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Carlo’s Bakery Brasil: a ‘Disney da confeitaria’ que todo profissional food service precisa conhecer

Com perfil mão na massa, detentor da marca americana no Brasil revela que, em breve, os truques do maior confeiteiro do mundo serão ensinados nas unidades já em funcionamento no país

CarlosBakery9
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A ‘Disney da confeitaria’ que todo profissional food service precisa conhecer. É assim que a Carlo’s Bakery Brasil é definida por Marcos Kherlakian, de 67 anos, o CEO e detentor da marca americana no Brasil, que é o atual responsável por toda a operação e estratégia da empresa no país. “Costumamos dizer que somos a ‘Disney da confeitaria’. Então, convido aos trabalhadores da área de alimentação fora do lar a conhecerem esse mundo doce, mágico e que tem uma história de mais de 100 anos de muita tradição e trabalho duro”, afirma.

 

Foto: Divulgação

 

Com perfil mão na massa, Kherlakian trouxe a marca internacional Carlo’s Bakery para o Brasil em 2016, sendo a primeira operação da marca fora dos Estados Unidos. “Comecei a trabalhar com 15 anos de idade, na loja de calçados da minha família, em São Paulo. Enquanto meu irmão mais velho ia para a faculdade de noite, eu tive que me dedicar totalmente a fazer o negócio vingar. Me defino como um self made, pois a minha faculdade foi a ‘vida’. Sou empresário do ramo varejista e me considero um grande empreendedor com perfil visionário. Já fui responsável pela implantação de grandes marcas brasileiras, como Pontal Calçados e Via Uno e outras internacionais, entre elas Wrangler e Viking. Em 2016, resolvi trazer a marca internacional Carlo’s Bakery para o Brasil e, hoje, sou o detentor da marca no país e o operador da empresa. Atuo como CEO, sendo o responsável por toda a operação e estratégia da marca. Definitivamente, ter um perfil mão na massa foi um dos fatores principais para que o Buddy e a família Valastro confiassem a marca em minhas mãos. Eu e minha família gostamos e acreditamos que é fundamental estar próximo do negócio e no ‘chão de loja’. Isso está nas minhas veias. Estou sempre na operação, quietinho atrás do caixa, acompanhando o atendimento e vendo a expressão corporal dos clientes. Isso te dá mais respostas do que você pode imaginar. Eu transmito esse DNA para todos os colaboradores da empresa, independente do cargo ou função”, se apresenta.

 

Kherlakian, CEO e detentor da marca americana no Brasil – Foto: Divulgação

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Kherlakian revela que, em breve, os truques do maior confeiteiro do mundo, o Buddy, serão ensinados nas unidades já em funcionamento no país. “Estamos com um projeto em desenvolvimento e, em breve, será divulgado. Mas, posso adiantar que temos um modelo sendo pensado especialmente para crianças e outro voltado para profissionais da área que querem aprender os truques do maior confeiteiro do mundo. Temos um potente projeto de expansão. Meu foco e investimento estão totalmente voltados para isso no momento. Diariamente, recebemos várias solicitações de abertura de lojas em diversos locais. Posso dizer que meu sonho atual é realizar o sonho de todas essas pessoas”, adianta.

 

Carlo’s Bakery EUA x Carlo’s Bakery Brasil

 

Segundo Kherlakian, “a Carlo’s Bakery é uma confeitaria americana que foi fundada em 1.910. O primeiro proprietário e fundador dela foi Carlo Guastaferro, que contratou o adolescente italiano Bartolo Valastro (pai do Buddy) para trabalhar com ele. Após anos, Carlo se aposentou e passou a Carlo’s Bakery para Bartolo, aprendiz de todas as receitas. E, desde então, a família Valastro comanda a Carlo’s Bakery. Todos passaram por muitas dificuldades até chegar onde estão, inclusive, com a morte repentina de Bartolo, em que Buddy, com 17 anos, teve que assumir os negócios da família. Ele sempre foi muito ousado e inovador e começou a chamar a atenção pelos seus bolos monumentais. Depois de um tempo, recebeu o convite para fazer o reality show Cake Boss, que estreou em 2009. Essa foi a grande virada do jogo e estourou no mundo inteiro. Hoje, eles contam com 16 lojas nos EUA”, contextualiza.

 

Buddy Valastro no lançamento da marca no Brasil – Foto: Divulgação

 

Em relação à Carlo’s Bakery Brasil, o empresário ressalta que se trata de “uma subsidiária da matriz americana, que tem como missão trazer ao público brasileiro a mesma experiência vivida nas lojas dos EUA. A grande diferença é a tropicalização de alguns produtos. Apesar do objetivo de ser idêntico à matriz americana, foi necessário atender à particularidades do paladar brasileiro, com doces como brigadeiro, Tower Cake de Abacaxi com Coco, Mousse de Maracujá, além de bolos umedecidos com uma calda de baunilha e açúcar. Tudo do jeito que amamos por aqui! Foi fundamental para a aceitação da marca no Brasil estarmos atentos a esses comportamentos e diferenças por parte do consumidor. Há também uma pequena diferença no atendimento ao cliente. Nós, latinos, somos mais calorosos e exigentes com um atendimento cordial, simpático e acolhedor em relação ao perfil norte-americano. Por isso, contamos com rígidos treinamentos para manter esse alto padrão. No geral, a Carlo’s Bakery Brasil trabalha com a experiência. Todas as lojas contam com uma cozinha aberta, em que se pode vivenciar a produção dos doces ao vivo. Nosso cliente se sente como se estivesse no reality show. A vitrine possui sete metros e é recheada por bolos arco-íris, donuts e todos os famosos doces. Na entrada, temos totens do Buddy em tamanho real para que os clientes possam registrar a visita ao lado do grande boss Buddy, junto com as charmosas sacolas e caixinhas brancas com nosso clássico logo. Todas as lojas no Brasil contam ainda com uma grande televisão, que transmite desde cenas marcantes dos episódios de The Cake Boss, até vídeos da produção dos doces ou da visita da família Valastro no Brasil”, detalha.

