Como já era esperado, o ano de 2020 não foi o mais produtivo para o mercado food service em decorrência dos efeitos da crise social e econômica instauradas em todo o mundo desde o começo da pandemia de Covid-19.
De acordo com recente levantamento divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, o consumo nos restaurantes brasileiros recuou em dezembro e encerrou o ano passado 28,1% abaixo de 2019.
O estudo faz parte dos dados atualizados sobre os impactos do Covid-19 com os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), com base em transações diárias realizadas em dezembro de 2020, a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo o Brasil. Sendo que, conforme os últimos resultados nacionais apurados, é possível notar que o consumo em restaurantes encerrou o período com queda de 28,1% no valor total gasto, acompanhado por uma retração de 45,7% no volume de transações realizadas (em comparação a dezembro de 2019). Somado a isso, o número de estabelecimentos comerciais que efetivaram transações também foi inferior ao registrado no mesmo mês de 2019 (-9,9%).
Em entrevista à Rede Food Service, Cesário Nakamura, Presidente da Alelo, comentou que “a recuperação da atividade econômica do segmento, que evoluiu de -48,5% (abril) para -24,0% (novembro), variações calculadas em relação aos respectivos meses de 2019, foi interrompida em dezembro. Alguns fatores que podem explicar esse resultado são a segunda onda da pandemia e o retorno de algumas medidas restritivas, que afetaram o número de estabelecimentos abertos em dias que usualmente apresentam consumo elevado, principalmente, com as festas de fim de ano”, avalia.
Consumo nos supermercados
Em relação ao consumo nos supermercados, o mesmo levantamento serviu para a descoberta de que, os dados de dezembro de 2020, quando comparados ao mesmo período 2019, indicam que o segmento nacional supermercadista encerrou o período com queda de 2,7% no valor total gasto, ao passo que o volume de transações foi 18,7% inferior. Além disso, as informações destacam que o número de estabelecimentos que efetivaram transações encerrou o mesmo mês 11,6% abaixo do patamar registrado em dezembro de 2019.