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Espetto Carioca: a rede de bares e restaurantes criada por ex-office boy e amigos que deve faturar R$ 100 milhões em 2021

Criada em 2011, marca já conta com 37 unidades espalhadas pelos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul e mais 25 serão abertas até o final deste ano

Leandro Souza, fundador da rede Espetto Carioca - Foto: Rafael Jorge

 

‘Gourmetizar’ algo super popular como um espetinho de carne, mas considerando o estilo despojado do carioca e sem abrir mão da qualidade e de um bom serviço. Esse é o lema da Espetto Carioca, uma rede de bares e restaurantes criada por ex-office boy e amigos em 2011 que, no ano em que irá completar uma década, deve faturar R$ 100 milhões até o final de 2021.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, o ex-office boy Leandro Souza, carioca, de 38 anos, formado em Aviação Civil Executiva, conta como deu início ao negócio junto com a ajuda de dois amigos e um investimento inicial de cerca de R$ 300 mil. “A Espetto Carioca surgiu um tempo depois que cheguei de uma temporada nos Estados Unidos, onde me formei em Aviação Civil Executiva. Na época, eu estava à procura de uma vaga como piloto em companhias aéreas. Mas, devido ao grande número de profissionais e com o mercado pouco aquecido, não consegui um emprego e decidi empreender. Assim, montamos a primeira loja da Espetto Carioca, no bairro do Recreio, Rio de Janeiro, em 2011”, relembra.

 

Quem é Leandro Souza?

 

Souza é filho de uma empregada doméstica e um porteiro e, portanto, teve uma infância humilde. Assim, precisou começar a trabalhar bem cedo, iniciando a sua jornada profissional entregando jornais e revistas de bicicleta pelo bairro do Recreio, sendo que, um tempo depois, exerceu a profissão office boy até entrar no time de Marketing de uma gráfica.

 

Foto: Rafael Jorge

 

Ainda como funcionário, o empresário chegou a cursar faculdade de Comunicação Social. Entretanto, durante a graduação, seu amigo Bruno Gorodicht, que, hoje, é seu sócio, já estava nos EUA e o convenceu de também ir ‘tentar a vida’ no exterior. Com isso, Souza juntou dinheiro, conseguiu o visto e foi, em 2002, para os EUA, onde chegou a trabalhar como segurança, manobrista e entregador de pizza até se empenhar no seu antigo sonho de ser piloto de avião, quatro anos depois de estar morando fora do Brasil.

 

Assim que começou a sua formação em Aviação Civil Executiva, o carioca começou a trabalhar no táxi aéreo americano. No entanto, em 2008, com a crise mundial, ele foi demitido e, então, resolveu usar a sua indenização para abrir uma pequena empresa de valet, por meio da qual aprendeu a liderar equipes e desenvolver suas habilidades como empresário.

 

Foto: Rafael Jorge

 

Souza só começou a pensar em voltar para o Brasil em 2010, já que acreditava que a realização das Olimpíadas e da Copa do Mundo no país iria aquecer o mercado nacional de aviação. Porém, já no Brasil, enquanto esperava a tão sonhada recolocação como piloto de avião, o empresário passou a pensar na possibilidade de empreender. “Ao ver as barraquinhas de espetinhos de churrasco nas ruas, tive o insight de levar esse produto para um ambiente mais sofisticado. Assim, junto com o Bruno e mais um sócio, investimos R$ 300 mil para abrir a primeira loja. A ideia era ‘gourmetizar’ algo super popular, levando em conta o estilo despojado do carioca, mas sem abrir mão da qualidade e de um bom serviço”, afirma.

 

A Espetto Carioca

 

Para Souza, a Espetto Carioca é “uma rede de bares e restaurantes que surgiu para levar aos brasileiros um produto considerado popular, mas sem abrir mão de excelente atendimento, aconchego e sofisticação nos ambientes. Após quase dez anos de operação, mantemos o mesmo preceito”, garante.