 

Estrutura e funcionamento da Carlo’s Bakery Brasil

 

Atualmente, a Carlo’s Bakery Brasil conta com quatro lojas físicas, sendo todas localizadas em São Paulo, capital. “A primeira loja, localizada no bairro dos Jardins, foi inaugurada em soft opening, no dia 7 de dezembro de 2016. A inauguração oficial foi em fevereiro de 2017 junto com a vinda do próprio Buddy Valastro ao Brasil”, conta Kherlakian. No entanto, o empresário partilha que, já já, “serão cinco unidades com a abertura da Carlo’s Bakery do Shopping Eldorado em agosto deste ano. Temos, hoje, aproximadamente 150 funcionários”, informa.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o funcionamento da marca, Kherlakian divide que “contamos com três frentes principais: lojas físicas, deliveries e setor de encomendas personalizadas. Nas lojas, trabalhamos com doces e bolos confeitados ou de pasta americana, com temas pré-definidos. Seguindo também o modelo americano, temos uma linha extensa de merchandisings, como canecas, camisetas, moleskines, entre outros. Queremos que nosso cliente se sinta como se estivesse na Disney, saindo de seu brinquedo preferido e passando na lojinha para levar um souvenir como lembrança. Além disso, muitos confeiteiros no Brasil se inspiraram no Buddy para iniciar a carreira no ramo. Então, esses profissionais também podem garantir aventais e dólmãs da Carlo’s Bakery. Em 2018, demos início a operação do delivery, a qual já conta com seis unidades e se mostra cada vez mais promissora. Por último, contamos com um importante setor de encomendas personalizadas, onde atendemos os pedidos de bolos personalizados com o tema e tamanho que o cliente quiser. Também fazemos cupcakes, donuts e outros doces com decorações personalizadas. Costumamos brincar que, aqui, é uma ‘fábrica de sonhos’. O que você sonhar para seu bolo, a gente consegue realizar”, garante.

 

Perfil de cliente e produto de destaque

 

Na compreensão de Kherlakian, hoje em dia, o perfil de cliente da Carlo’s Bakery Brasil é “em sua maioria, composto por mulheres jovens. Mas, as lojas recebem todo tipo de público, desde uma confeiteira de cidade do interior que juntou os centavos para provar o famoso Cannoli que via o Buddy fazendo na televisão, até um senhor que passa pela loja sem nem saber do que se trata, mas se encanta pela vitrine e leva todos os doces de presente para a família. Em todos os casos, procuramos oferecer a melhor experiência possível. Para nós, o cliente é rei”, afirma.

 

O famoso Cannoli da marca que já vendeu mais de 1,4 milhão de unidades no Brasil – Foto: Divulgação

 

Em relação ao produto de destaque da marca no território nacional, o empresário diz que é o “Cannoli Tradicional, que já ultrapassou 1,4 milhão de unidades vendidas desde a inauguração da marca no Brasil. Por curiosidade, somente no delivery, o Lobster Tail Tradicional comanda a posição número um. Ambos são clássicos do Buddy. Nos destacamos pelo produto de alta qualidade. Todos são feitos com as melhores matérias-primas do mercado, pois isso foi exigência do Buddy. Porém, destacamos também pelo encantamento que a marca no geral traz, desde a vitrine, doces coloridos, até os bolos monumentais e pela experiência única que proporcionamos”, enfatiza.

 

Verdadeira escola de panificação e confeitaria

 

Por fim, Kherlakian assegura que a Carlo’s Bakery Brasil já é uma verdadeira escola de panificação e confeitaria, uma vez que “levamos a técnica muito a sério, os processos, o padrão de qualidade, as práticas sanitárias e de higiene. Isso é fundamental no ramo e os aprendizes dessa área devem estar atentos para absorver o máximo possível para se aprimorarem profissionalmente. Falando especificamente dos nossos colaboradores, eles têm a possibilidade de entrar em contato com conhecimentos e técnicas enriquecedoras da família Valastro e suas receitas. A Carlo’s Bakery também é um case em relação à experiência do cliente em loja. Por isso, minha sugestão aos demais profissionais é apostar em algo a mais no seu negócio. Hoje, o consumidor não vem mais só para matar a fome. Seja uma embalagem diferente, um espaço instagramável, uma cultura autêntica e, sempre, um produto de alta qualidade. Diante das milhares de opções que o mercado oferece hoje, o consumidor vai comprar de quem ele sentir uma conexão e de quem proporcione algo a mais“, alerta.

 

Foto: Divulgação

 

Na Rede Food Service é assim! Sempre te contamos primeiro as novidades mão na massa do mercado de alimentação fora do lar. Por isso, continue nos acompanhando e aproveite a oportunidade para CLICAR AQUI e conhecer também a Cake Co-Lab, que é uma incubadora e aceleradora de projetos em confeitaria e panificação.

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