Pesquisar
Close this search box.

Drinks ganham diferenciação com gelos saborizados

Gelos com frutas frescas, especiarias e ervas dão um novo sabor às bebidas destiladas

Gelo Floral da Ice 4 Pros, empresa especializada em gelo cristal profissional - Foto: Reprodução @ice4pros

 

O que diferencia um drink do outro? A forma de preparo? O sabor das bebidas? Quem os prepara? A qualidade do produto? Hoje em dia, tudo isso e muito mais! Afinal, a nova tendência no universo dos drinks é diferenciá-los por meio do uso de gelos nada convencionais. Isso mesmo! Agora, a moda são os gelos diferenciados, como os saborizados, os de formatos diferentes e/ou aqueles que possuem efeitos especiais, como o já famoso gelo seco.

 

Gelos saborizados: os queridinhos da vez!

 

Utilizado em bebidas destiladas amargas ou marcantes, o gelo saborizado com frutas promete amenizar o paladar e trazer um gostinho diferente para os apreciadores de drinks.

 

Foto: Reprodução eatingwell.com

 

Com uma variada cartela de frutas tropicais, o gelo saborizado fica a gosto do consumidor, podendo ser de morango até de limão. As combinações entre drinks e o tipo de sabor do gelo, hoje em dia, já vai de acordo com o desejo dos apreciadores de um bom drink, pois não há limite para criar.

 

Visionário

 

Há seis anos no mercado de bebidas, o empresário, proprietário da Duugelo, uma das empresas mais conceituadas de fabricação de gelos do Rio de Janeiro, capital, foi um dos primeiros a inovar na produção do produto. “Havia visto que os gelos saborizados tinham grande saída nos Estados Unidos e decidi testar aqui no Rio de Janeiro. Acabou dando certo!”, lembra.

 

Eduardo Brum e o jogador Gerson, um dos seus clientes – Foto: Reprodução @duugelo

 

Atualmente, com uma freguesia seleta, o empresário da Duugelo se orgulha em dizer que ganhou 30% mercado de gelo da capital fluminense e em outros Estados do Brasil. “Vendo para famosos como a cantora Ludmila, JoJó Todynho, entre outros. Me sinto feliz de ter o trabalho de toda a minha equipe reconhecido”,  comemora.

 

Foto: Reprodução @duugelo

 

Além do Rio de Janeiro, a Duugelo, hoje, já faz entregas para São Paulo e parte de Minas Gerais. E, conforme Brum, os sabores mais procurados são de morango e abacaxi. “As mulheres gostam de frutas mais adocicadas, principalmente, para tomarem com Gin Tônica”, complementa.

 

Quem entende, aprova!

 

Há 8 anos no mercado de coquetéis, o barman ou bartender Michel Xavier, proprietário da ‘Your Drinks Bar’, empresa de drinks para festas e eventos no Rio de Janeiro, aprova a atual tendência dos gelos saborizados nos drinks. “É uma moda antiga, pouco utilizada no Brasil, e que, agora, vem ganhando espaço e sofisticando os drinks”, explica.

 

O barman Michel Xavier- Foto: Reprodução @yourdrinks.bar

 

Além das frutas frescas, os gelos também podem ganhar especiarias com gengibre, pimenta rosa, além de ervas como hortelã e até alecrim. “Isso depende do gosto do cliente e qual o tipo de bebida que iremos combinar para realçar o sabor. A dica é que nada fica competindo com o outro, mas que complemente”, ressalta Xavier.

 

O barmam reforça que algumas frutas devem ser consumidas na hora, ou seja, não devem ficar guardadas por muito tempo. “Frutas cítricas, como limão, laranja, maracujá, por exemplo, devem ser consumidas no mesmo dia da produção. A tendência é a de que fiquem amargas e, por isso, podem alterar o sabor da bebida”, alerta.

 

Foto: Reprodução @yourdrinks.bar

 

Ainda segundo Xavier, apesar de dar um colorido aos drinks, o gelo saborizado não altera o sabor principal da bebida, sendo um bom agregador.“O gosto fica bem sutil, nada que modifique tanto o paladar. Caso o cliente deseje uma modificação no sabor, recomendo o uso de xaropes com gosto de frutas ou especiarias”, indica.

 

O barmam ainda divide que, mesmo havendo pouca influência no sabor das bebidas, as escolhas dos gelos saborizados devem ser feitas com moderação. “Tem que se ter cuidado ao preparar um drink com um gelo saborizado. Eu gosto de usar em drinks simples, que não tenham muitas frutas e ingredientes como a caipirinha”, orienta.

 

Formatos que seduzem

 

Além dos sabores, os gelos também estão em alta por causa de novos formatos, que são capazes de sofisticar ainda mais os drinks. Há três anos no mercado, a Ice4Pros, empresa de São Paulo, é a primeira da América Latina a produzir gelos com 0,15 micra pureza de água.

 

Foto: Reprodução @ice4pros

 

Os gelos goumert, como são conhecidos, têm formatos específicos para cada tipo de bebida, como explica o fundador da empresa, o empresário Rodrigo Campos. “Os gelos são sem bolhas de água e de pedras translúcidas. Isso faz com que o gelo demore 4 vezes mais para descongelar e não deixa o seu drink aguado”, ressalta.

 

Foto: Reprodução @ice4pros

 

Campos acrescenta que cada formato de gelo pode influenciar na degustação do drink. “Copos longos pedem gelos em formatos de cilindros. Para whisky, o indicado são os quadrados e até em formato de diamante para deixar o seu drink ainda mais sofisticado”, esclarece.

 

Foto: Reprodução @ice4pros

 

Hoje, os gelos goumert da Ice4Pros, que também trabalha com gelos saborizados e aromatizados, são oferecidos, principalmente, na rede hoteleira, de bares e restaurantes do eixo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Porém, com a pandemia de Covid-19, o produto também passou a ser oferecido em alguns hipermercados de São Paulo, além da entrega delivery. “Houve um crescimento de 30% de vendas do gelo goumert”, revela o empresário.

 

Receita de gelo saborizado

 

Por fim, gentilmente, o barman Xavier fez questão de partilhar uma receita de gelo saborizado. Para fazer gelos com frutas, é só picar e colocar em formas de gelo, completar com água (tanto mineral quanto água de coco) e colocar no congelador. Há quem use suco, mas acho que altera demais o sabor”, partilha o barman.

 

Foto: Getty Images

 

Já produzir gelos com as ervas e folhas é a mesma coisa. “Lave muito bem, higienize, para, depois, deixá-las bem picadinhas. Coloque a água e, em seguida, coloque no congelador. Já o gengibre deve ser descascado antes de ser picado e colocado nas formas, finaliza.

 

Na Rede Food Service é assim! Sempre te contamos quais são as tendências do mercado de bebidas para que sempre ofereça aos seus clientes food service o que há de melhor e mais novo! Então, continue nos acompanhando!

 

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...