O Loop, da TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, e o Carrefour, acabaram de inaugurar a primeira ala de produtos Lixo Zero na França.
De acordo com a assessoria de imprensa da TerraCycle, a novidade é fruto de um trabalho estratégico de longo prazo, pois, “há dois anos, o Loop se propõe a oferecer aos consumidores uma nova maneira de comprar e de consumir itens essenciais do dia a dia. A novidade consiste na ampliação do acesso à plataforma por meio de parcerias com grandes varejistas, sendo que, recentemente, inaugurou uma seção totalmente dedicada à comercialização destes produtos na loja Carrefour em Montesson, na França. O primeiro hipermercado do grupo a dispor de linha de produtos ‘lixo zero’ conta com um tráfego mensal de cerca de 150 mil pessoas. Além disso, em apenas uma semana de operação, o estande já comercializou mais de mil itens, com uma variedade aproximada de 40 SKUs, dispostos em embalagens reutilizáveis, duradouras e com design moderno”, revela.
Em entrevista à Rede Food Service, Renata Ross, Gestora de Marketing e Relacionamento da TerraCycle, comentou que “a estimativa é de que as embalagens possam ser envasadas cerca de 100 vezes e, quando não estiverem mais em condições de uso, serão encaminhadas para a reciclagem”, explica.
Planos de expansão da iniciativa
Para os próximos meses, a expectativa do Carrefour, que é o primeiro distribuidor a oferecer a experiência de zero desperdício aos seus clientes, é inaugurar estandes do Loop em 100 de suas lojas com um portfólio de aproximadamente 200 tipos de produtos, que inclui bebidas, alimentos, cosméticos, itens de higiene pessoal e de limpeza. Assim como, até o final de 2025, a rede espera alcançar a marca de 500 lojas com prateleiras dedicadas ao conceito lixo zero, além de ampliar a oferta para mais de 1000 itens.
Já no Brasil ainda não há previsão de lançamento do Loop, que precisa contar com o envolvimento das marcas de bens de consumo e da rede varejista para ser viabilizada, tanto apoiando financeiramente sua implementação, quanto adaptando-se ao portfólio de produtos existentes no país.