Pesquisa intitulada de ‘A Sustentabilidade/Responsabilidade Social das Organizações no Brasil – discursos e práticas’ e realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) aponta que, entre as 105 empresas estudadas – 95% privadas nacionais e multinacionais com mais de 3.000 funcionários – quase a totalidade já possui programas de sustentabilidade e de responsabilidade social formais (91%) e publicados (87%).
Segundo o mesmo estudo, que foi patrocinado pela Bayer, FCA e Natura, três empresas reconhecidas pela adoção de práticas sustentáveis nos negócios, 57% das empresas participantes têm os temas sustentabilidade e responsabilidade social entre as suas cinco principais prioridades, enquanto, para 25%, entre as três e, para 8%, trata-se de prioridade máxima. No entanto, 10% das empresas consultadas por meio de coleta online de dados entre os meses de maio e junho de 2019 alegaram que tais temas ainda não estão entre as prioridades das respectivas organizações.
E no seu negócio food service? Sustentabilidade e responsabilidade social também já são uma prioridade? Se não, hoje, nós da Rede Food Service queremos te apresentar o IMPACTA ODS, um projeto que visa disseminar a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD) da Organização das Nações Unidas (ONU) entre crianças e adolescentes de comunidades e escolas públicas do Brasil por meio de gibis e que está à procura de apoiadores, incluindo os do ramo de alimentação fora do lar.
O que é o IMPACTA ODS?
De acordo com Joanna Sultanum Calazans, Gerente Nacional de Relações Institucionais da Aldeias Infantis SOS, “o IMPACTA ODS é um projeto da Aldeias Infantis SOS, em parceria com o Instituto Maurício de Sousa. Hoje, contamos com 17 gibis da Turma da Mônica que abordam a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e uma plataforma de formação EAD referente. Eu sou a responsável por apresentar o projeto para empresas que possam financiá-lo e o nosso principal propósito é disseminar a temática dos ODS de forma lúdica e divertida entre crianças, adolescentes, jovens e público em geral”, resume.
A Aldeias Infantis SOS, que também é conhecida pelo nome SOS Children’s Villages, é uma organização humanitária, sem fins lucrativos, não governamental e independente, que, há mais de 50 anos, luta pelo direito das crianças, jovens e adolescentes a viverem em família. Atualmente, a entidade possui “72 projetos distribuídos em 10 Estados mais o Distrito Federal. São mais de 4 mil pessoas, sendo cerca de 500 crianças e adolescentes acolhidos em nossas casas lares em todo o Brasil e 3.500 pessoas em projetos que visam o fortalecimento familiar e comunitário com vistas à prevenção da perda do cuidado parental”, explica a Gerente Nacional de Relações Institucionais da organização.
Quando surgiu o IMPACTA ODS?
Calazans conta que o IMPACTA ODS “foi idealizado em 2017, quando a Aldeias Infantis buscava formas de apoiar a disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A organização já tinha um diálogo com o Instituto Maurício de Sousa e viu uma oportunidade de trazer os personagens da Turma da Mônica para apoiar a disseminação desta temática. A partir daí, surgiu o IMPACTA ODS, que foi iniciado somente com um gibi, o zero, que falava sobre o que são os ODS. Mas, em 2020, conseguimos viabilizar o projeto completo, com todos os gibis e a plataforma EAD para qualificar melhor agentes multiplicadores sobre a Agenda 2030. O projeto completo foi relançado neste mês de agosto de 2021 e vem sendo fortemente divulgado na mídia e em eventos de sustentabilidade”, comemora.
Objetivos e como funciona o IMPACTA ODS?
Atualmente, os principais objetivos do IMPACTA ODS são os seguintes:
- OBJETIVO 1: disseminar a Agenda 2030 nas escolas e empresas de todo o Brasil;
- OBJETIVO 2: oferecer formação para professores sobre a temática para aplicação em sala de aula;
- OBJETIVO 3: realizar webinars para colaboradores de empresas apoiadoras sobre a temática;
- OBJETIVO 4: disponibilizar acesso digital aos gibis da Turma da Mônica.