 

Uma das 37 unidades da rede Espetto Carioca – Foto: Fabiana Soares

 

O empresário ressalta que, após muito trabalho, a ideia do negócio funcionou tão bem que, apenas um ano e meio depois da primeira loja Espetto Carioca ser aberta, mais duas foram inauguradas em outros bairros do Rio de Janeiro. Por isso, meses depois, o trio de empresário decidiu franquear a marca por perceberem que algumas pessoas já haviam manifestado interesse em terem uma loja Espetto Carioca em outras regiões da capital carioca. Hoje, já somos 37 lojas unidades espalhadas pelos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul e, a depender da modalidade do negócio, são entre 5 e 50 funcionários por unidade. E a nossa perspectiva para este ano de 2021 é alcançar o faturamento de R$ 100 mi e abrir 25 novas lojas, sendo 15 quiosques, 5 fast food e 5 bares, com a seguinte divisão por regiões: 5 no Nordeste, 15 Sudeste, 3 na região Sul e 2 no Centro-Oeste”, revela.

 

Diferencial e produto carro-chefe

 

Para Souza, o grande diferencial da Rede Espetto Carioca é o que mais caracteriza a marca, que ele resume em “um ambiente sofisticado, sem deixar de lado o aconchego, o atendimento excepcional, a boa comida e a boa bebida. Tudo isso inspirado, com certeza, no lifestyle carioca, que é cheio de alegria e está sempre de bem com a vida, pronto para receber amigos e colecionar momentos. Nossas lojas têm cores vivas, com revestimento colorido que remete a um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro: a escadaria Selarón, localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa. Faz parte da identidade visual também a tradicional calçada da orla carioca”, salienta.

 

Espeto de Picanha, um dos sucessos da rede – Foto: Divulgação

 

Já em relação ao produto carro-chefe, ele enfatiza que “como o próprio nome da marca já sugere, o carro-chefe é, sem dúvidas, nossos espetos. O cardápio conta com os tradicionais, como carne, frango, linguiça, queijo coalho, kafta, coração, costela suína e bovina, ou cortes premium, como picanha, cordeiro, medalhão, camarão, provolone, entre outros. Também oferecemos opções vegetarianas: abobrinha, berinjela e mussarela de búfala com tomate seco. E tem os veganos: cogumelo, brócolis, palmito e até carnes vegetais. Não ficam de fora também os espetinhos doces, como espeto de morango com chocolate, além de outras sobremesas: churros, tortas e brownies do Bendito, outra rede que pertence ao grupo. Há, ainda, saladas, sanduíches, porções e drinks, alcoólicos ou não, além de cervejas e chopps”, detalha.

 

Investimento em novos negócios

 

Devido ao grande sucesso da Rede Espetto Carioca, com investimento na casa de R$ 5 milhões só em 2020, mesmo em meio à atual crise social e econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19, Souza e os sócios resolveram investir em outros negócios. Com isso, inauguraram um frigorífico próprio em São Paulo, capital, que passou a abastecer todos os restaurantes da Rede Espetto Carioca. Além disso, o trio também lançou a modalidade de quiosques, com investimentos mais enxutos e específicos para galerias comerciais, terminais de ônibus, metrôs, trens e aeroportos.

 

Foto: Rafael Jorge

 

Hoje, na categoria quiosque, a rede já conta com duas novas lojas no Rio de Janeiro e, durante o ano passado, Souza e os sócios ainda se tornaram proprietários da Rede Bendito, que é especializada em cafés, brownies e cookies e possui sete lojas no Rio de Janeiro e planos de expansão em São Paulo.

 

Enfrentamento da pandemia de Covid-19

 

Conforme Souza, assim como todo negócio food service, a Rede Espetto Carioca também foi afetada pelos efeitos da pandemia de Covid-19. No entanto, ele frisa que tudo está sendo trabalhado “com resiliência, tentando entender melhor o nosso cliente. Inauguramos o frigorífico próprio e padronizamos packs de espetos in natura para o cliente finalizar em casa. E, exatamente por causa da pandemia, viabilizamos um aplicativo próprio, por meio do qual o consumidor pode fazer pedidos via delivery ou retirar na loja. Também estamos nas tradicionais plataformas de delivery, como iFood e Rappi”, informa.

 

Foto: Alex Woloch

 

Dica para empreender no ramo food service

 

Por fim, Souza indica que o segredo para empreender no ramo food service e ter sucesso é “estar empenhado, dar o máximo de si, saber ouvir clientes, colaboradores. Primeiro, é importante entender o seu público-alvo e algumas questões: Onde ele está? E Como ele consome conteúdo? Depois de estudar esses primeiros pontos, é essencial conhecer o seu mercado e traçar a estratégia de comunicação e definir quais canais utilizar: Offline? Sampling? Merchan? Online? Redes sociais?”, indica.

 

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Escrito por #molongui-disabled-link

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