Pesquisar
Close this search box.

Keiff Kefir: a empresa que duplicou de tamanho em plena pandemia de Covid-19 com o propósito de democratizar o consumo de probióticos no Brasil

Fundada por ex-executivo e sua esposa, atualmente, a marca já está presente em mais de 800 pontos de venda espalhados pelo país a fora

Rafael Abad, fundador da Keiff Kefir - Foto: Bruno Ryfer

 

Você sabe o que é kefir? Não? Kefir, kéfir, quefir ou kephir, como também é nomeada, é uma bebida fermentada oriunda das montanhas do Cáucaso e cujo substrato mais comum é o leite. Produzida por meio do processo de submersão temporária dos chamados ‘grãos de kefir’ em um substrato, como o próprio leite, sucos, água açucarada, leite de coco, etc, trata-se de uma bebida que melhora a flora intestinal, auxilia a imunidade e aprimora o trânsito intestinal. Tudo isso porque é constituído por bactérias e leveduras probióticas, ou seja, as ‘bactérias do bem’, que são capazes de promover a saúde geral do organismo.

 

Mas, você deve estar se perguntando? E daí, não é mesmo? Pois é! Porém, hoje, nós da Rede Food Service te respondemos: tudo aí! Afinal, essa é a principal matéria-prima da Keiff Kefir, empresa brasileira produtora de iogurtes que conseguiu duplicar de tamanho em plena pandemia de Covid-19 com o propósito de democratizar o consumo de probióticos no Brasil.

 

Foto: Cora Food Concept

 

Atualmente, a marca, que é considerada a pioneira e líder na produção de kefir no país, já está presente em mais de 800 pontos de venda espalhados nas cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Maranhão, Amazonas, Bahia, Brasília e Goiânia.

 

Como surgiu a Keiff Kefir?

 

A Keiff Kefir foi fundada no final de 2017, no Rio de Janeiro, capital, por Rafael Abad, de 39 anos e Engenheiro Civil, e sua esposa Julia Martins, de 40 e Engenheira de Produção. Nessa época, depois de Abad ter trabalhado por muitos anos na área financeira de uma conhecida empreiteira e não estar se sentindo mais realizado profissionalmente, ele e sua companheira, que se conheceram durante a faculdade, decidiram que era o momento de seguirem novos caminhos.  “Eu era executivo de uma grande empresa de infraestrutura e não estava feliz no meu trabalho. Eu precisava fazer algo que eu realmente amasse e acreditasse”, revela o ex-executivo que, hoje, é o CEO da Keiff Kefir.

 

Foto: Bruno Ryfer

 

Martins é a Diretora Financeira da empresa, e Leandro Bronzato o Diretor de Operações. Além disso, o negócio também conta com a atuação de um grupo de investidores.

 

Conforme Abad, atualmente, a Keiff Kefir “visa promover saúde por meio do intestino. Hoje em dia, sabemos que as bactérias intestinais são responsáveis por 70% da nossa imunidade. O nosso kefir possui um blend de probióticos exclusivo, que atua diretamente no equilíbrio da flora intestinal. Quando o intestino está nutrido com os probióticos adequados, as questões intestinais de constipação melhoram substancialmente”, explica.

 

Atual portfólio e perfil de cliente

 

O atual portfólio da Keiff Kefir, que possui 20 funcionários ao todo, é composto por iogurtes com 14 tipos de probióticos. “Temos, hoje, quatro sabores: kefir integral sem açúcar, kefir desnatado, kefir morango e kefir integral adoçado. O carro chefe é o kefir integral sem açúcar. Os quatro foram escolhidos por serem os mais básicos e são todos muito saudáveis para o dia a dia do brasileiro”, garante Abad.

 

Foto: Cora Food Concept

 

Já sobre o perfil de cliente da empresa, o CEO divide que o maior número de vendas é feito para “mulheres entre 24 e 65 anos. O que caracteriza a Keiff Kefir é saúde intestinal. Os nossos produtos possuem 14 tipos de probióticos, sendo que a concorrência possui em média 3. Buscamos atributos de diferenciação, oferecemos um alimento clean label, sem nenhum tipo de corante e conservantes, e somos uma empresa B Corp, que é uma certificação internacional que atesta nosso compromisso com os mais elevados padrões de sustentabilidade”, enfatiza.


Crescimento em plena crise

 

Quinhentos mil reais foi o investimento inicial para a estruturação do negócio Keiff Kefir, que, mesmo em meio às dificuldades sociais e econômicas desencadeadas desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil em 2020, vem provando que crise também pode ser sinônimo de oportunidade. Afinal, segundo Abad, “houve um aumento de 100% da procura pelos nossos produtos desde o início da pandemia, pois as pessoas mudaram os hábitos e passaram a incluir alimentos funcionais na alimentação. Assim, em pleno ano de pandemia, o faturamento dobrou em 2020, comparado a 2019″, comemora.

 

Foto: Bruno Ryfer

 

Já sobre as expectativas para este ano em relação ao faturamento da Keiff Kefir, o CEO revela que o esperado é ampliar ainda mais o negócio. “Desejamos crescer 200% neste ano e entrar na região Nordeste de forma relevante. Para isso, investimos R$ 3 milhões no desenvolvimento e lançamento de novas embalagens, que chegaram ao mercado neste mês abril, divulga.

 

 Segredo do sucesso

 

Para Abad, o segredo para alcançar sucesso no atual mercado food service está no investimento na “diferenciação de propósito. Acredito que as empresas devam ter um propósito que vá além de atingir métricas de lucratividade. A sociedade, cada vez mais, espera isso das empresas. Na Keiff Kefir, acreditamos que devemos obter um equilíbrio entre fazer algo que acreditamos e amamos, algo que melhore a vida das pessoas, revertendo um % dos ganhos para a comunidade ao entorno, respeitando o meio ambiente. Inclusive, todas as nossas garrafas são 100% recicláveis. Nesse sentido, acreditamos que o produto precisa ser premium, com uma embalagem exclusiva, etc”, indica.

 

Quem prova, aprova!

 

A consumidora Maria Helena Amorin – Foto: Arquivo Pessoal

 

Maria Helena Amorim, de 65 anos, é Economista e cliente fiel da Keiff Kefir. Ela relata que os iogurtes da empresa “trouxeram uma série de benefícios para mim. Uso regularmente na minha rotina e o principal deles é o benefício na regularização do meu intestino. Ele é um pouco preguiçoso e, com o uso do keiff, regularizou e me trouxe um bem-estar extraordinário. Foi uma descoberta muito importante para mim e minha família. Tomamos todos diariamente e já é parte da nossa rotina“, divide.

 

Para saber mais sobre a Keiff Kefir e seus respectivos iogurtes, clique aqui!

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...