Sobre o funcionamento do projeto, a Gerente Nacional de Relações Institucionais esclarece que “o IMPACTA ODS conta com o patrocínio de empresas que podem apoiar em três níveis. O nível 1 apoia o portal de acesso aos gibis de acesso universal aos gibis digitais e 15 acessos à formação EAD ao público em geral. O segundo 2, além das entregas já mencionadas, o patrocinador também recebe 2 mil gibis para distribuição e formação básica para 20 pessoas e formação avançada para até 15 professores/educadores na temática. No nível 3, a empresa recebe 4 mil gibis impressos e formação básica para até 30 pessoas e a avançada para até 30 educadores. Os gibis impressos veem com capa personalizada, indicando a participação do patrocinador no projeto”, ressalta.
Metas do IMPACTA ODS
Em relação às metas do IMPACTA ODS, Calazans divide que “o projeto tem como finalidade chegar em 16 milhões de pessoas até 2030, sendo válido ressaltar que tem um grande impacto no ODS 4, meta 4.7, que busca a educação para o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o IMPACTA ODS atua na disseminação da temática e incorporação de um estilo de vida mais sustentável para o planeta, trazendo discussões nesse sentido para espaços educativos e de desenvolvimento”, enfatiza.
Como ser um apoiador (a) do IMPACTA ODS?
É possível ser um apoiador do IMPACTO ODS tanto de maneira pessoal, quanto em nome de empresas. No caso do empresariado, a Gerente Nacional de Relações Institucionais esclarece que as “as empresas podem patrocinar o projeto por meio de cotas, que possibilitam a disseminação da temática ao maior número de pessoas possíveis. Além disso, ao apoiar o IMPACTA ODS, as empresas também apoiam a Aldeias Infantis SOS e suas iniciativas, que impactam além do ODS 4, os ODS 1, 8, 10, 16 e 17. Basta entrar em contato comigo pelo e-mail [email protected] ou telefone (81) 98888-9292”, convida.
Quem já apoia, recomenda!
Leonardo Lima, o curador da Editoria Sustenfood da Rede Food Service e Ex-Diretor de Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social da Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s do mundo e que opera a marca em 20 países da América Latina e do Caribe, é um dos apoiadores do IMPACTA ODS, estando, inclusive, na ‘linha de frente’ na angariação de mais recursos para o projeto que, na sua visão, merece ser expandido.
Lima conheceu o IMPACTO ODS logo no seu início, “quando a Mariana, da Aldeias Infantis SOS, me o apresentou. Na época, ainda atuava como Diretor de Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social da Arcos Dorados e estava à procura de uma maneira de trazer a educação da companhia sobre o que significam, de fato, os ODS. Nesse momento, depois de entender que isso poderia ser feito por meio de gibis e personagens do Maurício de Souza que todos nós conhecemos há anos, fiquei literalmente encantado e vi seu enorme potencial de educação das crianças brasileiras sobre temáticas tão importantes. Assim, desde então, passei a ser um dos patrocinadores de forma pessoal e também por meio da Arcos Dourados”, relata.
A partir deste ano de 2021, depois que o projeto ficou parado por um período devido à falta de recursos, Lima se deparou com os gibis do IMPACTA ODS na sua casa e decidiu que precisava fazer mais alguma coisa pela iniciativa de tanto valor. Assim, ele voltou a entrar em contato com a equipe da Aldeias Infantis SOS ainda como colaboradora na Arcos Dorados. “Eu propus um relançamento do projeto e, assim, estamos fazendo desde então. Queremos estender o IMPACTA ODS para 16 milhões de jovens brasileiros por meio dos gibis. A leitura dos gibis é muito simples e acredito que irá fazer com que as crianças disseminem o conhecimento presente neles também para os seus pais. Estamos superpositivos e otimistas com o relançamento e, agora, estou até como Embaixador do IMPACTA ODS. Apoiar esse projeto é uma maneira de promover um nível de educação sem igual para as crianças e jovens de todo o Brasil e sabemos que necessitamos educar a sociedade para um tema que eu chamo de humanidade. A humanidade não significa português, matemática ou história. Significa como nós temos que viver como sociedade. Então, nada melhor do que educar as crianças quando elas ainda estão aprendendo o que é ser humano e o que é viver em sociedade. Por isso, eu conto com todos, inclusive com a Rede Food Service, para nos ajudar na divulgação desse projeto e na angariação do patrocínio do maior número de organizações que se interessam de verdade pela educação no Brasil”, finaliza.
Na Rede Food Service é assim! Sustentabilidade e responsabilidade social são prioridade desde a nossa idealização. Por isso, continue nos acompanhando e sendo informado em primeira mão sobre iniciativas sérias e que valem, realmente, o investimento de você como empresário do ramo de alimentação fora do lar!