O governo de São Paulo anunciou a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para bares e restaurantes no estado para 3,2%. O imposto, que havia sido aumentado em janeiro de 2021 para 3,69%, volta a ter o mesmo valor anterior.
Pelo Twitter, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a medida que foi confirmada em coletiva de imprensa. A redução representa impacto de de 13% no valor pago.
Inicialmente a alíquota de 3,69% seria válida por 24 meses a partir de janeiro deste ano, no entanto o governador afirmou que a redução é necessária para auxiliar a retomada do setor. A previsão é que a medida beneficie cerca de 250 mil empresas.
Em pronunciamento na coletiva, o secretário da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, Henrique Meirelles, afirmou que a medida visa “dar apoio e incentivo para aqueles setores que mais sofreram com a pandemia”. “Não é importante que se cresça só as grandes empresas e a indústria: temos que ter o setor de serviços crescendo, retomando e, com isso cada vez mais, São Paulo mantém sua posição de liderar a retomada econômica do país”.
Sinal de Retomada
Segundo o IBGE, em julho, o comércio cresceu 1,1% em relação a junho e teve alta de 17,8% comparado ao mesmo período no ano anterior. O estudo também indica tendência de migração dos gastos familiares de bens de consumo para serviços, como os de alimentação fora do lar.
- #molongui-disabled-link
- #molongui-disabled-link