Pesquisar
Close this search box.

Vinhos da bodega argentina CarinaE são excelentes pedidas para o Dia das Mães

Vinícola familiar de Maipú, em Mendonza, destaca-se pela produção de vinhos com características singulares

Cruz de Piedra, Maipú, em Mendoza, na Argentina - Foto: Divulgação

 

O Dia das Mães está chegando e uma ótima forma de celebrar essa data tão especial é apreciando um bom vinho.Mesmo que ainda exista restrições por conta da pandemia em curso, o almoço de Dia das Mães é uma boa oportunidade para celebrar a vida e, por que não, um belo vinho?

 

Para essa data tão especial, o sommelier Jonas Martins, diretor comercial da MMV Importadora de Vinhos e expert em garimpar vinícolas exclusivas e com histórias fantásticas, sugere uma seleção de vinhos oriundos da vinícola argentina CarinaE Viñedos y Bodega.

 

Localizada na microrregião de Cruz de Piedra, Maipú, em Mendoza, na Argentina, a história da vinícola CarinaE é cheia de detalhes e nuances que, de certa forma, refletem em seus excelentes vinhos.

 

Brigitte e Philippe Subra – Foto: Divulgação

 

O casal francês Brigitte e Philippe Subra chegou à Argentina em 1998. Philippe era diretor de uma grande companhia francesa que mantinha operações na Argentina. O casal resolveu dar uma guinada na vida e se mudou para Cruz de Piedra.

 

Em 2003, deram início à vinícola. O nome CarinaE é uma referência à constelação de mesmo nome, já que a astronomia também é uma das paixões de Philippe Subra. Mesmo com pouco conhecimento em vinicultura, o casal levou a sério a missão de produzir um excelente vinho.

 

Foto: Divulgação

 

Para isso, contou com a assessoria da equipe do renomado enólogo francês Michel Rolland, uma das figuras mais icônicas no mundo dos vinhos. Isso acrescenta um pedigree aos vinhos da CarinaE e garante uma excelência a nível mundial.

 

“Tive a oportunidade de visitar a vinícola em fevereiro de 2020 e era época de colheita. Tinha uma equipe de franceses lá, pessoal bem jovem, ajudando na seleção de cachos para produção de vinho”, diz Jonas Martins. Na CarinaE, três tipos de uvas são cultivados: Syrah, Malbec e Cabernet Sauvignon.

 

O primeiro contato do sommelier com os vinhos CarinaE foi em uma feira de vinhos em Bento Gonçalves (RS), no ano de 2019. O que chamou muita a atenção de Martins foi o fato de que esse vinho era bem encorpado e muito seco em boca. Os vinhos da região de Maipú, por conta do clima seco e terroir, normalmente são encorpados e apresentam uma finalização mais longa e adocicada. O fato dos vinhos CarinaE apresentarem o final seco mostra como a produção é extremamente cuidadosa e bem-feita.

 

Foto: Divulgação

 

Entre os rótulos de destaque da Bodega CarinaE e que podem ser encontrados no portfólio da MMV, encontram-se oito vinhos de dileto destaque.

 

Dos vinhos produzidos com 100% de um mesmo tipo de uva, o Harmonie Syrah passa por uma maceração pré-fermentativa de 7 dias e envelhecimento de 12 meses em barril de carvalho francês. Apresenta elevado potencial de guarda, sendo nervoso em boca, com acidez e taninos muito altos e equilibrados. Recomenda-se decantar. Já o Odile Cabernet Sauvignon não passa por barris de carvalho, mesmo assim também apresenta alto potencial de guarda com aromas ricos de frutas, final especiado e seco em boca.

 

Foto: Divulgação

 

O Le Petit Malbec merece destaque, pois apresenta cor vermelho-rubi de média intensidade e seus aromas lembram frutas silvestres frescas, como groselha e moranguinho, com toque de especiarias, sendo fresco, elegante, além de macio em boca. E a história desse rótulo é bem peculiar. A CarinaE é vizinha da vinícola El Enemigo, do renomado Alejandro Vigil, também enólogo da Catena: considerada a mais famosa vinícola da Argentina. Um dos vinhos produzidos na El Inimigo é o “El Gran Enemigo Cabernet Franc” e como os vinhedos do Le Petit Ami Malbec ficam ao lado do “Gran Enemigo”, “o grande inimigo”, a CarinaE produziu um vinho chamado em francês “o pequeno amigo”, em uma brincadeira com o vizinho.  A CarinaE, inclusive, recebe muitas visitas de turistas que vão a El Enemigo sem agendar horário e não podem entrar, e assim, acabam cruzando a rua e conhecendo a vinícola de Philippe e Brigitte, que atendem a todos pessoalmente.

 

O Finca Deneza e o Harmonie Malbec são dois vinhos 100% Malbec de cor vermelho-rubi muito intensa, remetendo ao nariz frutas vermelhas e escuras, muito redondo em boca, com a madeira evidente. A principal diferença entre esses vinhos é a procedência da uva: o Finca Deneza é produzido com uvas provenientes de Perdriel, Lujan de Cuyo, enquanto o Harmonie tem 50% das uvas cultivadas em Perdriel e 50% em Cruz de Piedra.

 

Foto: Divulgação

 

Entre os vinhos produzidos com blend de uvas, destacam-se o Cuvée Philippe, que conta com 34% Malbec, 33% Cabernet Sauvignon e 33% Syrah, com um toque tostado de madeira em seus aromas e poderoso em boca. O Prestige tem 64% Malbec, 27% Syrah e 9% Cabernet Sauvignon, é muito macio e persistente em boca e traz aromas de trufas negras ao nariz.

 

O Cuvée Brigitte apresenta 55% Malbec, 36% Cabernet Sauvignon e 7% Syrah. Seus aromas lembram frutos vermelhos e escuros, como cereja, ameixa, cassis, com um final defumado.

 

A maioria dos vinhos leva o nome do casal e de seus filhos, o que é um detalhe especial para o seu consumo no Dia das Mães. Esses rótulos podem ser encontrados em: https://www.mmvinhos.com.br/

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...