína animal, embalagens, produtos de limpeza, entre outros. O app permite que o usuário faça a sua lista de compras da semana e a Cayena irá encontrar a alocação ideal de fornecedores para aquele pedido específico, considerando alguns critérios, como pedido mínimo, prazo de entrega, preços e avaliação do fornecedor. Já para fornecedores, nós somos um originador de pedidos para os nossos fornecedores parceiros. Ao se conectar à Cayena, nós multiplicamos a presença digital do parceiro e levamos os seus produtos para milhares de usuários ativos na plataforma. Importante ressaltar que não somos uma plataforma 100% aberta e que fazemos uma pré-qualificação do fornecedor parceiro antes de incluí-lo na base. O objetivo é identificar os fornecedores mais competentes para cada categoria de produto e, assim, garantir que estão aptos a atender a base de restaurantes no padrão Cayena”, detalha.
O empresário complementa que “atualmente, nós temos um único produto, que é alvo de toda a nossa atenção: o marketplace. Estamos extremamente focados em garantir que estamos conectando da forma mais eficiente possível fornecedores e compradores de restaurantes e permitindo que ambos os lados façam melhores negócios. Esse já é um desafio por si só enorme. Mudar os hábitos de consumo de um segmento tão tradicional como o food service é algo que não acontece da noite para o dia. Por isso, estamos apostando todas as nossas fichas e recursos nesse sentido. É claro que existem serviços complementares que também estão nos nossos planos, mas, por hora, não vamos distrair um só segundo de construir o melhor marketplace para o food service brasileiro”, garante.
Diferenciais da Cayena
Quando questionado sobre os reais diferenciais da Cayena, Carvalho destaca que “todo dono de restaurante sabe como é desafiador manter relacionamento com diversos fornecedores para o seu negócio, avaliar a qualidade de um novo fornecedor, ter uma boa visibilidade das ofertas de produtos e conseguir boas condições de compra com novos fornecedores. Para os restaurantes que se identificam com essa dificuldade, a Cayena oferece uma gama de fornecedores pré-qualificados, em uma interface única com mais de 20 mil produtos e um suporte de vendas pessoal e dedicado de uma das nossas embaixadoras. O nosso diferencial é oferecer uma solução completa e personalizada de compras em um processo 100% digital do cadastro ao pagamento”, frisa.
O empresário também acrescenta que “para restaurantes, somos o time de compras daqueles restaurantes que não podem arcar com o seu próprio e, por isso, acabam tendo um processo de reposição de estoque ineficiente e custoso. Permitimos que os operadores acessem uma base de fornecedores pré-qualificados, que oferecem 100% de tudo que ele precisa e com um atendimento individual e personalizado das nossas embaixadoras de vendas. O nosso cliente confia o seu processo de compras na Cayena e nós entregamos preço, prazo e comodidade na porta do seu estabelecimento. E, para fornecedores, nós permitimos que eles aumentem fortemente a sua presença digital pois, ao se plugarem na plataforma Cayena, passam a oferecer seus produtos para milhares de restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e dark kitchens que buscam facilidade para repor seus estoques. Além disso, a Cayena disponibiliza conhecimento para ajudar os seus fornecedores parceiros a terem operações mais eficientes e inteligentes em termos operacionais e logísticos”, ressalta.
Equipe e atuais metas Cayena
Atualmente, a Cayena é formada por um time de 25 colaboradores e, conforme Carvalho, “pretendemos atingir mais de 100 colaboradores em 2022. Temos um time de empreendedores resilientes, identificados com o propósito da companhia e que trabalham duro para conseguir construir o food service do futuro”, diz.
O empresário revela ainda que “recentemente, anunciamos a captação de R$ 20 milhões em recursos em uma rodada Série A para financiar o plano de crescimento da Cayena. A maior parte do investimento será empregado em contratações nas áreas de tecnologia e produto, bem como nos times de marketing e vendas. O objetivo da companhia é atingir um volume de vendas de R$ 100 milhões em 2022”, informa.
Na contramão da crise
Mesmo em meio à atual crise social e econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19 no Brasil, a Cayena apresenta resultados bem na contramão dos percalços que a maioria dos negócios ligados ao ramo food service passou ou ainda passa devido à doença. “Em março e abril de 2020, vimos mais de 70% da nossa base de clientes fechar as portas temporariamente ou definitivamente. Mas, após o susto inicial, percebemos que precisávamos mais do que nunca assumir papel protagonista em ajudar clientes e fornecedores parceiros a tornarem as suas operações o mais eficiente possível e foi o que fizemos. Percebemos também que aqueles restaurantes que costumavam frequentar atacados estavam receosos em se expor e, por isso, passaram a preferir a opção de repor seus estoques digitalmente, o que é uma tendência que já viemos acompanhando há muito tempo, mas que se acelerou nesse momento. Assim, nós aumentamos o nosso time de colaboradores, nos aproximamos dos nossos parceiros e, como consequência, vemos os restaurantes mais do triplicarem seu ticket médio na plataforma, reflexo do fato de terem concentrado as compras na Cayena. Atualmente, a Cayena fornece insumos que são usados para servir um equivalente a 500 mil refeições por mês. Nos orgulhamos muito de termos sido parceiros dos nossos clientes durante o desafio imposto pela pandemia do Covid-19 e, como resultado, crescemos as nossas vendas em mais de 30 vezes nos últimos 12 meses, apesar do cenário adverso. Hoje em dia, a retenção de vendas para os nossos clientes no app fica acima de 100% mês contra mês, o que mostra que os restaurantes que experimentam a nossa solução nunca mais voltam a fazer compras do modo antigo. Por isso, temos uma agenda animadora com a progressiva reabertura do comércio daqui em diante”, comemora.
Como fazer parte da Cayena?
Ficou interessado (a) em também fazer parte da Cayena e, assim, reduzir custos com compras e melhorar a gestão do seu negócio? Carvalho orienta que “os donos de restaurantes podem criar sua conta diretamente pelo site http://www.cayena.com ou, se preferirem, baixar o nosso app, que está disponível para sistemas Android e iOS”, já “os fornecedores interessados em se conectar à Cayena podem entrar em contato pelo mesmo site ou pelo email [email protected].”, convida.
Na Rede Food Service é assim! Quando o assunto é gestão e mercado, não medimos esforços para sempre te apresentar facilidades que somam ao seu dia a dia como empreendedor do ramo de alimentação fora do lar. Por isso, continue nos acompanhando!