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Uni Alimentos: a empresa que nasceu em uma garagem pelas mãos de publicitário e que deve se tornar uma das grandes no food service brasileiro até 2025

Com foco no desenvolvimento de produtos práticos para o dia a dia, marca atende companhias aéreas, empresas, hospitais, eventos, vending machines e já está presente em pontos de varejo de todo o país

 

Tornar-se uma das maiores empresas de produtos food service do Brasil. Essa é a atual meta da Uni Alimentos, a empresa que nasceu em uma garagem pelas mãos do publicitário Vagner da Silva Gomes, de 36 anos, e que, atualmente, já está presente em super e hipermercados, hortifrútis, lojas de produtos naturais, lanchonetes, padarias, empórios, laboratórios médicos e lojas de conveniências de todo o Brasil.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, ele define a Uni Alimentos como uma empresa focada no desenvolvimento de produtos práticos para o dia a dia, atendendo todas as necessidades de consumo, até mesmo quem tem restrições alimentares, como intolerantes a glúten, lactose e outros”, resume.

 

Vagner Santos, CEO e fundador da Uni Alimentos – Foto: Divulgação

 

O empresário conta que a Uni Alimentos surgiu depois que ele criou a Uni Soluções a partir do investimento inicial de R$ 100 mil. “A Uni Soluções é uma empresa focada em alimentação corporativa, atendendo todo um mercado de food service com produtos gourmet, kit lanches, catering, coffee break e outros. Na época da sua criação, em 2008, a Uni Soluções surgiu a partir de uma ideia minha de criar uma empresa especializada em ações promocionais. Porém, a minha visão ampliou, enxergando algumas fatias de mercados ainda pouco exploradas. Assim, em uma garagem perto de onde eu residia, em Pirituba, interior de São Paulo, comecei a dar os meus primeiros passos no mercado de alimentação corporativa.  A Uni Alimentos surgiu, então, aos meados 2012, como um braço estratégico da minha primeira empresa. Na data, o mercado de pessoas com restrições alimentares estava com uma demanda crescente, os clientes estavam cada vez mais recebendo pessoas que tinham essa necessidade e foi aí que surgiu essa a ideia desenvolver produtos para atender essa demanda. Os clientes adoraram e expandimos nossos produtos para outros nichos de mercado”, relata Gomes, que hoje, é o CEO da marca.

 

Estrutura e portfólio

 

Atualmente, a Uni Alimentos fica localizada na cidade de Caieiras, em São Paulo, em uma fábrica de 3.840 metros quadrados, com uma estrutura para alta produção e conta com mais de 70 funcionários treinados para garantir toda a qualidade de seus produtos até o paladar de seus consumidores.

 

Linha de produção da Uni Alimentos – Foto: Divulgação

 

Já o seu portfólio foi iniciado com a produção e venda da goma da tapioca. No entanto, a partir da novidade denominada de ‘Tapioca na Porção Certa’, projeto desenvolvido por meio de novas tendências de consumo do mercado percebida por Gomes que visa acabar com o desperdício dos pacotes de 500 gramas, a marca se tornou pioneira na comercialização de tapiocas em porções individuais. Porém, com o sucesso das tapiocas na porção certa, o empresário decidiu ousar ainda mais na venda dos produtos e lançou novas linhas, como a UniSnacks, Chips Brasil, Farofas da Fazenda, Pipocas Croc Bem, Chips de Frutas e Nuts Croc Bem.

 

A linha de biscoitos UniSnacks, especificamente, trouxe uma variedade de sabores capazes de atender as mais diversas necessidades alimentares dos consumidores brasileiros. Ela é composta por quatro sabores diferentes, sendo coco, queijo, linhaça dourada e canela. Além disso, os biscoitos são totalmente sem glúten, sem conservantes e alguns até sem açúcar.

 

Campanha publicitária da linha Croc Bem da Uni Alimentos – Foto: Divulgação

 

Cabe ressaltar que os Chips Brasil, linha de chips à base de mandioca e batata-doce, fizeram a versatilidade da marca ficar ainda maior. Feitos a partir de raízes brasileiras, os chips apresentam-se em quatro sabores, sendo mandioca natural, mandioca cebola e salsa, mandioca limão e pimenta e batata doce natural. Os salgadinhos são totalmente veganos, sem conservantes e sem gordura trans. “Com o aumento das tendências fitness e saudável na qual vivemos, o segmento têm se preocupado, cada vez mais, em acrescentar elementos de saúde e bem-estar em seus cardápios. Ingredientes orgânicos e com procedência comprovada se tornaram opções preferidas nos carrinhos de supermercado daqueles que necessitam de uma ‘boquinha rápida”, sinaliza Gomes.

 

Perfil de cliente e diferenciação

 

Quando questionado sobre o perfil de cliente da Uni Alimentos, o CEO partilha que a empresa é focada “em fornecer produtos de qualidade para o mercado food service, atendendo companhias aéreas, coffee breaks, hospitais, eventos, vending machines, brindes promocionais e outros. Já a Uni Soluções, hoje, visa atender empresas que necessitam de uma alimentação personalizada para seus eventos externos e internos”, explica.

 

Linha de produção da Uni Alimentos – Foto: Divulgação

 

Na visão de Gomes, as suas duas empresas se diferenciam pelo fato de ofertarem “inovação, pois não gostamos do tradicional e sempre estamos desenvolvendo produtos com alta tecnologia para atender nosso mercado”, garante.

 

Segredo do sucesso

 

Ainda conforme Gomes, após seis anos com o sucesso da Uni Soluções, ele decidiu inovar e investir mais de R$ 2 milhões em pesquisas, estrutura e mão de obra para realizar o sonho de oferecer alimentos práticos e saudáveis aos consumidores por meio da Uni Alimentos. “A gente anda em São Paulo e percebe como a vida é corrida. Minha ideia foi justamente trazer soluções criativas e inovadoras para facilitar e melhorar as condições alimentares dos consumidores”, ressalta.

 

Vagner Silva e seu pai em divulgação da Uni Alimentos – Foto: Divulgação

 

O empresário complementa que, na sua visão, o segredo para alcançar sucesso no atual mercado food service é trabalhar pensando em “qualidade, inovação, pontualidade e estrutura. Assim, a dica que tenho para os que ainda estão começando nesse ramo é ter foco, fé e determinação, pois, como em qualquer outro mercado, tem sim suas dificuldades e particularidades”, orienta.

 

Efeitos da pandemia de Covid-19 e planos

 

Por fim, Gomes divide que, em decorrência da pandemia de Covid-19, “passamos por uma dificuldade como qualquer outra empresa. Porém, nosso DNA de inovação não se perdeu. Adaptamos processos, fortalecemos relações com nossos clientes online e o ponto chave foi a adoção de estratégias de marketing para retenção de clientes”, esclarece o empresário que não possui sócios e planeja transforar a Uni Alimentos “em uma referência no varejo e food service, desenvolvendo produtos de alta qualidade e inovadores! Por isso, nossa meta é de, até 2025, ser uma das maiores empresas de produtos food service no Brasil”, reforça.

 

E aí? Gostou de conhecer a história de sucesso de mais um negócio de alimentação do lar? Então, continue nos acompanhando. Afinal, aqui na Rede Food Service, nossa missão é sempre te inspirar a também tornar-se um empresário do ramo!

Escrito por #molongui-disabled-link

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