Pesquisar
Close this search box.

Americanas entra no mercado de produtos frescos e saudáveis ao adquirir a Hortifruti Natural da Terra

Atualmente, a Hortifruti Natural da Terra possui uma rede de 73 lojas em 4 Estados, sendo referência digital do setor no Brasil

NaturaldaTerra
NaturaldaTerra

 

Pelo que tudo indica, o mercado de produtos frescos e saudáveis continua a todo vapor, principalmente, depois das mudanças de consumo decorrentes dos efeitos sociais e econômicos provocados pela pandemia de Covid-19. Neste movimento, a Americanas acaba de anunciar que adquiriu a HORTIGIL HORTIFRUTI S.A, conhecida como Hortifruti Natural da Terra ou HNT, que se trata da maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras do Brasil.

 

Atualmente, a Hortifruti Natural da Terra possui uma rede de 73 lojas em 4 Estados, sendo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, e também é conhecida como uma empresa referência digital do setor no país devido às suas vendas online, que representam 16% do total. “Com uma estratégia omnichannel, oferecendo diversos serviços para compras realizadas nas lojas, sites, apps e WhatsApp, incluindo entregas no mesmo dia e retirada na loja em 100% da sua rede, a HNT apresentou uma receita bruta de R$ 2 bilhões e uma margem EBITDA de 12% nos últimos 12 meses terminados em 30 de junho de 2021”, destaca a assessoria de imprensa da Americanas.

 

Foto: Divulgação

 

É válido ressaltar também que, a Hortifruti Natural da Terra possui uma base de clientes com alta recorrência, que compram em média 34x ao ano, com gasto mensal de R$ 125. A HNT possui mais de 7 mil SKUs e 3 formatos de lojas: (i) 54 Lojas Tradicionais, que oferecem experiência de compra e sortimento completos; (ii) 18 Lojas Leves, lojas menores que atendem a necessidade da feira do dia a dia; e (iii) 1 Dark Store, que atende apenas aos pedidos digitais. As lojas são abastecidas por uma plataforma logística proprietária que entrega diariamente em toda a rede – do campo para as lojas em até 24 horas – garantindo que os produtos estejam sempre frescos. Com a aquisição da Hortifruti Natural da Terra, foram identificadas diversas oportunidades de sinergias, complementando o sortimento de produtos frescos e saudáveis nas lojas da Americanas e impulsionando a operação online da Americanas Mercado. Além disso, permite a expansão da integração com a fintech AME, aumentando a oferta de produtos e serviços financeiros nas lojas da HNT (cartão de crédito, recarga de celular, cartões de conteúdo, crédito para pessoa física, entre outros). A aquisição será realizada mediante o pagamento em recursos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões, condicionado aos ajustes usuais neste tipo de transação. A conclusão da operação está sujeita à aprovação prévia pela autoridade antitruste (CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica)”, complementa a assessoria.

 

Repercussão

 

Em entrevista à Rede Food Service, Miguel Gutierrez, CEO da Americanas, avalia que a aquisição é um movimento estratégico da Americanas para ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. Essa iniciativa está em linha com o nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas e nos permite participar de diferentes momentos na jornada de consumo, aumentando a base de clientes ativos, a frequência de compras e expandindo o nosso alcance”, afirma.

 

Já Anna Saicali, CEO da IF, motor de inovação da Americanas, acredita que “a criação da Americanas S.A. gera mais poder de fogo, atraindo potenciais vendedores, facilitando a integração e expandindo o nosso mercado endereçável. Nossos ativos únicos (gente e cultura, base de clientes e plataformas de negócios) impulsionam a expansão de novos negócios e marcas, por meio de nosso motor de M&A. A aquisição do Hortifruti Natural da Terra vai abrir novas frentes de crescimento e rentabilidade. A HNT possui um time altamente qualificado e com vasta experiência no setor”, garante.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...