in

IFF oferece solução ‘clean label’ para a produção de Pães com melhor qualidade e potencialmente mais acessíveis

GRINDSTED POWERBake Clean também facilita o processo de preparação e reduz perdas e desperdícios, segundo a empresa

Foto: Getty Images

 

Dados recentemente divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) revelaram que, apesar do cenário de dificuldades para diversos setores em decorrência da pandemia de Covid-19, o setor o qual ela representa apresentou significativo crescimento. A última pesquisa feita pela associação, em parceria com a consultoria Nielsen, aponta que as vendas do segmento somaram R$ 40,5 bilhões em 2020, o que assinala 9% acima do valor do faturamento alcançado em 2019, de R$ 37,1 bilhões.

 

Durante o ano passado, foram comercializadas 3,5 milhões de toneladas de produtos, 6% a mais que 2019, de 3,3 milhões de toneladas. Entre as categorias estudadas, vale o destaque para a de pães e bolos industrializados com crescimento de 12% no volume vendido.

 

Foto: Divulgação

 

Segundo dados divulgados pelos principais marketplaces de Delivery para restaurantes, as categorias de produtos mais vendidas nas plataformas em 2020 foram Hambúrgueres e Sanduíches, respectivamente em primeiro e segundo lugares. A categoria ‘Padarias e Pães’ também ficou entre as 10 mais procuradas pelos usuários nas plataformas.

 

Paralelo a esse positivo cenário, a IFF, empresa líder do setor de alimentos, bebidas, saúde, biociências e experiências sensoriais, com amplo portfólio de ingredientes para a indústria da panificação, descobriu junto aos consumidores de toda a América do Sul, em conjunto com a empresa de pesquisas GfK (Growth from Knowledge), que mais de 50% dos entrevistados consomem pães industrializados mais de três vezes por semana. Entretanto, apurou também que o movimento chamado de clean label está se fortalecendo em alguns países europeus e que isso, muito provavelmente, vai acontecer na América do Sul. Até porque, durante os estudos, os pesquisadores avaliaram que ainda não há entre o público pesquisado uma definição clara do que é clean label, mas que já é costume associar esse termo a um consumo mais responsável, a ingredientes naturais e às informações nutricionais transparentes.

 

O que é a solução GRINDSTED POWERBake Clean?

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Vanessa Martins Mendes, Gerente de Marketing para Panificação na IFF, apresentou a GRINDSTED POWERBake Clean como “uma solução exclusiva e de última geração que a IFF recentemente passou a disponibilizar para a indústria de panificação na América do Sul. Por meio dela, fabricantes de pães industrializados podem criar produtos mais em sintonia com o desejo do consumidor que busca por formulações mais simples e com ingredientes que ele conhece. Essas são facetas do clean label (‘rótulo limpo’), um movimento que se fortalece em todo o mundo e que, cada vez mais, poderá ter peso nas decisões de compra de alimentos industrializados, incluindo pães. Os consumidores estão mais preocupados com a saúde e conscientes da importância da alimentação para a qualidade de vida. A pandemia de Covid-19 acelerou essa tendência. Segundo uma pesquisa que a IFF fez recentemente, com apoio da consultoria Kyra, 94% dos brasileiros afirmaram estar mais atentos à saúde e à imunidade e 77% disseram ter adotado uma alimentação mais saudável nos últimos meses”, destaca.

 

Vanessa Mendes, Ger. Mkt. para Panificação na IFF – Foto: Divulgação

 

Para que funciona?

 

Sobre as funcionalidades da GRINDSTED POWERBake Clean, Luis Gioia, Especialista em Aplicações para Panificação na IFF, explica que “ela permite dispensar o uso de agentes oxidantes e pode substituir os reforçadores de massa e 100% do glúten de trigo vital, que é habitualmente adicionado às formulações de pães industrializados. Tudo isso reforçando não apenas a rede de glúten, mas a estrutura do pão em geral, o que é uma conquista significativa do ponto de vista técnico. Para os fabricantes, especificamente, a GRINDSTED POWERBake Clean garante benefícios de processo, como maior produtividade, maior resistência das massas, maior tolerância, maior volume e pães com melhor formato. É uma solução realmente inovadora para o mercado, sendo capaz de substituir certos ingredientes tradicionalmente utilizados na panificação, cujos nomes técnicos podem não soar familiares a alguns consumidores”, relata.

