No início do ano passado, a Starbucks testou em algumas de suas unidades nos EUA, um aplicativo com a opção de pagamento utilizando criptomoedas (bit coins). A funcionalidade foi possível através da utilização de uma plataforma chamada ‘Bakkt’, que é de uma empresa pertencente a uma operadora de ativos digitais que opera com a Bolsa de Valores de Nova York.
Esta semana a ‘Bakkt’ anunciou que os clientes da Starbucks agora poderão utilizar Bitcoins, e até milhas de voo para recarregar seus cartões Starbucks através do próprio aplicativo da cadeia de café.
Embora a Starbucks não aceite Bitcoins ou outras criptomoedas diretamente, o Aplicativo ‘Bakkt’ permite que os usuários convertam criptomoedas, assim como, pontos de fidelidade e milhas de passageiro frequentes, em dólares americanos, e então coloquem esse valor no cartão Starbucks que é salvo no aplicativo starbucks. Bitcoin.
O CEO da ‘Bakkt’, Gavin Michael, explica que “O consumidor médio detém uma riqueza de ativos digitais, desde cartões de presente até pontos de fidelidade a bitcoin, mas não tem as ferramentas para rastrear e utilizar adequadamente seu valor”. e completa, “Estamos entusiasmados em trazer o Aplicativo Bakkt ao público como um passo ao longo de nossa jornada para expandir o acesso a ativos digitais a todos.”
Ajudar a criptomoeda a se popularizar tem sido um dos objetivos da ‘Bakkt’, e para isso, tem procurado se associar a varejistas, redes de restaurantes e outras empresas de consumo em massa e recorrente.
A ‘Bakkt’ escolheu a Starbucks como sua “primeira parceira de lançamento” em 2019. Para a rede o movimento é importante, considerando as expectativas, tanto de clientes, como do mercado, quando o assunto é inovação e pioneirismo.
“Não importa como os clientes optem por pagar no Starbucks, o objetivo é oferecer uma experiência de pagamento perfeita”, disse um porta-voz da Starbucks ao Nation’s Restaurant News. “Através da integração com a Bakkt, continuamos a desempenhar um papel no desenvolvimento de aplicativos práticos e confiáveis para que os consumidores convertam seus ativos digitais em dólares americanos para uso na Starbucks. Continuaremos aprendendo e avaliando oportunidades futuras através do nosso relacionamento com a Bakkt.”
O executivo destaca que, á medida que a ‘Bakkt’ desenvolveu o aplicativo, mais de 500.000 pessoas participaram de seu Programa de Acesso Antecipado, testando recursos e contribuindo para torná-lo mais fácil e acessível.
Além da Starbucks, a ‘Bakkt’ já está trabalhando para integrar o aplicativo com outros varejistas, incluindo BestBuy, Choice Hotel e GolfNow.
Para quem já pode aproveitar, um café com leite nos EUA, está custando aproximadamente 0,0068% de um Bitcoin.