Pesquisar
Close this search box.

Mais de 16 toneladas de alimentos são arrecadados por meio da Campanha Mundial Stop Food Waste Day no Brasil

Essa foi a terceira edição da iniciativa no país e também englobou ações para conscientizar os brasileiros contra o desperdício de alimentos

StopFoodWasteDay scaled 1
StopFoodWasteDay scaled 1

 

Mais de 16 toneladas de alimentos arrecadados. Esse foi o resultado da terceira edição da Campanha Mundial Stop Food Waste Day (SFWD), realizada no Brasil, no mês de abril, pelo grupo GRSA|Compass, que é o responsável por servir mais de um milhão de refeições por dia no país e irá distribuir as doações entre as ONGs Amor Horizontal e Banco de Alimentos.

 

A iniciativa também englobou ações para conscientizar os brasileiros contra o desperdício de alimentos, incluindo postagens nas mídias sociais e a promoção, no dia 28/4, do dia “D” por meio de transmissão da live “Festival Consumo Consciente: semeando bons hábitos”.

 

Em entrevista à Rede Food Service, Fernando Calamita, Presidente da GRSA|Compass, reforçou que o movimento é importante por ampliar a conscientização da luta contra o desperdício de alimentos, um problema também bastante presente no ramo de alimentação fora do lar. “É preciso entender a quantidade de pessoas que passam fome no mundo, mais de 700 milhões, em comparação com o número de alimentos que são produzidos e não aproveitados, 1/3 da produção”, ressalta.

 

Luciana Chinaglia, Presidente da ONG Banco de Alimentos, por sua vez, enfatizou que a ação é muito relevante devido ao cenário de crise social e econômico provocado pelo Covid-19. “Antes da pandemia, havia 57 milhões de pessoas vivendo em insegurança alimentar no país. Hoje, são 116 milhões de pessoas, sendo que 19 milhões passam fome. Essas pessoas vivem de doações e as doações caíram muito”, afirma.

 

Já Carol Celico, presidente da ONG Amor Horizontal, disse que se sente “privilegiada em poder fazer essa parceria e entregar toneladas de alimentos. A fome não espera. É preciso da ajuda de grandes empresas para impulsionar a cultura de doação no Brasil”, garante.

 

A SFWD

 

O movimento SFWD foi criado em 2017, nos Estados Unidos. “O objetivo principal é educar e promover mudança de comportamento em relação à epidemia de desperdício de alimentos que assola o planeta. A iniciativa aconteceu simultaneamente em 30 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália. No Brasil, a SFWD está na terceira edição (em 2020 não foi realizado devido ao início da pandemia do Coronavírus) e possui o apoio de mais 12 empresas no país. Segundo dados da ONU, o Brasil é o décimo país que mais desperdiça alimentos no mundo”, informa a assessoria de imprensa da GRSA|Compass.

 

Em 2019, mais de 40 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália promoveram ações ligadas à SFWD com o objetivo de educar e potencializar a mudança em relação ao desperdício que impacta o mundo.

 

SFWD Brasil

 

No Brasil, este ano, a organização da SFWD promoveu também o projeto “Juntos contra o Desperdício”. Por meio desta ação, uma série de atividades foram destinadas a todos os stakeholders e público em geral. Nas mídias sociais, por exemplo, os seguidores participaram de desafios para realizarem postagens acompanhadas das hashtags do movimento. Assim, a ação estimulou a divulgação de centenas de imagens de despensas organizadas, pratos sem desperdício de comida, após as refeições, e fotos de textos com cardápios semanais.

 

Para mais detalhes sobre a SFWD, clique aqui!

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter