Quem um dia imaginou que as cozinhas da rede China in Box passariam por um processo de inovação e deixariam de lado os métodos de cocção tradicionais para embarcar na revolução dos fornos combinados? Em 2017, a TrendFoods, franqueadora da rede, uniu esforços com a Rational, líder mundial na fabricação de fornos combinados, para desenvolvimento de um projeto inovador que iria mudar a realidade das cozinhas da rede.
Em 2017, a TrendFoods, franqueadora das redes China in Box e Gendai, iniciou um projeto inovador e desafiador. Em busca de soluções para sair da cozinha convencional e melhorar diversos desafios nas cozinhas da rede, como, por exemplo, a padronização dos alimentos. Grande parte dos itens do cardápio eram preparados em chapas tradicionais, que demandavam espaço, mão de obra especializada e nem sempre entregavam o mesmo padrão no resultado. O custo com óleo e os tempos de pré-preparo e preparo durante a operação eram muito elevados.
Já o preparo de um dos carros chefes da rede, o yakissoba, exigia muita experiência de uso da wok. Era praticamente impossível formar um bom profissional em menos de três meses. As diversas bocas de fogão eram um problema, pois tomavam muito espaço e aumentavam o calor na cozinha.
Após diversas análises da operação e cardápio em conjunto com a TrendFoods, a Rational propôs a substituição de equipamentos tradicionais de cocção pelo forno SelfCookingCenter®.
A loja Chácara Santo Antônio foi a escolhida para iniciar o projeto Rational na rede China in Box. Os franqueados Luis Carlos Yamao e Carmina Pereira Dias Neta acreditaram na ideia inovadora e instalaram o primeiro forno combinado da rede, se tornando a loja pioneira.
Outros franqueados visitaram a loja, e ficaram impressionados: a temperatura na cozinha, ponto preocupante na rede devido a insalubridade dos funcionários, estava agradável; a produção estava sendo feita de forma antecipada, como o pré-preparo dos yakissobas, que representavam quase 90% das vendas.
A franqueadora contratou uma empresa especializada para realização de uma pesquisa direta com a base de clientes que estavam consumindo os produtos feitos no forno Rational. O nível de satisfação foi positivo e validou as mudanças.
Em 2018, a solução foi apresentada para os franqueados China in Box em uma convenção exclusiva. Houve degustação dos pratos preparados no forno SelfCookingCenter®, esclarecimento de dúvidas e apresentação dos resultados desse projeto inovador, que trazia diversos benefícios operacionais e financeiros: 8 bocas de fogão foram reduzidas para 2 ou 4 (dependendo da loja), redução do custo de gás em 45%, redução do custo de óleo em 95%. O equipamento Rational eliminou a necessidade de mão de obra especializada – hoje, o cozinheiro faz o treinamento e já está apto, desde o primeiro dia para preparar o yakissoba. A convenção foi a consolidação do roll out na rede.
Todo o cardápio foi implementado dentro do forno Rational, independentemente do quão tradicional – pré-preparo, yakissoba, grelhados e outros itens. O suporte de aplicação da Rational foi essencial para adaptar os processos tradicionais para o modo inteligente.
A loja Lapa, em São Paulo, comprovou os benefícios do forno Rational. Uma das principais mudanças percebidas pelo franqueado Bruno Moraes foi no treinamento de novos membros da equipe: “Um dos principais desafios era qualificação de mão de obra. Antes, um novo funcionário tinha que ficar em treinamento observando por um longo período antes de realmente produzir alguma coisa. Hoje ele é treinado pela manhã, e consegue produzir alimentos à noite”. Assita ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DhTwNc_R5vs
Todos os consultores de campo da rede foram treinados nos seminários Academy RATIONAL, e hoje todas as implementações são feitas pelos próprios consultores – os processos de cocção utilizados na cozinha são disponibilizados pela franqueadora. O consultor faz o upload das receitas no equipamento e realiza o treinamento da equipe, tamanha a facilidade do processo.
Através da plataforma digital ConnectedCooking, os chefs consultores e a Rational monitoram a evolução da implantação, assegurando a padronização da qualidade. Em caso de algum desafio ou tipo de erro, um técnico é acionado assim que a inteligência do equipamento detecte qualquer falha, antes mesmo que o franqueado saiba.
A implementação da 100º loja foi a consolidação do projeto. Em março deste ano, a loja Pinheiros do franqueado Marcos Murakami instalou o centésimo equipamento da rede. Hoje, o China in Box possui 150 lojas, sendo que 70% das lojas já estão operando com equipamentos Rational.
Sobre a RATIONAL
O grupo RATIONAL é o líder mundial de mercado e tecnologia na preparação térmica de alimentos nas cozinhas profissionais. A empresa, fundada em 1973, emprega mais de 1.800 funcionários, sendo mais de 900 deles na Alemanha. Desde a IPO em 2000, a RATIONAL está listada no Prime Standard da bolsa alemã e atualmente representada no MDAX.
O maior objetivo da empresa é oferecer aos seus clientes sempre os melhores benefícios possíveis. Internamente, a RATIONAL sente-se atrelada ao princípio da sustentabilidade, o que encontra expressão nos fundamentos de proteção do meio ambiente, liderança e responsabilidade social. Inúmeros prêmios internacionais distinguem, ano após ano, o elevado nível do trabalho prestado pela RATIONAL.
Contato:
RATIONAL Brasil
Vivian Oliveira
National Marketing Executive
Tel. +55 11 3372-3009
rational-online.com
Facebook http://facebook.com/RATIONAL.AG
Twitter http://twitter.com/RATIONAL_AG
YouTube http://www.youtube.com/User/RATIONALAG