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Consumo médio de vinho no Brasil aumentou mais de 20% em 2020

Dados da Ideal Consulting apontam que salto foi de 2,1 litros/habitante em 2019 para 2,7 litros/habitante no ano passado

MMVVinhos scaled 1
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Pelo o que tudo indica, apesar da crise social e econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19, o mercado de bebidas alcoólicas fechou 2020 com bons resultados, em especial o de vinhos.

 

De acordo com levantamento da Ideal Consulting, assessoria especializada no mercado de bebidas, o consumo médio de vinho no Brasil aumentou mais de 20% só no ano passado, saltando de 2,1 litros/habitante em 2019 para 2,7 litros/habitante.

 

Conforme especialistas, uma das razões para esse positivo resultado em 2020 é exatamente a pandemia, uma vez que, com a necessidade de ficar mais tempo em casa e o fechamento de bares e restaurantes, o investimento em bebidas mais refinadas e a mudança de hábitos dos consumidores brasileiros fizeram o consumo de vinho alavancar.

 

Em entrevista à Rede Food Service, Jonas Martins, Diretor Comercial da MMV Importadora de Vinhos, revelou que, inclusive, o setor de vinhos esteve aquecido durante todo o ano passado. “Se lá em março, alguém me dissesse que venderíamos o quanto vendemos em 2020, eu diria que esta pessoa estava maluca. O faturamento da MMV, em 2020, superou os de 2017/18/19 juntos. A empresa já estava em processo de expansão, mesmo antes da pandemia. Houve um grande aumento de portfólio, especialmente, com vinhos portugueses e vinhos argentinos orgânicos e biodinâmicos, além dos rótulos tradicionais que já faziam sucesso no mercado brasileiro, com vinhos que alinham qualidade e preços muito acessíveis”, partilha.

 

Martins, que também é sommelier, divide ainda que a boa fase do mercado de vinhos mesmo em meio ao ‘novo normal’ fez com que ele colocasse em prática um antigo sonho de abrir um Wine Bar em Curitiba, no Paraná. “O hábito de tomar vinho é um hábito que fica. Além disso, quero quebrar esse paradigma de que vinho é algo apenas para a alta sociedade”, afirma.

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