A pandemia de Covid-19, realmente, transformou e ainda vem transformando o mercado de alimentação fora do lar em todo o mundo. E, no Brasil, não tem sido diferente. A mais recente pesquisa realizada pela Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred, revelou importantes mudanças nos hábitos alimentares dos trabalhadores da região Sudeste do país.
Conforme o estudo, feito com mil respondentes ao todo, “86% dos trabalhadores do Sudeste aumentaram os gastos com alimentação durante a pandemia de Covid-19, sendo que, desse total, 23% revelaram um acréscimo de mais de 50% no gasto mensal com a compra de mantimentos, enquanto 27.5% disseram que sentiram um aumento de 10 a 30% e 28% observaram uma alta de 30 a 50%. Cerca de 10% dos participantes disseram que o gasto continua igual e apenas 3% revelaram que ele diminuiu”, aponta a assessoria de imprensa da Ticket.
Em relação à frequência com que os participantes passaram a realizar as compras nos supermercados ou quitandas, açougues, peixarias, mercados, sacolão, entre outros, “41% responderam que vão pelo menos uma vez por semana ao estabelecimento, 21% duas vezes ao mês e 17% frequentam três ou mais vezes por semana. O uso do cartão alimentação se destaca entre as formas de pagamento nesses estabelecimentos, com 56% de utilização em pagamentos presenciais e 10% em pagamentos online. Os cartões de crédito e débito são usados em 30% e 27% das vezes, respectivamente. Já o dinheiro é a preferência em 9.5% das compras feitas pelos entrevistados. Já os pedidos de comida em restaurantes seguem na rotina de parte dos trabalhadores: 65% dos participantes da pesquisa continuaram realizando pedidos durante a pandemia, mesmo que não diariamente. Quando pedem as refeições em restaurantes, a forma de pagamento mais utilizada, segundo 41% das pessoas, é o cartão refeição para pagamento manual. Já 27% preferem utilizar o cartão de crédito, 23% o cartão refeição para pagamento online, 27% recorrem ao cartão de débito e 11% utilizam dinheiro em espécie”, detalha a assessoria.
Em entrevista à Rede Food Service, Felipe Gomes, Diretor-Geral da Ticket, revelou que “o trabalho remoto ainda é privilégio de uma pequena parcela dos trabalhadores brasileiros, mas não podemos ignorar as novas necessidades dos que tiveram sua rotina modificada. O aumento no volume de compras de mantimentos é uma delas. A pandemia de Covid-19 mudou os hábitos de refeição dos trabalhadores brasileiros, mas os benefícios de alimentação e refeição continuam sendo fundamentais para 69% dos respondentes, que afirmaram que os benefícios oferecidos pela empresa neste cenário contribuem para o aumento de seu poder de compra durante a pandemia de Covid-19”, ressalta.