 

Quais são os diferenciais da solução?

 

Já quando questionado sobre os diferenciais da GRINDSTED POWERBake Clean, Gioia partilha que “em primeiro lugar, a solução se diferencia por ser um sistema integrado. Ou seja, uma mescla de ingredientes. A GRINDSTED POWERBake Clean reúne lecitina de soja, enzimas e fibra solúvel de fontes naturais de forma sinérgica e otimizada, proporcionando desempenho superior no produto final, quando comparado com a utilização de ingredientes separadamente. Esse novo lançamento é resultado de muitos estudos dos nossos cientistas e de ajustes tecnológicos, culminando em um produto inovador. Além disso, ao eliminar ou diminuir as perdas de produção por produtos em não conformidade, como pães de baixo volume, por exemplo, a GRINDSTED POWERBake Clean colabora com a redução do desperdício de matérias-primas e do consumo de energia, impactando positivamente no footprint de quem a utiliza”, garante.

 

Gioia, Especialista em Aplicações para Panificação na IFF – Foto: Divulgação

 

O Especialista em Aplicações para Panificação na IFF partilha ainda que o nome GRINDSTED POWERBake Clean foi inspirado no fato de que “GRINDSTED é a nossa marca guarda-chuvas, que combinam ingredientes avançados de alta qualidade para uma variedade de aplicações. Dentro dela, GRINDSTED POWERBake é uma submarca direcionada à indústria de panificação e que já tem um grande reconhecimento no setor. E o Clean é o distintivo para reforçar o atributo clean label do novo produto. Ou seja, a capacidade de poder substituir o uso de ingredientes individuais, simplificando as formulações e tornando-as mais ‘limpas’”, esclarece.

 

GRINDSTED POWERBake Clean no food service

 

Com o crescimento do food service em Supermercados e Padarias e com o protagonismo das categorias Hambúrgueres e Sanduíches no canal delivery, é cada vez mais importante produzir e oferecer pães de qualidade nos estabelecimentos, principalmente pelo fato de que o pão é um dos principais fatores de diferenciação destes produtos.

 

Conforme Mendes, “Os pães industrializados, sejam brancos, integrais ou especiais, são percebidos positivamente como produtos saudáveis e convenientes e estão no dia a dia dos consumidores e dos serviços de alimentação no país. De acordo com uma pesquisa que a IFF realizou recentemente junto a consumidores de toda a América do Sul, em parceria com a empresa de pesquisas GfK (Growth from Knowledge), mais de 50% dos entrevistados afirmaram consumir pães industrializados mais de três vezes por semana. É um número significativo. Além disso, a capacidade de GRINDSTED POWERBake Clean dispensar o uso de glúten de trigo vital pode gerar economia de custos aos fabricantes, com possíveis impactos positivos para os negócios de food service e também para o consumidor final”, detalha.

 

Expectativas com relação a solução no mercado

 

Por fim, Mendes divide que ela e todos da equipe da IFF estão na expectativa da GRINDSTED POWERBake Clean, literalmente, ganhar o mercado de panificação. “Estamos confiantes numa ótima aceitação deste novo lançamento entre as indústrias de panificação. GRINDSTED POWERBake Clean pode beneficiar a maioria dos pães industrializados. O produto é tanto eficiente em formulações clean label, em que a simplificação do rótulo é necessária, como em linhas de maior venda, com benefícios de custo graças à redução da dependência de utilização de glúten vital na formulação”, endossa.

 

Na Rede Food Service é assim. Sempre te informamos aqui na editoria Mão na Massa sobre quais são as novidades do mercado de confeitaria, panificação, rotisseria e sorveteria. Então, continue nos acompanhando!

Escrito por #molongui-disabled-link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Ritmo de expansão de lojas online no Brasil foi superior a 22% nos últimos 12 meses pequenas empresas detêm 52% dos e-commerce

Linha Bassi passa a ser vendida pela Marfirg por meio de aplicativo