Dados recentemente divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) revelaram que, apesar do cenário de dificuldades para diversos setores em decorrência da pandemia de Covid-19, o setor o qual ela representa apresentou significativo crescimento. A última pesquisa feita pela associação, em parceria com a consultoria Nielsen, aponta que as vendas do segmento somaram R$ 40,5 bilhões em 2020, o que assinala 9% acima do valor do faturamento alcançado em 2019, de R$ 37,1 bilhões.
Durante o ano passado, foram comercializadas 3,5 milhões de toneladas de produtos, 6% a mais que 2019, de 3,3 milhões de toneladas. Entre as categorias estudadas, vale o destaque para a de pães e bolos industrializados com crescimento de 12% no volume vendido.

Segundo dados divulgados pelos principais marketplaces de Delivery para restaurantes, as categorias de produtos mais vendidas nas plataformas em 2020 foram Hambúrgueres e Sanduíches, respectivamente em primeiro e segundo lugares. A categoria ‘Padarias e Pães’ também ficou entre as 10 mais procuradas pelos usuários nas plataformas.
Paralelo a esse positivo cenário, a IFF, empresa líder do setor de alimentos, bebidas, saúde, biociências e experiências sensoriais, com amplo portfólio de ingredientes para a indústria da panificação, descobriu junto aos consumidores de toda a América do Sul, em conjunto com a empresa de pesquisas GfK (Growth from Knowledge), que mais de 50% dos entrevistados consomem pães industrializados mais de três vezes por semana. Entretanto, apurou também que o movimento chamado de clean label está se fortalecendo em alguns países europeus e que isso, muito provavelmente, vai acontecer na América do Sul. Até porque, durante os estudos, os pesquisadores avaliaram que ainda não há entre o público pesquisado uma definição clara do que é clean label, mas que já é costume associar esse termo a um consumo mais responsável, a ingredientes naturais e às informações nutricionais transparentes.
O que é a solução GRINDSTED POWERBake Clean?
Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Vanessa Martins Mendes, Gerente de Marketing para Panificação na IFF, apresentou a GRINDSTED POWERBake Clean como “uma solução exclusiva e de última geração que a IFF recentemente passou a disponibilizar para a indústria de panificação na América do Sul. Por meio dela, fabricantes de pães industrializados podem criar produtos mais em sintonia com o desejo do consumidor que busca por formulações mais simples e com ingredientes que ele conhece. Essas são facetas do clean label (‘rótulo limpo’), um movimento que se fortalece em todo o mundo e que, cada vez mais, poderá ter peso nas decisões de compra de alimentos industrializados, incluindo pães. Os consumidores estão mais preocupados com a saúde e conscientes da importância da alimentação para a qualidade de vida. A pandemia de Covid-19 acelerou essa tendência. Segundo uma pesquisa que a IFF fez recentemente, com apoio da consultoria Kyra, 94% dos brasileiros afirmaram estar mais atentos à saúde e à imunidade e 77% disseram ter adotado uma alimentação mais saudável nos últimos meses”, destaca.

Para que funciona?
Sobre as funcionalidades da GRINDSTED POWERBake Clean, Luis Gioia, Especialista em Aplicações para Panificação na IFF, explica que “ela permite dispensar o uso de agentes oxidantes e pode substituir os reforçadores de massa e 100% do glúten de trigo vital, que é habitualmente adicionado às formulações de pães industrializados. Tudo isso reforçando não apenas a rede de glúten, mas a estrutura do pão em geral, o que é uma conquista significativa do ponto de vista técnico. Para os fabricantes, especificamente, a GRINDSTED POWERBake Clean garante benefícios de processo, como maior produtividade, maior resistência das massas, maior tolerância, maior volume e pães com melhor formato. É uma solução realmente inovadora para o mercado, sendo capaz de substituir certos ingredientes tradicionalmente utilizados na panificação, cujos nomes técnicos podem não soar familiares a alguns consumidores”, relata.
Quais são os diferenciais da solução?
Já quando questionado sobre os diferenciais da GRINDSTED POWERBake Clean, Gioia partilha que “em primeiro lugar, a solução se diferencia por ser um sistema integrado. Ou seja, uma mescla de ingredientes. A GRINDSTED POWERBake Clean reúne lecitina de soja, enzimas e fibra solúvel de fontes naturais de forma sinérgica e otimizada, proporcionando desempenho superior no produto final, quando comparado com a utilização de ingredientes separadamente. Esse novo lançamento é resultado de muitos estudos dos nossos cientistas e de ajustes tecnológicos, culminando em um produto inovador. Além disso, ao eliminar ou diminuir as perdas de produção por produtos em não conformidade, como pães de baixo volume, por exemplo, a GRINDSTED POWERBake Clean colabora com a redução do desperdício de matérias-primas e do consumo de energia, impactando positivamente no footprint de quem a utiliza”, garante.

O Especialista em Aplicações para Panificação na IFF partilha ainda que o nome GRINDSTED POWERBake Clean foi inspirado no fato de que “GRINDSTED é a nossa marca guarda-chuvas, que combinam ingredientes avançados de alta qualidade para uma variedade de aplicações. Dentro dela, GRINDSTED POWERBake é uma submarca direcionada à indústria de panificação e que já tem um grande reconhecimento no setor. E o Clean é o distintivo para reforçar o atributo clean label do novo produto. Ou seja, a capacidade de poder substituir o uso de ingredientes individuais, simplificando as formulações e tornando-as mais ‘limpas’”, esclarece.
GRINDSTED POWERBake Clean no food service
Com o crescimento do food service em Supermercados e Padarias e com o protagonismo das categorias Hambúrgueres e Sanduíches no canal delivery, é cada vez mais importante produzir e oferecer pães de qualidade nos estabelecimentos, principalmente pelo fato de que o pão é um dos principais fatores de diferenciação destes produtos.
Conforme Mendes, “Os pães industrializados, sejam brancos, integrais ou especiais, são percebidos positivamente como produtos saudáveis e convenientes e estão no dia a dia dos consumidores e dos serviços de alimentação no país. De acordo com uma pesquisa que a IFF realizou recentemente junto a consumidores de toda a América do Sul, em parceria com a empresa de pesquisas GfK (Growth from Knowledge), mais de 50% dos entrevistados afirmaram consumir pães industrializados mais de três vezes por semana. É um número significativo. Além disso, a capacidade de GRINDSTED POWERBake Clean dispensar o uso de glúten de trigo vital pode gerar economia de custos aos fabricantes, com possíveis impactos positivos para os negócios de food service e também para o consumidor final”, detalha.
Expectativas com relação a solução no mercado
Por fim, Mendes divide que ela e todos da equipe da IFF estão na expectativa da GRINDSTED POWERBake Clean, literalmente, ganhar o mercado de panificação. “Estamos confiantes numa ótima aceitação deste novo lançamento entre as indústrias de panificação. GRINDSTED POWERBake Clean pode beneficiar a maioria dos pães industrializados. O produto é tanto eficiente em formulações clean label, em que a simplificação do rótulo é necessária, como em linhas de maior venda, com benefícios de custo graças à redução da dependência de utilização de glúten vital na formulação”, endossa.
Na Rede Food Service é assim. Sempre te informamos aqui na editoria Mão na Massa sobre quais são as novidades do mercado de confeitaria, panificação, rotisseria e sorveteria. Então, continue nos acompanhando!