O nome é difícil, mas a solução promete facilitar a vida de quem trabalha com Food Service, oferecendo conveniência, praticidade, segurança e vida de prateleira estendida para os pratos prontos.
Chamada de CRYOVAC Simple Steps, a solução “é uma nova tecnologia de embalagem destinada à proteção de pratos prontos, oferecendo maior tempo de vida útil na prateleira, segurança alimentar e conveniência para o consumidor. A embalagem foi desenvolvida a partir de uma bandeja rígida de alta barreira e com tecnologia a vácuo ‘skin’, que protege o interior dos alimentos, removendo todo o ar e fornecendo uma película protetora firme sobre o produto, eliminando, assim, espaços e permitindo melhor experiência visual e maior atratividade. São apenas três passos simples: aquecer, abrir e consumir”, apresenta Leonardo Hirschmann, Coordenador de Soluções para o Varejo da Sealed Air para América Latina, empresa responsável por trazer a solução para o Brasil e que, atualmente, é líder global em soluções de proteção e pioneira no desenvolvimento de embalagens a vácuo com a marca Cryovac.
Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Hirschmann revelou que a CRYOVAC Simple Steps foi “desenvolvida com o intuito de atender aos novos hábitos de consumo da população e as demandas por conveniência, segurança alimentar e praticidade no consumo de alimentos prontos. Além disso, um dos maiores desafios de hoje na cadeia do varejo alimentar é a questão da vida útil e, consequentemente, o desperdício de alimentos. Por essa razão, investimos fortemente em soluções inovadoras que reduzem perdas e trazem benefícios econômicos e sustentáveis para produtores, varejo e consumidores”, garante.
Diferenciais
Os diferenciais da nova solução em embalagem para pratos prontos não estão concentrados apenas em seu diferente nome que, segundo Hirschmann, “reflete a praticidade oferecida pela embalagem que permite que a refeição seja consumida em simples passos. O produto pode ser aquecido no micro-ondas e servido na própria bandeja. A embalagem também apresenta um sistema self-venting, em que o consumidor não precisa fazer furos para aquecer a refeição. A tecnologia possibilita que os produtores ofereçam uma solução de refeição fresca, mais parecida com a que preparamos em nossas casas e ressalto, em apenas três passos simples: aquecer, abrir e consumir”, explica.
Para o Coordenador de Soluções para o Varejo da Sealed Air para América Latina, dentre os diferenciais de mercado da CRYOVAC Simple Steps “destaco o aumento do shelf life dos pratos prontos. Em média, hoje, as soluções resfriadas disponíveis no varejo proporcionam quatro dias de vida útil, considerando tempo de produção e exposição. A partir da tecnologia CRYOVAC Simple Steps, há um ganho expressivo de shelf life, que pode variar de acordo com o tipo de alimento. Por exemplo, uma refeição típica brasileira composta por arroz, feijão e uma proteína, como linguiça, pode alcançar uma vida de prateleira de até 20 dias. Já um prato exclusivo com proteína, como um picadinho por exemplo, pode alcançar validades maiores. Além disso, a tecnologia sistema self-venting traz mais conveniência para o consumidor, que pode aquecer e consumir a refeição na própria embalagem de forma segura, uma vez que, graças a essa tecnologia, todo o vapor é eliminado do interior, o que evita queimaduras devido ao vapor ou superaquecimento das bordas. Esse fator colabora com a dinâmica de muitos consumidores hoje em dia em que prezam por uma alimentação segura com comida de verdade e não têm muito tempo para preparo. Outro diferencial extremamente importante é o apelo visual e a possibilidade de exposição vertical no varejo, o que aumenta significativamente a atratividade do produto apresentado”, elenca.
Composição e custos
A CRYOVAC Simple Steps é composta por bandejas rígidas para a acomodação dos alimentos e filme ‘skin’, que envolve todo o produto. “É uma embalagem com excelente abre-fácil e grande apelo visual graças ao filme ‘skin’ que adere totalmente aos alimentos. E a sua tecnologia a vácuo com materiais de alta barreira ao oxigênio propicia maior vida de prateleira. É produzia com resina adequada para a reciclagem (bandeja), o Polipropileno (PP)”, partilha Hirschmann.
Já sobre os custos da nova solução, o Coordenador de Soluções para o Varejo da Sealed Air para América Latina esclarece que “a tecnologia abarcada em Simple Steps foi desenvolvida para que nosso cliente tenha um ganho expressivo no custo final de seu produto, considerando a diminuição de perda e da necessidade de reembalagem, quando comparamos aos sistemas convencionais”, diz.
Vantagens para o empresário food service
Em relação às vantagens que a CRYOVAC Simple Steps pode proporcionar ao empresário food service, Hirschmann afirma que a nova solução “torna o fornecimento de refeições muito mais prático e seguro. Com essa tecnologia, não há necessidade de contato com o alimento que será servido, uma vez que ele vem pronto para, assim como para o consumidor, apenas aquecer, abrir e consumir, eliminando, assim, riscos de contaminação cruzada e tornando a experiência de consumo muito mais segura. Além disso, graças à sua capacidade de extensão de shelf-life, as perdas são minimizadas”, enfatiza.
Testada e aprovada!
Junto ao lançamento da CRYOVAC Simple Steps no Brasil, a nova solução já vem sendo testada e aprovada por algumas marcas de alimentação, como a Liv Up, foodtech que comercializa comida natural para diversos tipos de necessidades. “Recentemente, lançamos esse sistema inovador no mercado brasileiro junto à Liv Up com a sua linha de pratos prontos caseiros. Graças ao sistema de proteção a vácuo, a categoria consegue manter os ingredientes bem acondicionados, priorizando o frescor, a manutenção dos sabores e a apresentação visual da refeição. Também já estamos conversando com outras redes de varejo e com empresas do ramo alimentício para expandir a implantação dessa solução no mercado. O varejo demanda, cada vez, mais soluções práticas que sejam completas e que ajudem a operação de loja diária. Segurança alimentar, aumento de vida útil e redução de perdas, garantia de produtividade, maior atratividade do produto nas gôndolas e disponibilidade de fornecimento ágil/custo compatível com o mercado são alguns dos principais desafios a serem supridos”, desnuda Hirschmann.
Para Pedro Martins, Head de Inovação e Sustentabilidade da Liv Up, “a experiência do consumidor sempre foi um drive muito importante para a Liv Up na hora de inovar. Por isso também, as soluções de embalagem possuem um papel fundamental quando falamos de refeições prontas, com sabor e praticidade. Encontramos na solução CRYOVAC Simple Steps uma possibilidade de levar mais conveniência com a nossa nova linha de refeições em porção única, que colaboram com sustentabilidade e atendem aos novos hábitos de consumo, com os quais estamos constantemente melhorando”, divide.
Como fazer uso da CRYOVAC Simple Steps?
A “Sealed Air no Brasil dispõe de uma equipe especializada que poderá avaliar a demanda em questão e oferecer a melhor solução adaptada à necessidade seja do processador de alimentos, food service ou varejo”, assegura Hirschmann.
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