Pesquisar
Close this search box.

O básico feito com carinho

por Renata Shimizu, articulista da Rede Food Service

iStock 1276926384
iStock 1276926384

 

Você já deve ter vivido experiências no food service as quais qualificou como ruins por terem gerado insatisfações, traumas e aversões; mas você também deve ter uma coleção de experiências positivas que geraram prazer e bem estar, bons sentimentos… e saudades.

 

Pois bem, vamos falar aqui sobre experiências POSITIVAS no food service. Sabemos que o ser humano reconhece o mundo ao seu redor através dos 5 sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Desta forma, os estímulos do meio nos revelam características sobre algo, ao mesmo tempo, nos provocam reações emocionais e comportamentais.

 

Numa experiência no food service, estamos totalmente expostos aos estímulos sensoriais ao longo de uma jornada de consumo, iniciando no contato com a marca, app/site, restaurante físico, atendimento, apresentação da comida, da bebida, aromas, sabores, texturas…. tendo como desfecho, uma resultante experiencial multissensorial e afetiva. E é isso que fica registrado na nossa memória! É como se fosse o “saldo” da experiência de consumo. Quando a resultante é prazerosa, não somente temos vontade de repetir a experiência, mas também queremos recomendá-la a outras pessoas, para que elas tirem os mesmos resultados afetivos.

 

E assim, à medida que revivemos experiências similares, e sempre colhendo resultados positivos, vamos fortalecendo uma rede neural de conexões associadas aos elementos que levaram ao prazer e bem estar. Esses elementos podem ser pessoas, uma marca, o restaurante, atendimento, comida, embalagem/louça, ambiente etc.

 

De forma simplista, esse é um dos processos que corre por trás das nossas escolhas alimentares, e que nos traz pistas do porquê preferimos esta ou aquela comida, este ou aquele restaurante. Para sentir um pouco deste processo, busque na sua memória uma experiência positiva associada à comida. Pode ser na sua infância, numa manhã qualquer, quando você e sua mãe foram juntos na feira e pararam para comer um pastel de queijo, e você registrou esse momento com alegria…

 

Veja que muitos elementos (seus e do meio) se juntaram para criar um estado emotivo positivo que se associou ao pastel de queijo (comida). Pode ser que para outras pessoas, o pastel não signifique mais do que uma massa de farinha recheada de queijo e frita em óleo velho, mas para você, o pastel sempre vai carregar o potencial de reviver aquele estado de alegria com a sua mãe na infância. Dentro deste raciocínio, podemos concluir que a construção de experiência é uma conjunção de muitos fatores, controláveis e não-controláveis.

 

Quero destacar aqui 4 elementos que considero essenciais na construção de experiências positivas:

ALIMENTO: Ainda é o estímulo protagonista em uma experiência no food service. Em muitos negócios, quando o produto é único e/ou excepcional, ele carrega sozinho a reputação do restaurante, e por si só é capaz de sobrepor aos outros elementos que compõem a experiência. Mas veja que nem sempre é preciso inventar algo surreal para encantar o cliente: um feijão bem temperado e cozido no ponto ideal, quentinho, bem apresentado, pode fazer a diferença e gerar boas lembranças.

 

PESSOAS: Oferecemos experiências de consumo às pessoas. No entanto, somos todos diferentes e imbuídos de crenças, culturas, valores, sentimentos, restrições e preferências distintas. Tem se tornado cada vez mais importante conhecer as pessoas: o que elas gostam e querem, o que sentem, como se comportam. Isso leva ao desenvolvimento de produtos mais únicos, e ao distanciamento daquela oferta “mais do mesmo”, que vem sempre agarrada às limitações de preço.

 

FOOD (alimento) + SERVICE (serviço): É o contexto em que as experiências acontecem! Aqui integramos o alimento + as pessoas nos momentos do dia, no visual de uma vitrine de produtos, no decór do restaurante, na cordialidade do atendimento etc. Seja no real ou virtual, a harmonização do alimento com o serviço é uma arte! Quando você vai a um restaurante cujos elementos estão dissonantes entre si, talvez você nem perceba bem isso, mas a experiência provavelmente não vai te levar àquele estado WOW!

 

PLANETA: É uma questão existencial: para que o food service exista, e continue existindo às próximas gerações, devemos zelar agora e sempre dos recursos que a natureza nos oferece. Cuidados com a escolha/origem dos ingredientes, tipos de embalagens, processos dentro da cozinha já estão sendo pontuados por muitos clientes: é o novo “comer sem culpa”, que vai além das calorias! Bem, espero que a leitura tenha sido útil e despertado novos pensamentos. Ainda estamos vivendo tempos propícios para reflexões, reinvenções de nós mesmos e do meio em que atuamos. Convido você a se conectar com suas melhores boas intenções: sentir aquela força interna que move a vida, a sua jovialidade e capacidade de transformar o mundo. Se você sentir que dá, saiba que estamos juntos na construção de muitas experiências positivas e memoráveis no food service. Penso que por vezes, o segredo do sucesso está nas sutilezas, nas coisas simples da vida, no minimalismo, e no básico feito com carinho.

 

Sobre a Autora

Renata Shimizu é engenheira de alimentos, pós-graduada em gastronomia e mestranda em análise sensorial. Com 20 anos de experiência no food service em P&D/Qualidade, atua na interface entre a indústria de alimentos e a operação de restaurantes. Renata trabalhou em grandes empresas do ramo como o Parque Hopi Hari, Yum! Restaurants (KFC/Pizza Hut) e Galunion Consultoria. Atualmente presta serviços especializados em P&D/QA para players da cadeia do food service .

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...