PepsiCo, Fundação PepsiCo, BancoInteramericano de Desenvolvimento e BID Lab ampliam parceria até 2026 para impulsionar crescimento social e econômico na América Latina e no Caribe

PepsiCo e Fundação PepsiCo vão destinar cerca de US$ 6 milhões para financiar programas de acesso à água, reciclagem inclusiva, agricultura sustentável e recuperação econômica

Foto: Divulgação

 

A PepsiCo, a Fundação PepsiCo, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e seu laboratório para a inovação BID Lab assinaram no início deste mês um novo memorando de entendimento ampliando sua parceria público-privada até 2026 para colocar em prática programas que impulsionem o crescimento social e econômico na América Latina e no Caribe. Com a ampliação da parceria, serão 19 anos de trabalho conjunto.

 

Para esta nova etapa, o investimento da PepsiCo e da sua Fundação Global é de aproximadamente US$ 6 milhões, que serão destinados a projetos a serem implementados nos próximos 5 anos e que estão direcionados a fornecer soluções em quatro áreas de interesse mútuo: acesso à água, reciclagem inclusiva, agricultura sustentável e recuperação econômica. Todos os programas darão especial atenção ao empoderamento das mulheres.

 

Durante a assinatura virtual, Ramón Laguarta, CEO e diretor-geral do Conselho de Administração da PepsiCo, disse: “A parceria que construímos com o BID foi fundamental para impactar positivamente a vida de 19 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe, investindo US$ 17 milhões ao longo de 14 anos consecutivos nas áreas de água e saneamento, nutrição, agricultura sustentável, reciclagem inclusiva e apoio em caso de desastres naturais. Hoje, a PepsiCo reafirma o seu compromisso com a América Latina e com o BID para alcançar mais beneficiários durante os próximos cinco anos”.

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), na América Latina e no Caribe, 4,5 milhões de mulheres são produtoras agrícolas que ganham 24% menos do que os homens e têm menos acesso à propriedade de terras. O trabalho das mulheres na agricultura não só é menos remunerado do que o dos homens, como também é menos valorizado.

 

Pesquisas mostram que se as mulheres agricultoras tivessem o mesmo acesso aos recursos que os homens, elas poderiam aumentar as colheitas das suas terras entre 20% e 30%, reduzindo potencialmente em 150 milhões o número de pessoas com fome no mundo.

 

A PepsiCo investe continuamente em programas direcionados a mulheres, que oferecem capacitação, suporte técnico e melhor acesso a créditos. Agora, como parte da ampliação dessa parceria, o BID Lab e a PepsiCo apresentaram o Fundo para a Agricultura da Próxima Geração, cujo objetivo é identificar os desafios relacionados às questões de gênero dentro das cadeias de suprimento de batata da PepsiCo, inicialmente em três países – República Dominicana, Equador e Guatemala. O programa, cuja duração será de três anos, contribuirá para melhorar a resiliência e a sustentabilidade das cadeias de suprimento nestes três países.

 

Por sua vez, Paula Santilli, CEO da PepsiCo América Latina, destacou: “A PepsiCo, como empresa agroindustrial, tem testemunhado que a participação das mulheres no campo e em toda a nossa cadeia de valor é a chave para alcançar um sistema alimentar sustentável. Acreditamos que a inclusão das mulheres no agro é fundamental, pois trará benefícios a elas, suas famílias e suas comunidades. Sua inserção no mercado de trabalho será crucial para reativar a economia e o crescimento da nossa região. Foi assim que criamos o Fundo para a Agricultura da Próxima Geração, onde a PepsiCo e o BID vão investir US$ 2 milhões para pesquisar e tomar medidas para reforçar o papel das mulheres como parceiras estratégicas na nossa cadeia de suprimento de batata”.

 

Entre os projetos que foram realizados em conjunto neste período em decorrência da parceria, se destacam:

  • Na área de água e saneamento: o HydroBid e o AquaFund, para promover a segurança hídrica regionalmente, conseguindo facilitar ou melhorar o acesso à água potável a mais de 15 milhões de pessoas desde 2011.

 

  • O Hydro BID é uma ferramenta de inovação tecnológica e gerenciamento de dados que permite identificar potencial escassez ou excesso de água a fim de melhorar a tomada de decisões locais e prevenir secas ou enchentes. Com o apoio da Fundação PepsiCo, o HydroBid foi utilizado em 12 países, incluindo Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru e República Dominicana.

 

  • O Aquafund foi implementado na Colômbia, no México, no Peru e em Honduras a fim de levar água potável a comunidades rurais de difícil acesso.

 

  • Na área de reciclagem: a plataforma LatitudR, por meio da qual a PepsiCo trabalha em conjunto com atores públicos e privados em 12 países da região para criar as condições necessárias de inclusão para os recicladores de base que trabalham na gestão de resíduos sólidos e fazem parte da cadeia de valor da reciclagem. Até o momento, mais de 19 mil recicladores já foram beneficiados.

 

  • Na área de nutrição: a iniciativa SPOON, que intervém de forma inovadora e integral para reduzir simultaneamente a desnutrição e o risco de obesidade em crianças de 0 a 24 meses que vivem em áreas de alta pobreza na Guatemala, beneficiou até hoje 974 crianças.

 

“Tenho o prazer de anunciar o reforço da parceria com a PepsiCo e também o lançamento do Fundo para a Agricultura da Nova Geração. A nossa colaboração com a PepsiCo reflete o compromisso do BID de trabalhar com parceiros estratégicos em questões prioritárias para a região, tais como o acesso à água, o desenvolvimento rural e a participação das mulheres na cadeia de valor agrícola. Ao trabalhar com o setor privado, podemos desenvolver soluções novas e criativas que beneficiam diretamente as comunidades locais e as mulheres da nossa região”, disse Mauricio Claver-Carone, presidente do BID.

 

Sobre a PepsiCo

A PepsiCo está presente em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2019, a PepsiCo gerou mais de U﹩ 67 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que inclui Frito-Lay, Gatorade, Pepsi-Cola, Quaker e Tropicana. O portfólio de produtos da PepsiCo conta com uma ampla variedade de alimentos e bebidas, incluindo 23 marcas que geraram cerca de U﹩ 1 bilhão cada uma em vendas anuais ao varejo.

 

Acompanhe a Rede Food Service e saiba o que acontece de mais importante neste mercado.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Visão geral de privacidade
rfs logo

Este site utiliza cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada aos nossos usuários.

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no seu dispositivo que nos ajudam a entender como você utiliza nosso site. Eles desempenham um papel importante em fornecer uma navegação mais eficiente e adaptada às suas preferências.

Se você concorda com o uso de cookies, clique em "Aceitar". Caso contrário, você pode ajustar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.