Pesquisar
Close this search box.

Você sabe o que são vinhos naturais, orgânicos ou biodinâmicos?

SoulBotequim scaled 1
SoulBotequim scaled 1

 

Difícil e desafiador para todos, 2020 acabou tendo como alguns dos pontos positivos, o crescimento da busca por alimentos e bebidas mais saudáveis e a valorização do conceito de sustentabilidade. As pessoas passaram a valorizar mais a qualidade do que consomem, e a preferir produtos que tragam o menor impacto possível, tanto para sua saúde e bem-estar, como para o meio ambiente e para os animais. É neste cenário que os vinhos também têm se destacado.

 

Os vinhos denominados “Naturais” são aqueles que, em sua produção, sofrem a menor intervenção possível do seu produtor e que não contém nada artificial, além de trazerem a expressão máxima do terroir. É a uva fermentada pela levedura selvagem com respeito a todos os processos da agricultura. Nada além disso.

 

Na produção orgânica, os vinhos são produzidos sem a utilização de nenhum tipo de agrotóxico em nenhuma etapa do processo.

 

A biodinâmica vai além disso e visa a produção em um ambiente totalmente autossustentável e no qual todos os elementos se complementam para que se tenha o máximo de naturalização e interação entre fatores possível no processo todo. Entre as produtoras reconhecidas, estão as espanholas La Calandria, Bodega Costador Terroirs Mediterranis e La Microbodega del Alumbro, além da brasileiríssima Viventes, que produz em Colinas (RS).

 

Para Humberto Ribeiro, sócio e curador do Soul Botequim, boteco especializado em produtos artesanais, esse é um cenário que tende a crescer nos próximos anos. “A gente vem trabalhando há tempos para que todos entendam que é importante valorizarmos quem foca a sua produção na preocupação com a qualidade, com a humanização, com os processos, com o meio ambiente e com a cadeia toda, do fornecedor ao pequeno comerciante. E parece que cada vez as pessoas têm se conscientizado do quão urgente isso é”, pontua para a Rede Food Service.

 

Foto: Divulgação

 

Em 2020, o boteco Soul Botequim foi convidado para participar do projeto “Tão Longe e Tão perto”, criado em julho pela sommelière Gabriela Monteleone e o especialista Ariel Kogan – da importadora família Kogan -, e que tem como missão apresentar vinhos especiais cuidadosamente selecionados. Esses vinhos já estão plugados nas torneiras do boteco.

 

Além disso, a casa participou há dois meses da feira Naturebas que acontece todos os invernos há oito anos e em 2020, excepcionalmente, devido à pandemia, caiu em plena primavera e aderiu a um novo formato, com eventos presenciais e virtuais.

 

Confira abaixo as opções disponíveis no Soul Botequim:

 

  • Tinaja – O queridinho do boteco é a ponte entre as sours e o mundo do vinho natural! Produzido com 100% de uvas Moscatel de Alexandria retiradas de videiras bastante antigas. A produtora é a Estación Yumbel, que fica no Valle del Biobío, no Chile. Fermenta junto com as peles em potes de barro por meses. R﹩ 153.

 

  • La Calandria Volandera Garnacha 750ml: produzido na região de Navarra, na Espanha, com uvas Garnacha com o processo de maceração carbônica. Um vinho tinto leve, frutado com aroma e sabor a frutas vermelhas. Ótimo para acompanhar queijos e carnes leves. R﹩ 140.

 

  • Vinho Naranja Orange De Noir 750ml: fruto de uma nanoprodução, este é um vinho rosé e turvo, pois não é filtrado. Passa pela maturação em barrica de carvalho francês não virgem. É produzido na Catalunha com 70% da uva Sumoll Negre e 30% da Xarel.lo. Ele é bem leve e ideal para qualquer momento. R﹩ 234.

 

  • Vivente Pet Nat 750ml: espumante natural branco que traz muito frescor e aromas bastante cítricos. É produzido com 70% de uvas Glera, 25% de Chardonnay e 5% de Moscato de Alexandria. R﹩ 160.

 

Todos os vinhos acima estão disponíveis no Soul Botequim, que fica na Av. Padre Antônio José dos Santos, 812 – Cidade Monções, São Paulo – SP, 04563-003. O telefone de contato é: (11) 3297-0006. Também dá para fazer os pedidos no site: https://deliverydireto.com.br/soulbotequim/soulbotequim .

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...

Hambúrguer de Grãos

Hambúrguer de Grãos

Hambúrguer de Grãos Ingredientes 150 gramas de quinoa cozida 30 gramas de farinha de aveia (ou aveia em flocos) 20 gramas de aveia em flocos

Leia mais »