Pesquisar
Close this search box.

Você sabe o que são vinhos naturais, orgânicos ou biodinâmicos?

O “Soul Botequim”, boteco paulistano especializado em produtos artesanais, oferece opções de vinhos naturais, tanto para consumo no local como pelo serviço de delivery

SoulBotequim scaled 1
SoulBotequim scaled 1

 

Difícil e desafiador para todos, 2020 acabou tendo como alguns dos pontos positivos, o crescimento da busca por alimentos e bebidas mais saudáveis e a valorização do conceito de sustentabilidade. As pessoas passaram a valorizar mais a qualidade do que consomem, e a preferir produtos que tragam o menor impacto possível, tanto para sua saúde e bem-estar, como para o meio ambiente e para os animais. É neste cenário que os vinhos também têm se destacado.

 

Os vinhos denominados “Naturais” são aqueles que, em sua produção, sofrem a menor intervenção possível do seu produtor e que não contém nada artificial, além de trazerem a expressão máxima do terroir. É a uva fermentada pela levedura selvagem com respeito a todos os processos da agricultura. Nada além disso.

 

Na produção orgânica, os vinhos são produzidos sem a utilização de nenhum tipo de agrotóxico em nenhuma etapa do processo.

 

A biodinâmica vai além disso e visa a produção em um ambiente totalmente autossustentável e no qual todos os elementos se complementam para que se tenha o máximo de naturalização e interação entre fatores possível no processo todo. Entre as produtoras reconhecidas, estão as espanholas La Calandria, Bodega Costador Terroirs Mediterranis e La Microbodega del Alumbro, além da brasileiríssima Viventes, que produz em Colinas (RS).

 

Para Humberto Ribeiro, sócio e curador do Soul Botequim, boteco especializado em produtos artesanais, esse é um cenário que tende a crescer nos próximos anos. “A gente vem trabalhando há tempos para que todos entendam que é importante valorizarmos quem foca a sua produção na preocupação com a qualidade, com a humanização, com os processos, com o meio ambiente e com a cadeia toda, do fornecedor ao pequeno comerciante. E parece que cada vez as pessoas têm se conscientizado do quão urgente isso é”, pontua para a Rede Food Service.

 

Foto: Divulgação

 

Em 2020, o boteco Soul Botequim foi convidado para participar do projeto “Tão Longe e Tão perto”, criado em julho pela sommelière Gabriela Monteleone e o especialista Ariel Kogan – da importadora família Kogan -, e que tem como missão apresentar vinhos especiais cuidadosamente selecionados. Esses vinhos já estão plugados nas torneiras do boteco.

 

Além disso, a casa participou há dois meses da feira Naturebas que acontece todos os invernos há oito anos e em 2020, excepcionalmente, devido à pandemia, caiu em plena primavera e aderiu a um novo formato, com eventos presenciais e virtuais.

 

Confira abaixo as opções disponíveis no Soul Botequim:

 

  • Tinaja – O queridinho do boteco é a ponte entre as sours e o mundo do vinho natural! Produzido com 100% de uvas Moscatel de Alexandria retiradas de videiras bastante antigas. A produtora é a Estación Yumbel, que fica no Valle del Biobío, no Chile. Fermenta junto com as peles em potes de barro por meses. R﹩ 153.

 

  • La Calandria Volandera Garnacha 750ml: produzido na região de Navarra, na Espanha, com uvas Garnacha com o processo de maceração carbônica. Um vinho tinto leve, frutado com aroma e sabor a frutas vermelhas. Ótimo para acompanhar queijos e carnes leves. R﹩ 140.

 

  • Vinho Naranja Orange De Noir 750ml: fruto de uma nanoprodução, este é um vinho rosé e turvo, pois não é filtrado. Passa pela maturação em barrica de carvalho francês não virgem. É produzido na Catalunha com 70% da uva Sumoll Negre e 30% da Xarel.lo. Ele é bem leve e ideal para qualquer momento. R﹩ 234.

 

  • Vivente Pet Nat 750ml: espumante natural branco que traz muito frescor e aromas bastante cítricos. É produzido com 70% de uvas Glera, 25% de Chardonnay e 5% de Moscato de Alexandria. R﹩ 160.

 

Todos os vinhos acima estão disponíveis no Soul Botequim, que fica na Av. Padre Antônio José dos Santos, 812 – Cidade Monções, São Paulo – SP, 04563-003. O telefone de contato é: (11) 3297-0006. Também dá para fazer os pedidos no site: https://deliverydireto.com.br/soulbotequim/soulbotequim .

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...