A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo continua com a indicação dos legumes da época para facilitar o dia a dia de quem prepara os alimentos e reduzir desperdício.
As nutricionistas da Secretaria prepararam uma lista com os legumes que estão no estágio ideal de colheita, o que ressalta as suas qualidades e permite melhor preço para os consumidores e proprietários de negócios de alimentação.
Saiba quais são os legumes que estão na época em junho e aproveite a indicação de uma receita simples e saborosa:
BATATA DOCE
A Batata Doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, ou seja, não eleva os níveis de glicose no sangue rapidamente, desta forma, fornece uma energia prolongada ao organismo, o que é bastante vantajoso, principalmente para praticantes de atividade física. Rica em fibras, ela também é fonte de ferro e potássio, além de conter vitaminas E, C e A.
INHAME
O inhame é um tubérculo que, além de ser uma excelente fonte de energia, contêm proteínas e é rico em fibras e minerais como fósforo e potássio, destaca-se ainda por apresentar vitaminas do complexo B. Alguns estudos apontam que o inhame é um alimento com diversas propriedades funcionais, podendo agir como antioxidante, anti-inflamatório, regulador hormonal e estimulante do sistema imunológico.
MANDIOCA
A mandioca é uma excelente fonte de carboidratos, rica em amido, tornando-se assim um alimento altamente energético, contendo ainda razoáveis quantidades de vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e fósforo. É bastante usada como farinha, polvilho e tapioca, além de compor diversas preparações.
MANDIOQUINHA
A mandioquinha é um alimento rico em carboidratos, ou seja, uma ótima fonte de energia. Além disso, é rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal e na saúde do trato digestório.
Contém magnésio, cálcio e vitaminas A, C e E, nutrientes aliados no controle e prevenção de diversas doenças.
CARÁ
O cará é rico em carboidratos. Esse alimento possui bastante fibras, em especial a pectina, que auxilia na saciedade e consequentemente, no controle do peso corporal. É muito nutritivo e apresenta grandes quantidades de potássio, selênio, iodo, ácido fólico, vitamina C e vitaminas B6 e B12.
ABÓBORA
A abóbora é rica em betacaroteno, um precursor da vitamina A, importante antioxidante que tem como função neutralizar radicais livres, prevenir doenças cardíacas e reforçar o sistema imunológico. Além disso, suas sementes são boas fontes de fibra; proteínas; vitaminas do complexo B; magnésio, que regula as contrações musculares e ômega 3 e 9, ácidos graxos mono insaturados, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue e previnem doenças cardiovasculares.
Bolo de abóbora e abobrinha
Ingredientes
- 1 abobrinha italiana pequena (210g)
- 1/4 de abóbora paulista média (170g)
- 1/2 xícara (chá) de óleo de soja (120ml)
- 3 ovos médios (195g)
- 1 xícara (chá) de açúcar (200g)
- 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (190g)
- 3/4 de xícara (chá) de amido de milho (80g)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó químico (15g)
- Margarina e farinha de trigo para untar
Modo de preparo
- Lave e corte, em pedaços pequenos, a abobrinha.
- Lave, descasque e corte em pedaços pequenos a abóbora paulista.
- No liquidificador, bata o óleo, os ovos, o açúcar, a abobrinha e a abóbora até que fique homogêneo.
- Em uma tigela, coloque a farinha e o amido previamente peneirados e a mistura do liquidificador e mexa bem.
- Acrescente o fermento em pó e misture delicadamente.
- Unte com margarina e enfarinhe uma assadeira redonda com furo (cerca de 22cm de diâmetro), coloque a massa e leve ao forno preaquecido a 180°C, por aproximadamente 40 minutos.Rendimento: 16 porções
Peso da porção: 60g (1 fatia)
Valor calórico da porção: 195 Kcal
Tempo de preparo: 1h